dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda os aspectos históricos da ortografia levando em
consideração a evolução desde o latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego-
português, português arcaico até o português contemporâneo. Para isso, traçamos
como objetivo geral analisar a evolução histórica da ortografia da língua portuguesa
para perceber como essas mudanças são significativas para o ensino efetivo da
ortografia. Nesse sentido, definimos como objetivos específicos: descrever as
transformações ortográficas que ocorreram durante a expansão do Império Romano
até a chegada a Península Ibérica; conhecer os três períodos pelos quais a
ortografia da língua portuguesa se modificou: o fonético, o pseudoetimológico e
simplificado e sugerir possibilidades de abordagens de um ensino contextualizado
da ortografia, considerando os aspectos de regularidades e irregularidades da
língua. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois não pretende quantificar dados para
obtenção de resultados, e é bibliográfica, pois é baseada em obras já publicadas.
Como aparato teórico, nos ancoramos em Coutinho (2011), Cardeira (2005) e
Gonçalves (2007) para tratar da história da língua latina e dos processos históricos
de transformação do português, Bagno (2007) com o olhar histórico e social quanto
ao ensino de língua materna, e Morais (2008) e Monteiro (2008) com instruções
direcionadas ao docente de língua portuguesa no que se refere ao ensino de
ortografia. Assim, através dessas concepções teóricas que enriquecem as pesquisas
acerca da nossa língua, pretendemos sugerir possíveis abordagens por parte do
docente que considerem os conhecimentos prévios dos discentes, levando em
consideração também todo o processo evolutivo e histórico da ortografia no
ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-03 |
|
dc.description.abstract |
The present work deals with the historical aspects of orthography considering the
evolution from the Classic Latin, passing through the Vulgar Latin, Galician-
Portuguese, Archaic Portuguese until contemporary Portuguese. For this, we have as
a general objective to analyze the historical evolution of Portuguese orthography to
understand how these changes are significant for the effective teaching of
orthography. In this sense, we defined as specific objectives: to describe the
orthographic transformations that occurred during the expansion of the Roman
Empire until the arrival in Iberian Peninsula; to know the three periods by which the
orthography of the Portuguese language has changed: the phonetic, the pseudo-
etymological and simplified; and to suggest possibilities of contextualized teaching of
orthography, considering the aspects of regularities and irregularities of the language.
The research is qualitative as it does not intend to quantify data to obtain results, and
it is bibliographical, since it is based on works already published. As a theoretical
apparatus we anchor in Coutinho (2011), Cardeira (2005) and Gonçalves (2007) to
deal with the history of the Latin language and the historical processes of
transformation of the Portuguese language; Bagno (2007) with the historical and
social perspective of mother tongue teaching; and Morais (2008) and Monteiro
(2008) with instructions directed to the Portuguese teacher regarding the teaching of
orthography. Thus, through these theoretical conceptions that enrich the research
about our language, we intend to suggest possible teaching approaches that
consider the previous knowledge of the students, taking into account also the entire
evolutionary and historical process of orthography in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-06T15:05:13Z |
|
dc.date.available |
2020-02-06 |
|
dc.date.available |
2020-02-06T15:05:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia - historia |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ortografia |
pt_BR |
dc.subject |
Língua latina |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Spelling - history |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - spelling |
pt_BR |
dc.subject |
Language latina |
pt_BR |
dc.subject |
Spelling - Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The historical evolution of Portuguese spelling: Implications for teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do. A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |