Dépôt DSpace/Manakin

Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GOMES, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6524554918907397 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Taciana Araújo de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Jeane Guimarães.
dc.description.resumo A presente pesquisa foi motivada a partir da realização de estágios supervisionados em turmas da Educação de Jovens e adultos (EJA). Aplicamos uma estratégia metodológica que contemplou a Alfabetização Científica e Técnica (ACT), bem como a Aprendizagem Significativa, perspectivas teóricas que quando aliadas à prática em sala de aula para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de comunicação e do desenvolvimento de competências e habilidades dos/as discentes. Propomos desenvolver e executar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), teorizada por Gerard Fourez, utilizando como ferramenta de investigação o ferro elétrico. Objetivamos construir novas concepções a respeito de conceitos que estão interligados à utilização deste aparelho eletrodoméstico. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano da EJA, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moises Coelho, na cidade de Cajazeiras/PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, um questionário semi estruturado, observações sistemáticas, registros fotográficos e a produção de painéis de grupo. Ao final da pesquisa, concluímos que, quando expostos a novas metodologias, os/as alunos/as despertam um olhar mais aprofundado sobre o que está sendo apresentado em sala de aula. Além disso, através das IIR, eles/elas conseguiram construir novas concepções sobre diversos conceitos que englobam a utilização do ferro elétrico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-06
dc.description.abstract This research was motivated from the accomplishment of supervised internships in Youth and Adult Education (EJA) classes. We applied a relatively new methodological strategy, which included Scientific and Technical Literacy (ACT), as well as Meaningful Learning, theoretical perspectives that when combined with classroom practice for the development of autonomy, communication skills and competence development, and student skills so that they can negotiate their own decisions in the face of concrete situations in everyday life. Our proposal was to develop and execute an Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), theorized by Gerard Fourez, using electric iron as a research tool. Thus, we aim to build, with students, new concepts about concepts that are interconnected with the use of this appliance. The research was carried out in a 3rd year EJA class at Dom Moises Coelho State School of Elementary and High School, in the city of Cajazeiras/PB. We used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire, systematic observations, photographic records and the production of group panels. At the end of the research, we conclude that when exposed to new methodologies, students awaken a deeper look at what is being presented in the classroom. In addition, through the IRS, they were able to construct new conceptions on various concepts that encompass the use of electric iron. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647
dc.date.accessioned 2020-02-07T15:00:20Z
dc.date.available 2020-02-07
dc.date.available 2020-02-07T15:00:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física - ensino pt_BR
dc.subject Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade pt_BR
dc.subject Ferro elétrico pt_BR
dc.subject Physics - teaching pt_BR
dc.subject Interdisciplinary Islands of Rationality pt_BR
dc.subject Electric iron pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Josefa Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Building a new perspective on the use of electric iron through the Interdisciplinary Islands of Rationality. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Josefa Alves. Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte