dc.creator.ID |
LIRA, T. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8416862291628270 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LEITÃO, E. F. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7678437706994830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Everton Vieira. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Fernando Antônio Portela da. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho consistiu em investigar os desafios enfrentados pelos
professores que atuam no Ensino de Química na EJA em São José de Piranhas-
PB. Para tanto, partimos do pressuposto que a Educação de Jovens e adultos está
baseada na importância de se considerar o perfil distinto de seus educandos. Na
prática docente, na modalidade da EJA é comum o questionamento por parte dos
alunos, acerca do motivo pelo qual se estuda Química. Logo, cada vez mais, vem
crescendo a necessidade de se contextualizar o aprendizado em Química, pois se
busca que os estudantes atribuam sentido e significado aos conteúdos escolares,
sendo assim, é preciso que o educador na modalidade EJA busque novas
estratégias e formas de repensar uma aprendizagem significativa para o seu público
alvo. Sendo assim, optamos por uma pesquisa de campo de caráter descritivo, que
consistiu na aplicação de questionários. Após a análise dos dados, podemos
averiguar que existe uma preocupação por parte dos docentes com relação aos
conteúdos e a forma como estes são trabalhados nas aulas de Química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-02 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work was to investigate the challenges faced by teachers working in
chemistry teaching at the EJA in São José de Piranhas- PB. To this end, we assume that the
Education of Young people and adults is based on the importance of considering the distinct
profile of their students. In teaching practice, EJA modality is common to question
students about why chemistry is studied. Therefore, increasingly, the need to
contextualize learning in Chemistry has been growing, because it is sought that
students attribute meaning and meaning to school contents, so it is necessary that
the educator in the EJA modality seek new strategies and ways to rethink meaningful
learning for your target audience. Thus, we opted for a field research of descriptive
character, which consisted of the application of questionnaires. After data analysis,
we can find that there is a concern on the part of teachers regarding the contents and
how they are worked in chemistry classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11644 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T14:39:27Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T14:39:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Química - desafios |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de Química - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Teachers - Challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Learning - EJA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Taline dos Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges of chemistry teachers in the education of young people and adults in São José de Piranhas - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Taline dos Ramos.Desafios dos professores de química na educação de jovens e
adultos em São José de Piranhas – PB. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |