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Contribuição do estudo geográfico como aporte para a Educação ambiental. Relação entre graduandos e Conscientização ambiental.

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dc.creator.ID RIBEIRO, R. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2396131578993710 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo A educação ambiental é um tema bastante recorrente e que vem ganhando espaço nos diversos âmbitos da sociedade. Problemáticas socioambientais como: aquecimento global, preservação dos solos, das vegetações, dos rios, dos lençóis freáticos e de tantas outras temáticas que ameaçam o bem estar das futuras gerações é algo que precisa ser pensado e rediscutido constantemente em todos os âmbitos políticos e sociais, além disso, essas preocupações precisam ser ponderadas minuciosamente sobretudo pelas nossas universidades, com o intuito de direcionar possíveis soluções e novos convívios socioambientais menos degradantes, tanto a médio como a longo prazo. A geografia esta epistemologicamente alicerçada sobre o espaço geográfico e suas discussões permeiam essas interações sociais e ambientais que ocorrem gradativamente no tempo e no espaço, sabendo disso, a construção deste trabalho procura evidenciar se os graduandos de licenciatura em geografia, que se debruçam sobre esta ciência se eles são sensibilizados, ao ponto de mudarem seus hábitos e de possivelmente poderem reproduzir toda essa pertinência, não somente na esfera acadêmica, mas na vida social e sobretudo profissional, ou seja, pretende-se como objetivo geral verificar essa relação de conhecimento adquirido durante a graduação em geografia com um possível reflexo de mudanças de hábitos socioambientais, para isso, além da consulta bibliográfica de leituras afins sobre essa temática, foi trabalhado com alunos graduandos que estão em processo de conclusão de curso, a fim de verificar a influência dessa ciência para com estes estudantes. A partir da metodologia adotada, foi possível averiguar de maneira gradativa a construção crítica e reflexiva destes graduandos frente a todas essas degradações ambientais que se intensificam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Contribuição do estudo geográfico como aporte para a Educação ambiental. Relação entre graduandos e Conscientização ambiental. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-27
dc.description.abstract Environmental education is a very recurring theme that has been gaining ground in various areas of society. Social and environmental issues such as: global warming, preservation of soils, vegetation, rivers, water tables and so many other issues that threaten the well-being of future generations is something that needs to be constantly considered and rediscussed in all political and social spheres, In addition, these concerns need to be carefully considered above all by our universities in order to address possible solutions and new, less degrading social and environmental coexistences, both in the medium and long term. Geography is epistemologically grounded on geographical space and its discussions permeate these social and environmental interactions that occur gradually in time and space. Knowing this, the construction of this work seeks to highlight whether undergraduate undergraduate students in geography, who focus on this science. if they are sensitized, to the point of changing their habits and possibly being able to reproduce all this pertinence, not only in the academic sphere, but in social and especially professional life, that is, the general objective is to verify this relationship of knowledge acquired during The undergraduate degree in geography with a possible reflection of changes in social and environmental habits, for this, in addition to the bibliographic consultation of related readings on this theme, was worked with undergraduate students who are in the process of completing the course, in order to verify the influence of this science towards these students. From the adopted methodology, it was possible to ascertain gradually the critical and reflexive construction of these undergraduates in face of all these intensifying environmental degradations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11606
dc.date.accessioned 2020-02-07T10:54:12Z
dc.date.available 2020-02-07
dc.date.available 2020-02-07T10:54:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Graduandos pt_BR
dc.subject Mudanças de Hábitos pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.subject Graduates pt_BR
dc.subject Habit Changes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Rafael Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contribution of the geographic study as a contribution to a Environmental education. Relationship between graduates and Environmental awareness. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Rafael Gonçalves. Contribuição do estudo geográfico como aporte para a Educação ambiental. Relação entre graduandos e Conscientização ambiental .2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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