dc.creator.ID |
AMANCIO, G. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7014335179595845 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
A musicoterapia se traduz numa possibilidade de promover melhor qualidade de vida para idosos
institucionalizados, especialmente por estar intrinsecamente relacionada à espacialização destes
sujeitos, uma vez que se encontra em novo espaço reconhecido como lugar onde fora
institucionalizado. Os idosos institucionalizados, assim como todo ser humano possui culturas e
identidade próprias, elementos estes inerentes à Geografia, os quais quando negados ou pouco
motivados trazem riscos a saúde, especialmente em se tratando da geração de idosos, os quais
necessitam mobilidade e motivação contínuas. O presente trabalho tem como objetivo investigar como
a música auxilia no processo de ressocialização de idosos institucionalizados, tornando possível o (re)
conhecimento e o fortalecimento da identidade e da cultura de idosos considerando o espaço em que
este está inserido e, se o espaço institucionalizado se configura como espaço/lugar. Para tanto, partiu-
se do Projeto de Extensão intitulado „A utilização da Música como terapia na arte de cuidar de pessoas
institucionalizadas em um lar de idosos da cidade de Cajazeiras/PB‟, desenvolvido no Lar de Idosos,
desta cidade. A pesquisa se desenvolveu durante o período 2019.2, contudo, utiliza materiais
referentes ao projeto (relatórios) dos anos de 2015 (períodos 2015.1 e 2015.2), 2017 (períodos 2017.1
e 2017.2) e 2018 (períodos 2018.1 e 2018.2), os quais foram cedidos pelo coordenador do referido
projeto, além de pesquisa de campo realizada também nos referidos períodos e em 2019.1 e 2019.2. A
pesquisa se deu por levantamento bibliográfico, de campo e documental. As informações foram
obtidas por meio da observação e de entrevistas semiestruturadas com o coordenador do projeto e a
enfermeira responsável pela instituição campo de estudo, e pela análise dos relatórios do referido
projeto nos anos de 2015, 2017 e 2018, além das observações e vivências do autor deste trabalho como
voluntário no Projeto de Extensão, desde o período 2016.1 até os dias atuais. Nosso lugar de fala se dá
como discente no curso de Licenciatura em Geografia, com participação enquanto voluntário de
Projeto de Extensão (PROBEX), realizado no Centro de Formação de Professores (CFP), da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, Paraíba. Assim, tanto as falas
das entrevistas como também os fragmentos extraídos dos relatórios serão tratados a partir de
fundamentação em autores que retratam a temática em questão, com o intuito de embasar melhor a
pesquisa. Como hipótese, partiu do fato de que idosos institucionalizados tendem a sofrer déficits de
saúde por ocasião da diminuição de contatos com seus familiares, amigos, de seu lugar onde residiu
por quase toda a vida. Com isso, vem a sofrer perdas de culturas, desvalorização e, por vezes,
esquecimento de suas identidades. Assim, a presença do Projeto de Extensão pautado na musicoterapia
fortalece vínculos e colabora na recuperação física e mental dos idosos institucionalizados. O estudo
pretende contribuir para que a sociedade entenda a importância da atenção à pessoa humana,
especialmente ao idoso em toda a sua vida, a fim de possibilitar sua inclusão junto à família. Por outro
lado, apresenta a vasta contribuição da extensão universitária como elemento fortalecedor da cultura e
da identidade do idoso, dotando-o de capacidade de espacialização e reconhecimento do novo espaço
de vida como lugar de afetividades positivas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A musicoterapia e suas contribuições para o fortalecimento da identidade e da cultura dos idosos institucionalizados na cidade de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-04 |
|
dc.description.abstract |
Music therapy translates into a possibility of promoting better quality of life for institutionalized
elderly, especially because it is intrinsically related to the spatialization of these subjects, since it is in
a new space recognized as a place where it was institutionalized. The institutionalized elderly, as well
as every human being has their own cultures and identity, elements inherent in geography, which
when denied or poorly motivated bring health risks, especially regarding the generation of elderly,
who need continuous mobility and motivation. This paper aims to investigate how music helps in the
process of resocialization of institutionalized elderly, making possible (re) knowledge and
strengthening the identity and culture of elderly considering the space in which it is inserted and, if the
institutionalized space is configured as space / place. To this end, it started from the Extension Project
entitled „Music Therapy as a Promoter for the Best Quality of Life of Children Hospitalized at HUJB-
UFCG, in the City of Cajazeiras-PB ', developed at the Lar de Idosos, in this city. The time frame of
the investigation took place during the period 2019.2, however relative to the period from 2015 to the
present day. The research was conducted by bibliographic, field and documentary survey. The
information was obtained through observation and semi-structured interviews with the project
coordinator and the nurse responsible for the field study institution, and by analyzing the reports of the
project in the years of the study. 2015, 2017 and 2018, in addition to the observations and experiences
of the author of this work as a volunteer in the Extension Project, from the period 2016.1 to the present
day. Our place of speech is as a student in the Geography Degree, with participation as an extension
project volunteer (PROBEX), held at the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of
Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras , Paraíba. The research was conducted by bibliographic,
field and documentary survey. The information was obtained through observation and semi-structured
interviews with the project coordinator and the nurse responsible for the field study institution, and by
analyzing the reports of the project in the years of the study. 2015, 2017 and 2018. Thus, both the
interview speeches as well as the fragments extracted from the reports will be treated based on authors
who portray the theme in question, in order to better base the research. As a hypothesis, it started from
the fact that institutionalized elderly people tend to suffer health deficits when their contacts with
family members, friends, and their place of residence have been reduced for most of their lives. As a
result, they suffer crop losses, devaluation and sometimes forgetfulness of their identities. Thus, the
presence of the Extension Project based on music therapy strengthens bonds and contributes to the
physical and mental recovery of institutionalized elderly. The study aims to contribute to society
understanding the importance of attention to the human person, especially the elderly throughout their
lives, in order to enable their inclusion with the family. On the other hand, it presents the vast
contribution of university extension as a strengthening element of the culture and identity of the
elderly, endowing them with the capacity for spatialization and recognition of the new living space as
a place of positive affectivities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11573 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-06T15:36:23Z |
|
dc.date.available |
2020-02-06 |
|
dc.date.available |
2020-02-06T15:36:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
(Re) Socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Lar de idosos |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos institucionalizados |
pt_BR |
dc.subject |
Musicoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia cultural |
pt_BR |
dc.subject |
(Re) Socialization |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing home |
pt_BR |
dc.subject |
Institutionalized elderly |
pt_BR |
dc.subject |
Music therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMANCIO, Geovanni Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Music therapy and its contributions to strengthening the identity and culture of institutionalized elderly in the city of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMANCIO, Geovanni Mendes. A musicoterapia e suas contribuições para o fortalecimento da identidade e da cultura dos idosos institucionalizados na cidade de
Cajazeiras-PB. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |