dc.creator.ID |
FERREIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9210513065481151 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.description.resumo |
A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos
aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a
criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na
sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de
atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.
Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das
creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na
Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os
docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os
docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica
utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011),
Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem
quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário
sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a
análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas
do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e
inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar,
mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três
professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas
docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para
estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré-
escolas do estado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-27 |
|
dc.description.abstract |
Creativity is part of the process of integral development of the child and is one of the
aspects worked in kindergartens and preschools of all countries, aiming at the child
being a creative subject, capable of solving problems and expressing themselves in
society. Thus, we seek to understand how creativity is placed in the activity plan of the
process of integral development of children in early childhood education. For this, this
work has as general objective to analyze how the teachers of the public preschools of
the city of Cajazeiras - PB conceive the creativity in the kindergarten; and specific, to
identify through planning how teachers work creativity and to verify the frequency and
intensity at which teachers work creativity with children. For the theoretical foundation
we use Ostrower (2001), Fleith and Alencar (2005), Nunes, Corsino and Didonet
(2011), Vygotsky (2012). It is a field research with a quantitative and qualitative
approach. As a data collection instrument, we used a sociodemographic questionnaire
and a semi-structured interview applied to 32 teachers. After data analysis it was found
that creativity is present in day care centers and preschools in the city of Cajazeiras-PB
and that teachers understand how to: “create and invent new things” (12 teachers);
innovate (06); imagination (05); it is renewing, changing strategies or motivation (03);
is to insert the playful in the classroom (02); Three teachers allow us to infer that the
improvisation technique is present in their teaching practices. It is concluded that the
discussion proposed by this research opens the way for future, more in-depth studies
related to creativity in state day care centers and preschools . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T11:11:50Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T11:11:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Criança- desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Creativity |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Heloisa da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creativity in early childhood education: what teachers in the city of Cajazeiras-PB think. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |