Repositorio Dspace/Manakin

Relação entre gestão por competência e treinamento: uma pesquisa junto aos técnicos administrativos da UFCG/CDSA.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID BARROS, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, A. B. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee2 SAMPAIO, Walléria Viana.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.barros
dc.description.resumo Empregando a abordagem do modelo de gestão de pessoas baseada em competências, este trabalho apresenta uma pesquisa que possui como objetivo geral captar a percepção dos servidores técnicos – administrativos em educação (TAE’s), lotados no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) campus da cidade de Sumé –PB da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sobre o grau de adequação entre os cursos de capacitação oferecidos pela Universidade e as competências necessárias para desempenhar as funções exigidas por seus cargos. Para isto, foram utilizados questionários estruturados, a fim de captar a satisfação dos servidores TAE’s sobre os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes desenvolvidas nos cursos e treinamentos de aperfeiçoamento e capacitação de pessoal, e coletados dados em uma amostra obtida pelas respostas de 25 servidores, o equivalente a 58% do total de servidores do campus. Foram calculadas a Moda da frequência das respostas de cada seção do questionário representada pelas características de Competências (Conhecimentos, Habilidades de Atitudes), assim como, o número de participação de cursos, o acesso às informações dos cursos para os determinados cargos, e o espaço para sugestão de novos cursos a serem realizados, e por fim o grau de adequação entre as competências (CHA) e os cursos realizados, que resultou em uma adequação “Moderada”. Dentre os resultados, constatou-se um gap entre os cursos oferecidos pela instituição e as necessidades dos cargos desempenhados. Ao final, são apontadas as limitações do trabalho e sugestões para novas pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Relação entre gestão por competência e treinamento: uma pesquisa junto aos técnicos administrativos da UFCG/CDSA. pt_BR
dc.date.issued 2019-10-09
dc.description.abstract Using the competency - based people management model approach, this paper presents a research that has as its general objective to capture the perception of the technical - administrative employees in education (TAE), housed at the Semiarid Sustainable Development Center (CDSA) campus of city of Sumé –PB of the Federal University of Campina Grande (UFCG), on the degree of adequacy between the training courses offered by the University and the skills required to perform the duties required by their positions. For this, structured questionnaires were used in order to capture the satisfaction of TAE's servers about the Knowledge, Skills and Attitudes developed in the courses and training of staff development and qualification, and collected data in a sample obtained by the answers of 25 servers, the equivalent to 58% of total campus servers. The mode of frequency of the answers of each section of the questionnaire represented by the characteristics of Competences (Knowledge, Attitudes Skills), as well as the number of courses participation, the access to the course information for the determined positions, and the space were calculated. to suggest new courses to be taken, and finally the degree of adequacy between the competencies (CHA) and the courses taken, which resulted in a “Moderate” adequacy. At the end, the work limitations and suggestions for further research are pointed out. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11583
dc.date.accessioned 2020-02-06T16:51:14Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T16:51:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Gestão por competências pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Treinamento de pessoas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de pessoal pt_BR
dc.subject Recursos humanos e setor público pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Competency management pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject People training pt_BR
dc.subject Staff development pt_BR
dc.subject Human resources and public sector pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Jéssica Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Relationship between management by competence and training: a survey with the administrative technicians of UFCG / CDSA. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Jéssica Ribeiro. Relação entre gestão por competência e treinamento: uma pesquisa junto aos técnicos administrativos da UFCG/CDSA. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11583 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta