DSpace/Manakin Repository

A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1945346506129403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 LOPES, Maria Rozilene Alves.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo compreendermos a importância da prática docente em relação ao trabalho sistematizado com os gêneros textuais, em especial os orais, na perspectiva do letramento e multiletramentos em sala de aula. Com isso, observamos uma necessidade de aperfeiçoamento das práticas de ensino, de forma organizada, para a obtenção do conhecimento ao que compete à interação sócio-comunicativa. Para fundamentarmos a pesquisa, os autores que nos embasaram foram: Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) e a BNNC (2018), entre outros que exploram temáticas que auxiliam o melhor desempenho dos professores em sala de aula. A metodologia consta de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e de natureza básica. Como resultado, apresentamos uma proposta de intervenção, com o gênero entrevista, para ser apresentada a docentes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos (multi)letramentos. Com isso foi possível comprovarmos a importância de um processo de ensino-aprendizagem, advindo do uso das tecnologias digitais, da cultura, valores e conhecimentos prévios dos alunos, como ferramentas motivadoras e dinâmicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras-Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A sistematização da oralidade na perspectiva dos Multiletramentos em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-26
dc.description.abstract This research aims to understand the importance of teaching practice in relation to systematized work with textual genres, especially oral ones, from the perspective of literacy and multiliteracies in the classroom. With this, we observe a need to improve teaching practices, in an organized way, to obtain the knowledge that corresponds to the socio- communicative interaction. In support the research, the authors who based us were Soares (2012), Kleiman (1995), Rojo (2012), Antunes (2003), Marcuschi (2008), Ângela Paiva (1995), PCN (1997) and the BNCC (2018), among others that explore themes that subsidize the best performance of teachers in the classroom. The methodology consists of a bibliographical research, of qualitative nature, and of a basic nature. As a result, we present a proposal of intervention, with the genre interview, to be presented to teachers of the 9th grade of Elementary School, from the perspective of (multi)literacy. With this, it was possible to prove the importance of a teaching-learning process, resulting from the use of digital technologies, culture, values and previous knowledge of the students, as motivating and dynamic tools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11562
dc.date.accessioned 2020-02-06T14:30:30Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T14:30:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Multiliteration pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Joelma Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The systematization of orality from the perspective of multi-tools in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Joelma Maria de. A sistematização da oralidade na perspectiva dos multiletramentos em sala de aula. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta