DSpace/Manakin Repository

Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, T. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8416862291628270 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.advisor1ID LEITÃO, E. F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7678437706994830 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Everton Vieira.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho consistiu em investigar os desafios enfrentados pelos professores que atuam no Ensino de Química na EJA em São José de Piranhas- PB. Para tanto, partimos do pressuposto que a Educação de Jovens e adultos está baseada na importância de se considerar o perfil distinto de seus educandos. Na prática docente, na modalidade da EJA é comum o questionamento por parte dos alunos, acerca do motivo pelo qual se estuda Química. Logo, cada vez mais, vem crescendo a necessidade de se contextualizar o aprendizado em Química, pois se busca que os estudantes atribuam sentido e significado aos conteúdos escolares, sendo assim, é preciso que o educador na modalidade EJA busque novas estratégias e formas de repensar uma aprendizagem significativa para o seu público alvo. Sendo assim, optamos por uma pesquisa de campo de caráter descritivo, que consistiu na aplicação de questionários. Após a análise dos dados, podemos averiguar que existe uma preocupação por parte dos docentes com relação aos conteúdos e a forma como estes são trabalhados nas aulas de Química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-02
dc.description.abstract The objective of this work was to investigate the challenges faced by teachers working in chemistry teaching at the EJA in São José de Piranhas- PB. To this end, we assume that the Education of Young people and adults is based on the importance of considering the distinct profile of their students. In teaching practice, EJA modality is common to question students about why chemistry is studied. Therefore, increasingly, the need to contextualize learning in Chemistry has been growing, because it is sought that students attribute meaning and meaning to school contents, so it is necessary that the educator in the EJA modality seek new strategies and ways to rethink meaningful learning for your target audience. Thus, we opted for a field research of descriptive character, which consisted of the application of questionnaires. After data analysis, we can find that there is a concern on the part of teachers regarding the contents and how they are worked in chemistry classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11644
dc.date.accessioned 2020-02-07T14:39:27Z
dc.date.available 2020-02-07
dc.date.available 2020-02-07T14:39:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Professores de Química - desafios pt_BR
dc.subject Aprendizagem de Química - EJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemistry Teachers - Challenges pt_BR
dc.subject Chemistry Learning - EJA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Taline dos Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges of chemistry teachers in the education of young people and adults in São José de Piranhas - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Taline dos Ramos.Desafios dos professores de química na educação de jovens e adultos em São José de Piranhas – PB. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta