DSpace/Manakin Repository

A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 Alves, Cícera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O trabalho de campo permite a aproximação entre o objeto estudado e o indivíduo, constituindo um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo se faz um excelente ambiente de ensino, uma vez que possibilita uma maior compreende- são e conexão dos conteúdos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, possibilita maior socialização entre os alunos e dinamiza o trabalho do professor. A pre- sente pesquisa tem como objetivo realizar uma discussão sobre as contribuições dos trabalhos de campo como metodologia de ensino para a geografia A pesquisa foi desen- volvida a partir de uma discussão teórica sobre o assunto, objetivando analisar as prin- cipais contribuições da utilização do trabalho de campo enquanto metodologia no ensi- no de Geografia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seguido de um relato de experiência de um trabalho de campo que foi realizado no município de Aparecida- PB onde foi possível notar a importância da realização do mesmo para dinamizar o en- sino da geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância do trabalho de campo para o processo de ensino- aprendizagem na Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-27
dc.description.abstract The fieldwork allows the approximation between the studied object and the individual, constituting an important element for the teaching-learning process. The field is an ex- cellent teaching environment, as it enables a greater understanding and connection of classroom content with a complex reality, enables greater socialization among students and streamlines the work of the teacher. This research aims to conduct a discussion about the contributions of fieldwork as a teaching methodology for geography. The re- search was developed from a theoretical discourse on the subject, aiming to analyze the main contributions of the use of geography. fieldwork as a methodology for teaching geography to facilitate the teaching-learning process. Followed by an experience report of a fieldwork that was carried out in the municipality of Aparecida-PB where it was possible to notice the importance of its accomplishment to boost the teaching of geogra- phy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11577
dc.date.accessioned 2020-02-06T15:43:39Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T15:43:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Trabalho em campo pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Field work pt_BR
dc.subject Methodology teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of fieldwork for the teaching-learning process in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Tatiane Ferreira de. A importância do trabalho de campo para o processo de ensino-aprendizagem na Geografia .2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta