dc.contributor.advisor1 |
Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo,
constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo
se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende-
são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa,
possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre-
sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos
trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen-
volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin-
cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi-
no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato
de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida-
PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en-
sino da geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-27 |
|
dc.description.abstract |
The fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual,
constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex-
cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of
classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students
and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion
about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re-
search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the
main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching
geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report
of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was
possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra-
phy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-06T15:43:39Z |
|
dc.date.available |
2020-02-06 |
|
dc.date.available |
2020-02-06T15:43:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho em campo |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Field work |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |