dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Fernando Antônio Portela da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Egle Katarine Souza da. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo busca desenvolver e aplicar diferentes métodos aplicados ao processo de ensino e
aprendizagem de geometria molecular visto a grande dificuldade na compreensão desse
conteúdo e a necessidade de inclusão de novas metodologias no ensino de geometria
molecular. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado uma sequência didática para o ensino de
geometria molecular utilizando recursos lúdicos e tecnológicos, sendo esta, uma pesquisa
básica, caracterizada quanto aos seus objetivos como estudo bibliográfico e de campo
desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jose Nilson Santiago,
localizada em Poço Dantas com vinte e seis alunos do terceiro ano do ensino médio.
Percebeu-se a grande dificuldade dos alunos na compreensão de geometria molecular e a
adoção dos recursos lúdicos e dos aplicativos contribui de forma direta para ampliar a
participação e o interesse dos discentes, bem como, para avançar na melhoria do processo de
ensino e aprendizagem de química na educação básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-09 |
|
dc.description.abstract |
This study seeks to develop and apply different methods applied to the teaching and learning
process of molecular geometry since the great difficulty in understanding this content and the
need to include new methodologies in the teaching of molecular geometry. To do so, a
didactic sequence was developed for the teaching of molecular geometry using play and
technological resources, this being a basic research, characterized as to its objectives as a
bibliographic and field study developed at the State School of Elementary and Middle School
Jose Nilson Santiago, located in Poço Dantas with twenty six students of the third year of
high school. The students 'great difficulty in understanding molecular geometry was realized,
and the adoption of play resources and applications directly contributes to increase students'
participation and interest, as well as to advance the improvement of the teaching and learning
process of students. chemistry in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11623 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T11:56:45Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T11:56:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria molecular |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Molecular geometry |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Technology in education |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Fernando Henrique Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Different methods applied to the teaching-learning process of molecular geometry. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Fernando Henrique Vieira. Diferentes métodos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |