DSpace/Manakin Repository

Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, H. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9210513065481151 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011), Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar, mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré- escolas do estado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-27
dc.description.abstract Creativity is part of the process of integral development of the child and is one of the aspects worked in kindergartens and preschools of all countries, aiming at the child being a creative subject, capable of solving problems and expressing themselves in society. Thus, we seek to understand how creativity is placed in the activity plan of the process of integral development of children in early childhood education. For this, this work has as general objective to analyze how the teachers of the public preschools of the city of Cajazeiras - PB conceive the creativity in the kindergarten; and specific, to identify through planning how teachers work creativity and to verify the frequency and intensity at which teachers work creativity with children. For the theoretical foundation we use Ostrower (2001), Fleith and Alencar (2005), Nunes, Corsino and Didonet (2011), Vygotsky (2012). It is a field research with a quantitative and qualitative approach. As a data collection instrument, we used a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview applied to 32 teachers. After data analysis it was found that creativity is present in day care centers and preschools in the city of Cajazeiras-PB and that teachers understand how to: “create and invent new things” (12 teachers); innovate (06); imagination (05); it is renewing, changing strategies or motivation (03); is to insert the playful in the classroom (02); Three teachers allow us to infer that the improvisation technique is present in their teaching practices. It is concluded that the discussion proposed by this research opens the way for future, more in-depth studies related to creativity in state day care centers and preschools . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612
dc.date.accessioned 2020-02-07T11:11:50Z
dc.date.available 2020-02-07
dc.date.available 2020-02-07T11:11:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Criança- desenvolvimento pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Heloisa da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Creativity in early childhood education: what teachers in the city of Cajazeiras-PB think. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta