dc.creator.ID |
LOPES, L. K. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5328975510645790 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa teve como tema: as dificuldades de aprendizagem nos anos
iniciais, no processo de alfabetização. Sendo assim, a problemática dessa pesquisa
será: O que as pesquisas publicadas entre 2015 a 2019 no BDTD apontam sobre as
dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização dos Anos Iniciais? Para
tanto a pesquisa terá como objetivo geral: Analisar publicações que abordam
práticas pedagógicas de alfabetização e letramento nos anos iniciais, no processo
de alfabetização, a partir de trabalhos disponíveis no BDTD, publicados entre 2015 a
2019. Os objetivos específicos são: Compreender quais são as dificuldades mais
citadas nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, nas pesquisas
analisadas. Analisar a organização dos professores para minimizar as dificuldades
de aprendizagem dos alunos, no processo de alfabetização e letramento. Identificar
o referencial teórico utilizado nas pesquisas sobre dificuldades de aprendizagem no
processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica de
abordagem qualitativa com base no estado do conhecimento, a pesquisa foi
realizada a partir de buscas por palavras-chave, no portal da BDTD, o recorte
temporal da pesquisa foi de 2015 a 2019, na pesquisa feita foi encontrado
primeiramente encontrado 193 em todo o Brasil, sendo analisados apenas os
trabalhos das instituições de ensino superior da Paraíba observados por títulos,
sendo 6 dissertações. Depois da leitura dos resumos desses 6 trabalhos, foram
selecionados 04 para ser o corpus da pesquisa. Foi possível perceber que as 4
dissertações analisadas todas as autoras têm uma preocupação na questão do
processo escolar, cada uma com seus objetivos e suas metodologias, mais que no
final buscam elencar estratégias para serem trabalhadas em busca de um bom
desenvolvimento no processo escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-13 |
|
dc.description.abstract |
This research will have as theme: as learning difficulties in the early years, without
literacy process. Thus, a problem with this research will be: What do the researches
recorded between 2015 and 2019 in BDTD point to learning difficulties in the literacy
process of the Early Years? To this end, the research will have as its general
objective: To analyze publications that address pedagogical practices of literacy and
recording in recent years, without literacy process, from works available in BDTD,
published between 2015 and 2019. The specific objectives: Understand what are the
most cited difficulties in the pedagogical practices of literacy and literacy, in the
research analyzed. Analyze teachers' organization to minimize student learning
disabilities without literacy process. Identify the theoretical framework used in
research on learning disabilities in the literacy process. A methodology used was a
qualitative approach bibliographic research based on the state of knowledge, a
search was performed based on keyword searches, no BDTD portal, or time frame of
the search was from 2015 to 2019, the search was 193 were selected from all over
Brazil, being analyzed only the works of higher education institutions of Paraíba
observed by titles, being 6 dissertations. After reading the abstracts of these 6
papers, 04 were selected for the research body. It was possible to realize that 4
dissertations analyzed as authors have a question of school process, each with its
objectives and methodologies, more than no final bus list the tools to be executed in
search of a good development in the school process . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11615 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T11:24:33Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T11:24:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Lindy Karla Diniz. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogical practices of literacy and literacy in teaching fundamental I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Lindy Karla Diniz. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental I. 2019. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |