DSpace/Manakin Repository

Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Jaerly Dias Rolim de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo geral colaborar para uma formação continuada de professores do ensino básico através da estruturação de uma oficina sobre o substantivo, ancorada nos gêneros textuais. Para atender este objetivo, elencamos os conceitos do nome substantivo para a gramática normativa e para a gramática descritiva mattosiana; selecionamos os gêneros para a proposta de estudo na oficina do nome substantivo; estruturamos uma oficina de estudo para professores do Ensino Fundamental sobre o nome substantivo a partir dos gêneros. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas postulações teóricas do linguista Camara Jr (2011) e também em outros teóricos que abordam a temática. Em relação à natureza do trabalho, a pesquisa pode ser denominada de bibliográfica, uma vez que se utiliza de postulações teóricas já elaboradas. As categorias utilizadas para trabalhar com o substantivo foram os três critérios definidos por Camara Jr. (2011): o mórfico, que diz respeito á forma dos vocábulos; o semântico, relacionado ao sentido; e o sintático, que se refere à função das palavras em relação a outros termos. A pesquisa apresenta como produto final uma oficina direcionada aos professores do Ensino Fundamental, visando contribuir com a atuação dos docentes a respeito do nome substantivo. Como resultado da pesquisa, construímos uma oficina de gramática destinada aos professores, na qual priorizamos o trabalho com o nome substantivo, sem, no entanto, negar-se ao estudo dos demais nomes (adjetivo e advérbio). A oficina trabalhou a gramática, mas por meio de textos, o que acreditamos trazer maiores resultados para o aprendiz no que respeita à análise da língua. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-12
dc.description.abstract This research has as general objective to collaborate for a continuous formation of teachers of the basic education through the structuring of a workshop on the substantive, anchored in the textual genres. In order to fulfill this objective, we list the concepts of the substantive noun for normative grammar and for the Mattosiana descriptive grammar; we selected the genders for the study proposal in the substantive name workshop; we structured a study workshop for teachers of the Elementary School on the name substantive from the genres. The research is based mainly on the theoretical postulates of the linguist Camara Jr (2011) and also in other theorists who approach the subject. Regarding to the nature of the work, the research can be called bibliographical, since it uses theoretical postulations already elaborated. The categories used to work with the noun were the three criteria defined by Camara Jr (2011): the morphic, which concerns the form of the words; the semantic, related to sense; and the syntactic, which refers to the function of words in relation to other terms. The research presents as final product a workshop directed to teachers of Elementary School, aiming to contribute to the teachers' performance regarding the substantive name. As a result of the research, we built a grammar workshop for teachers, in which we prioritize the work with the substantive name, without, however, refusing to study the other names (adjective and adverb). The workshop worked on the grammar, but through texts, which we believe will bring greater results to the learner with regard to language analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11569
dc.date.accessioned 2020-02-06T15:06:16Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T15:06:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Substantivo pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Oficina de gramática pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Noun pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Grammar workshop pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Maria Edinete Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar and teacher education: a substantive workshop for elementary school teachers. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Maria Edinete Alves. Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental. 2019. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta