DSpace/Manakin Repository

Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Egle Katarine Souza da.
dc.description.resumo Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago, localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio. Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-09
dc.description.abstract This study seeks to develop and apply different methods applied to the teaching and learning process of molecular geometry since the great difficulty in understanding this content and the need to include new methodologies in the teaching of molecular geometry. To do so, a didactic sequence was developed for the teaching of molecular geometry using play and technological resources, this being a basic research, characterized as to its objectives as a bibliographic and field study developed at the State School of Elementary and Middle School Jose Nilson Santiago, located in Poço Dantas with twenty six students of the third year of high school. The students 'great difficulty in understanding molecular geometry was realized, and the adoption of play resources and applications directly contributes to increase students' participation and interest, as well as to advance the improvement of the teaching and learning process of students. chemistry in basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623
dc.date.accessioned 2020-02-07T11:56:45Z
dc.date.available 2020-02-07
dc.date.available 2020-02-07T11:56:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Geometria molecular pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Molecular geometry pt_BR
dc.subject Teaching Methodology pt_BR
dc.subject Technology in education pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Fernando Henrique Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Different methods applied to the teaching-learning process of molecular geometry. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta