DSpace/Manakin Repository

A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.description.resumo O presente trabalho aborda os aspectos históricos da ortografia levando em consideração a evolução desde o latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego- português, português arcaico até o português contemporâneo. Para isso, traçamos como objetivo geral analisar a evolução histórica da ortografia da língua portuguesa para perceber como essas mudanças são significativas para o ensino efetivo da ortografia. Nesse sentido, definimos como objetivos específicos: descrever as transformações ortográficas que ocorreram durante a expansão do Império Romano até a chegada a Península Ibérica; conhecer os três períodos pelos quais a ortografia da língua portuguesa se modificou: o fonético, o pseudoetimológico e simplificado e sugerir possibilidades de abordagens de um ensino contextualizado da ortografia, considerando os aspectos de regularidades e irregularidades da língua. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois não pretende quantificar dados para obtenção de resultados, e é bibliográfica, pois é baseada em obras já publicadas. Como aparato teórico, nos ancoramos em Coutinho (2011), Cardeira (2005) e Gonçalves (2007) para tratar da história da língua latina e dos processos históricos de transformação do português, Bagno (2007) com o olhar histórico e social quanto ao ensino de língua materna, e Morais (2008) e Monteiro (2008) com instruções direcionadas ao docente de língua portuguesa no que se refere ao ensino de ortografia. Assim, através dessas concepções teóricas que enriquecem as pesquisas acerca da nossa língua, pretendemos sugerir possíveis abordagens por parte do docente que considerem os conhecimentos prévios dos discentes, levando em consideração também todo o processo evolutivo e histórico da ortografia no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract The present work deals with the historical aspects of orthography considering the evolution from the Classic Latin, passing through the Vulgar Latin, Galician- Portuguese, Archaic Portuguese until contemporary Portuguese. For this, we have as a general objective to analyze the historical evolution of Portuguese orthography to understand how these changes are significant for the effective teaching of orthography. In this sense, we defined as specific objectives: to describe the orthographic transformations that occurred during the expansion of the Roman Empire until the arrival in Iberian Peninsula; to know the three periods by which the orthography of the Portuguese language has changed: the phonetic, the pseudo- etymological and simplified; and to suggest possibilities of contextualized teaching of orthography, considering the aspects of regularities and irregularities of the language. The research is qualitative as it does not intend to quantify data to obtain results, and it is bibliographical, since it is based on works already published. As a theoretical apparatus we anchor in Coutinho (2011), Cardeira (2005) and Gonçalves (2007) to deal with the history of the Latin language and the historical processes of transformation of the Portuguese language; Bagno (2007) with the historical and social perspective of mother tongue teaching; and Morais (2008) and Monteiro (2008) with instructions directed to the Portuguese teacher regarding the teaching of orthography. Thus, through these theoretical conceptions that enrich the research about our language, we intend to suggest possible teaching approaches that consider the previous knowledge of the students, taking into account also the entire evolutionary and historical process of orthography in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568
dc.date.accessioned 2020-02-06T15:05:13Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T15:05:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ortografia - historia pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ortografia pt_BR
dc.subject Língua latina pt_BR
dc.subject Ortografia - ensino pt_BR
dc.subject Spelling - history pt_BR
dc.subject Portuguese language - spelling pt_BR
dc.subject Language latina pt_BR
dc.subject Spelling - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The historical evolution of Portuguese spelling: Implications for teaching. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Andreza Figueiredo do. A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta