dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Jaerly Dias Rolim de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral colaborar para uma formação continuada de
professores do ensino básico através da estruturação de uma oficina sobre o
substantivo, ancorada nos gêneros textuais. Para atender este objetivo, elencamos
os conceitos do nome substantivo para a gramática normativa e para a gramática
descritiva mattosiana; selecionamos os gêneros para a proposta de estudo na
oficina do nome substantivo; estruturamos uma oficina de estudo para professores
do Ensino Fundamental sobre o nome substantivo a partir dos gêneros. A pesquisa
está fundamentada, principalmente, nas postulações teóricas do linguista Camara Jr
(2011) e também em outros teóricos que abordam a temática. Em relação à natureza
do trabalho, a pesquisa pode ser denominada de bibliográfica, uma vez que se
utiliza de postulações teóricas já elaboradas. As categorias utilizadas para trabalhar
com o substantivo foram os três critérios definidos por Camara Jr. (2011): o mórfico,
que diz respeito á forma dos vocábulos; o semântico, relacionado ao sentido; e o
sintático, que se refere à função das palavras em relação a outros termos. A
pesquisa apresenta como produto final uma oficina direcionada aos professores do
Ensino Fundamental, visando contribuir com a atuação dos docentes a respeito do
nome substantivo. Como resultado da pesquisa, construímos uma oficina de
gramática destinada aos professores, na qual priorizamos o trabalho com o nome
substantivo, sem, no entanto, negar-se ao estudo dos demais nomes (adjetivo e
advérbio). A oficina trabalhou a gramática, mas por meio de textos, o que
acreditamos trazer maiores resultados para o aprendiz no que respeita à análise da
língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-12 |
|
dc.description.abstract |
This research has as general objective to collaborate for a continuous formation of
teachers of the basic education through the structuring of a workshop on the
substantive, anchored in the textual genres. In order to fulfill this objective, we list the
concepts of the substantive noun for normative grammar and for the Mattosiana
descriptive grammar; we selected the genders for the study proposal in the
substantive name workshop; we structured a study workshop for teachers of the
Elementary School on the name substantive from the genres. The research is based
mainly on the theoretical postulates of the linguist Camara Jr (2011) and also in other
theorists who approach the subject. Regarding to the nature of the work, the
research can be called bibliographical, since it uses theoretical postulations already
elaborated. The categories used to work with the noun were the three criteria defined
by Camara Jr (2011): the morphic, which concerns the form of the words; the
semantic, related to sense; and the syntactic, which refers to the function of words in
relation to other terms. The research presents as final product a workshop directed to
teachers of Elementary School, aiming to contribute to the teachers' performance
regarding the substantive name. As a result of the research, we built a grammar
workshop for teachers, in which we prioritize the work with the substantive name,
without, however, refusing to study the other names (adjective and adverb). The
workshop worked on the grammar, but through texts, which we believe will bring
greater results to the learner with regard to language analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11569 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-06T15:06:16Z |
|
dc.date.available |
2020-02-06 |
|
dc.date.available |
2020-02-06T15:06:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Substantivo |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Noun |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar workshop |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LEITE, Maria Edinete Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar and teacher education: a substantive workshop for elementary school teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LEITE, Maria Edinete Alves. Gramática e formação docente: uma oficina sobre substantivo para professores do ensino fundamental. 2019. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |