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Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação.

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dc.creator.ID SUÁREZ, P. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9197555912095838 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LULA JÚNIOR, Bernardo.
dc.contributor.advisor1ID LULA JR, B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1465309727421021 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor2ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.referee2 FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira.
dc.description.resumo O objetivo de um projetista de interface homem-computador deve ser produzir uma interface que torne o sistema fácil de aprender, fácil de entender e fácil de usar. Para atingir esse objetivo, o projetista necessita ter em mãos, de alguma forma, conhecimentos das mais variadas naturezas, tais como, conhecimentos sobre as tarefas, sobre os cenários em que elas se desenrolam, sobre as características e habilidades do usuário, sobre as melhores formas de realização das tarefas, sobre práticas de projetos, além dos conhecimentos de Informática específicos para o projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais interativos. Nesse contexto, não apenas as naturezas, mas também as fontes dos conhecimentos são bastante diferentes: pessoas, guias de projeto, normas e padrões ergonômicos e relatórios de experiências de projeto, etc. A valorização e a exploração eficiente dos conhecimentos envolvidos no processo de concepção de IHC dependem essencialmente da definição e da adoção de métodos que permitam classificar, representar e integrar e utilizar efetivamente esses conhecimentos. As atuais metodologias empregadas na concepção de IHC, mesmo quando tratam da classificação e da representação dos conhecimentos envolvidos no processo, o fazem mediante a ausência de qualquer estratégia explícita de Gestão do Conhecimento (GC). Para facilitar a preparação dos projetistas de IHC para uma prática adequada de GC no processo de concepção de IHC e, em conseqüência, minimizar a carga de trabalho e o esforço cognitivo do projetista na realização de suas atividades de projeto de IHC, foi definida, neste trabalho de dissertação, uma metodologia de preparação dos atores de um ambiente de projeto de IHC para classificar, representar e integrar e utilizar os conhecimentos relevantes desse contexto. Em adição à metodologia de preparação foi proposta uma nova abordagem para o processo de obtenção de uma especificação conceitual da interação a partir das descrições da tarefa e do usuário. Nessa abordagem foi proposto um novo meta-modelo intermediário entre os metamodelos da tarefa e da interação baseado na estratégia de representação do conhecimento adotada e fundamentado em uma metáfora cênica. A validação dessa nova abordagem foi realizada mediante a produção de interfaces para tutoriais na web e a produção de interfaces para sistemas computacionais interativos, a exemplo de um sistema para controle de empréstimo de livros de uma biblioteca. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação. pt_BR
dc.date.issued 2004-02-16
dc.description.abstract The main objective of a human-computer interface’s designer should be to produce an interface that turns the system easy to learn, easy to understand and easy to use. To reach it, the designer needs to have in your hands, in some way, knowledge of the most varied natures, such as, knowledge about the tasks, the sceneries, the user's characteristics and abilities and the best forms of accomplishment of the tasks, besides the specific knowledge of Computer Science for the project and development of interactive systems. In the context of interface design not just the natures but the sources of the knowledge are also quite different: people, project guides, ergonomics norms and patterns and reports of project experiences. The valorization and the efficient exploration of the knowledge involved in the process of interface design depends essentially of definition and adoption of methods that allow to classify, to represent and to integrate and to use those knowledge. When the current methodologies used in interface design treat the knowledge classification and the knowledge representation make it by the absence of any explicit strategy of Knowledge Management (KM). To facilitate the designers' preparation for an appropriate practice of KM and to minimize their cognitive effort was defined a specific methodology. In this methodology were defined methods to classify, to represent and to integrate and to use the important knowledge of that context. In addition to the preparation methodology a new approach was proposed for the process of obtaining an interaction’s conceptual specification starting from the description of the task. In that approach a new model was proposed based on the representation method adopted and in a scenic metaphor. The validation of the new approach was accomplished by the production of interfaces for web tutorials and interactive systems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542
dc.date.accessioned 2020-02-05T17:53:03Z
dc.date.available 2020-02-05
dc.date.available 2020-02-05T17:53:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.subject Interface Homem-Máquina pt_BR
dc.subject Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject Software Engineering pt_BR
dc.subject Man-machine Interface pt_BR
dc.subject Knowledge Management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SUÁREZ, Pablo Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge management in the IHC design process and a new approach to obtain a conceptual specification of the interaction. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SUÁREZ, P. R. Gestão do conhecimento no processo de concepção de IHC e uma nova abordagem para a obtenção de uma especificação conceitual da interação. 2004. 148 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11542 pt_BR


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