dc.creator.ID |
GOMES, J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6524554918907397 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Taciana Araújo de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Jeane Guimarães. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa foi motivada a partir da realização de estágios supervisionados em turmas da
Educação de Jovens e adultos (EJA). Aplicamos uma estratégia metodológica que contemplou a
Alfabetização Científica e Técnica (ACT), bem como a Aprendizagem Significativa, perspectivas
teóricas que quando aliadas à prática em sala de aula para o desenvolvimento da autonomia, da
capacidade de comunicação e do desenvolvimento de competências e habilidades dos/as discentes.
Propomos desenvolver e executar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), teorizada por
Gerard Fourez, utilizando como ferramenta de investigação o ferro elétrico. Objetivamos construir
novas concepções a respeito de conceitos que estão interligados à utilização deste aparelho
eletrodoméstico. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano da EJA, na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Dom Moises Coelho, na cidade de Cajazeiras/PB. Utilizamos como
instrumento de coleta de dados, um questionário semi estruturado, observações sistemáticas, registros
fotográficos e a produção de painéis de grupo. Ao final da pesquisa, concluímos que, quando expostos
a novas metodologias, os/as alunos/as despertam um olhar mais aprofundado sobre o que está sendo
apresentado em sala de aula. Além disso, através das IIR, eles/elas conseguiram construir novas
concepções sobre diversos conceitos que englobam a utilização do ferro elétrico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-06 |
|
dc.description.abstract |
This research was motivated from the accomplishment of supervised internships in Youth and Adult
Education (EJA) classes. We applied a relatively new methodological strategy, which included
Scientific and Technical Literacy (ACT), as well as Meaningful Learning, theoretical perspectives
that when combined with classroom practice for the development of autonomy, communication skills
and competence development, and student skills so that they can negotiate their own decisions in the
face of concrete situations in everyday life. Our proposal was to develop and execute an
Interdisciplinary Island of Rationality (IIR), theorized by Gerard Fourez, using electric iron as a
research tool. Thus, we aim to build, with students, new concepts about concepts that are
interconnected with the use of this appliance. The research was carried out in a 3rd year EJA class at
Dom Moises Coelho State School of Elementary and High School, in the city of Cajazeiras/PB. We
used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire, systematic observations,
photographic records and the production of group panels. At the end of the research, we conclude that
when exposed to new methodologies, students awaken a deeper look at what is being presented in the
classroom. In addition, through the IRS, they were able to construct new conceptions on various
concepts that encompass the use of electric iron. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11647 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T15:00:20Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T15:00:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ferro elétrico |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary Islands of Rationality |
pt_BR |
dc.subject |
Electric iron |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Josefa Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Building a new perspective on the use of electric iron through the Interdisciplinary Islands of Rationality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Josefa Alves. Construindo um novo olhar sobre a utilização do ferro elétrico através das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |