dc.creator.ID |
RIBEIRO, R. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2396131578993710 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Henrique de Melo. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
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dc.description.resumo |
A educação ambiental é um tema bastante recorrente e que vem ganhando espaço nos
diversos âmbitos da sociedade. Problemáticas socioambientais como: aquecimento global,
preservação dos solos, das vegetações, dos rios, dos lençóis freáticos e de tantas outras
temáticas que ameaçam o bem estar das futuras gerações é algo que precisa ser pensado e
rediscutido constantemente em todos os âmbitos políticos e sociais, além disso, essas
preocupações precisam ser ponderadas minuciosamente sobretudo pelas nossas universidades,
com o intuito de direcionar possíveis soluções e novos convívios socioambientais menos
degradantes, tanto a médio como a longo prazo. A geografia esta epistemologicamente
alicerçada sobre o espaço geográfico e suas discussões permeiam essas interações sociais e
ambientais que ocorrem gradativamente no tempo e no espaço, sabendo disso, a construção
deste trabalho procura evidenciar se os graduandos de licenciatura em geografia, que se
debruçam sobre esta ciência se eles são sensibilizados, ao ponto de mudarem seus hábitos e de
possivelmente poderem reproduzir toda essa pertinência, não somente na esfera acadêmica,
mas na vida social e sobretudo profissional, ou seja, pretende-se como objetivo geral verificar
essa relação de conhecimento adquirido durante a graduação em geografia com um possível
reflexo de mudanças de hábitos socioambientais, para isso, além da consulta bibliográfica de
leituras afins sobre essa temática, foi trabalhado com alunos graduandos que estão em
processo de conclusão de curso, a fim de verificar a influência dessa ciência para com estes
estudantes. A partir da metodologia adotada, foi possível averiguar de maneira gradativa a
construção crítica e reflexiva destes graduandos frente a todas essas degradações ambientais
que se intensificam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuição do estudo geográfico como aporte para a Educação ambiental. Relação entre graduandos e Conscientização ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-27 |
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dc.description.abstract |
Environmental education is a very recurring theme that has been gaining ground in various
areas of society. Social and environmental issues such as: global warming, preservation of
soils, vegetation, rivers, water tables and so many other issues that threaten the well-being of
future generations is something that needs to be constantly considered and rediscussed in all
political and social spheres, In addition, these concerns need to be carefully considered above
all by our universities in order to address possible solutions and new, less degrading social
and environmental coexistences, both in the medium and long term. Geography is
epistemologically grounded on geographical space and its discussions permeate these social
and environmental interactions that occur gradually in time and space. Knowing this, the
construction of this work seeks to highlight whether undergraduate undergraduate students in
geography, who focus on this science. if they are sensitized, to the point of changing their
habits and possibly being able to reproduce all this pertinence, not only in the academic
sphere, but in social and especially professional life, that is, the general objective is to verify
this relationship of knowledge acquired during The undergraduate degree in geography with a
possible reflection of changes in social and environmental habits, for this, in addition to the
bibliographic consultation of related readings on this theme, was worked with undergraduate
students who are in the process of completing the course, in order to verify the influence of
this science towards these students. From the adopted methodology, it was possible to
ascertain gradually the critical and reflexive construction of these undergraduates in face of all
these intensifying environmental degradations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11606 |
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dc.date.accessioned |
2020-02-07T10:54:12Z |
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dc.date.available |
2020-02-07 |
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dc.date.available |
2020-02-07T10:54:12Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Graduandos |
pt_BR |
dc.subject |
Mudanças de Hábitos |
pt_BR |
dc.subject |
environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Graduates |
pt_BR |
dc.subject |
Habit Changes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Rafael Gonçalves. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contribution of the geographic study as a contribution to a Environmental education. Relationship between graduates and Environmental awareness. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Rafael Gonçalves. Contribuição do estudo geográfico como aporte para a
Educação ambiental. Relação entre graduandos e Conscientização ambiental .2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |