DSpace/Manakin Repository

Educação sexual: uma reflexão sobre sua inserção nas escolas.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6639591589908958 pt_BR
dc.contributor.advisor1 EIDAM, Vanessa.
dc.contributor.advisor1ID EIDAM, V.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4748321225605759 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Larissa Fernandes.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8953727963162833 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Mayewe Eliênia Alves dos.
dc.description.resumo O presente estudo visa analisar o processo de Educação Sexual na Escola, na oportunidade optamos por uma escola estadual da cidade de Sousa na Paraíba. O objetivo geral deste estudo é refletir acerca da inserção da educação sexual nas escolas. Ainda, desdobramos alguns objetivos específicos como identificar a percepção de trabalhadores da educação sobre o tema, identificar ações no âmbito escolar que proporcionassem educação sexual, verificar se os profissionais recebem capacitação para abordar a temática e observar a aceitação dos pais e alunos sobre o tema. A pesquisa é qualitativa e apresenta-se através de conteúdos bibliográficos, documentais e questionário semiestruturado. Abordamos a educação no Brasil do período colonial até os planos de educação. A Educação Sexual apontando sua importância no combate as violências e os tabus que permeiam essa temática. Incluindo o desafio da Educação Sexual nas escolas estaduais. Falar sobre educação sexual não é fácil visto que os tabus geram o afastamento e encobre cada vez mais a temática. Contudo a educação sexual tem sua importância na prevenção e no combate as situações que estão postas como problemas sociais, a mesma pode atuar na quebra dos preconceitos, da violência sexual e da violência contra a mulher, no respeito a diversidade, na formação da consciência crítica etc. A problemática que dificulta o desenvolvimento da educação sexual nas escolas está na crescente onda do conservadorismo e principalmente o da condição atual aumentando ainda mais os tabus existente para este tema. O equívoco de que os adolescentes sabem de tudo porque tem acesso a internet precisa ser desmistificado, pois eles não aprendem sobre sexualidade na internet. Nesse sentido está a importância de fomentar esse tema para que diferentes profissionais compactuem dos seus conhecimentos na busca de planejar e proporcionar ações para que a educação sexual seja um meio de solucionar os problemas sociais referentes a essa temática e possibilitar o desenvolvimento do ser. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Educação sexual: uma reflexão sobre sua inserção nas escolas. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-11
dc.description.abstract The present study aims to analyze the process of Sexual Education in the School, in the opportunity we opted for a state school in the city of Sousa in Paraíba. The general objective of this study is to reflect on the insertion of sex education in schools. Also, we have developed some specific objectives such as identifying the perception of education workers about the theme, identifying actions in the school context that provide sexual education, verifying that the professionals are trained to approach the theme and observe the acceptance of parents and students on the subject. The research is qualitative and presents through bibliographical contents, documentaries and semi-structured questionnaire. We approach education in Brazil from the colonial period to the education plans. Sexual Education pointing out its importance in combating violence and the taboos that permeate this theme. Including the challenge of sexual education in state schools. Talking about sex education is not easy since the taboos generate the distance and covers more and more the subject. However, sexual education has its importance in preventing and combating situations that are posed as social problems, it can act in the breaking of prejudice, sexual violence and violence against women, respect for diversity, the formation of critical awareness etc. The problem that hinders the development of sex education in schools is in the growing wave of conservatism, and especially that of the present condition, increasing even more the existing taboos for this subject. The misconception that teenagers know everything because access to the internet needs to be demystified, as they do not learn about sexuality on the internet. In this sense, it is important to foster this theme so that different professionals compose their knowledge in the search of planning and providing actions so that sex education is a means to solve the social problems related to this theme and to enable the development of being. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11585
dc.date.accessioned 2020-02-06T17:09:11Z
dc.date.available 2020-02-06
dc.date.available 2020-02-06T17:09:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Sexual pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Sexual Education pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIZ, Edjane Bernardo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sexual Education: a reflection on its insertion in schools. pt_BR
dc.identifier.citation MARIZ, Edjane Bernardo. Educação sexual: uma reflexão sobre sua inserção nas escolas. 2019. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta