dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, R. L. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar quais são as contribuições da afetividade no
processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. Desta forma, o estudo
apresenta as contribuições e descobertas históricas da criança e da construção da
Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica. Discute as perspectivas
e possibilidades da afetividade e as contribuições do lúdico para o desenvolvimento
social, cognitivo e afetivo de crianças para interagir no meio social dentro de contextos
éticos e cidadãos. Neste sentido, inicialmente é discutido o contexto atual da
educação infantil e as principais relações entre o brincar e a afetividade na construção
de uma proposta pedagógica capaz de potencializar o desenvolvimento integral dos
alunos. Aborda também, uma pesquisa de campo que apresenta as concepções e
práticas que envolvem a formação docente para atuação na educação infantil e a
adoção de uma postura pedagógica que contemple atividades lúdicas em contextos
afetivos de qualidade. Assim, este estudo contempla uma pesquisa bibliográfica e um
estudo de campo que objetiva, construir reflexões pedagógicas capazes de colaborar
com a construção de uma prática pedagógica que defendam o direito ao afeto e ao
brincar no ambiente escolar na educação infantil. Enfim, lançar reflexões sobre o
processo de formação docente que contemple aspectos de formação que consolide
na rotina pedagógica o lúdico e a afetividade como uma forma de protagonizar uma
formação integral das crianças que tenham acesso ao direito de aprender brincando
e exercitando de forma positiva a sua afetividade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-13 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze what are the contributions of play and affectivity in the
process of teaching learning. In this way, the study presents the contributions and
historical discoveries of affectivity and the contributions of the playful to contribute to
the social, cognitive and affective development of children to interact in the social
environment within ethical contexts and citizens. In this sense, we initially discuss the
current context of early childhood education and the main relationships between play
and affectivity in the construction of a pedagogical proposal capable of enhancing the
integral development of the students. It also deals with a field research that examines
teacher education for action in early childhood education and the adoption of a
pedagogical posture that contemplates playful activities in affective contexts of quality.
Thus, this study contemplates a bibliographical research and a field study that aims to
construct pedagogical reflections able to collaborate with the construction of a
pedagogical practice that defend the right to affection and to play in the school
environment in the infantile education. Finally, to launch reflections on the process of
teacher training that contemplates aspects of formation that consolidate in the
pedagogical routine the playfulness and the affectivity as a way to carry out an integral
formation of the children who have access to the right to learn by playing and exercising
in a positive way their affectivity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11621 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T11:40:06Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T11:40:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Affection |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Josicléia de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of affectivity in the teaching and learning process in child education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Josicléia de. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil . 2019. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |