dc.creator.ID |
ARAÚJO, B. W. S. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0087053329102664 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CEBALLOS, Viviane Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CEBALLOS, V. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Laércio Teodoro da. |
|
dc.contributor.referee2 |
UHLE , Ana Rita. |
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dc.description.resumo |
A presente pesquisa disserta sobre a filmografia do cinema documentário e o percurso do
cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, focalizando na trajetória que se estende do Centro
Popular de Cultura a adesão profissional no campo do cinema documentário na década de
1980, sendo que, nesta fase, damos ênfase à dimensão social de seus filmes, naquilo que
compreendemos ser a relação dos filmes de não ficção do cineasta com os marginalizados
sociais, apontando mudanças estruturais na linguagem fílmica de suas produções. Neste
sentido, a pesquisa dimensiona as tensões políticas e sociais que perpassam o campo da
produção artístico cultural durante a ditadura civil-militar, relacionando as divergências da
classe artística no período, e, como estes se deram com instituições de sustentáculo do regime,
como a Rede Globo de Televisão, no período de consolidação da Indústria Cultural no país,
fruto da modernização excludente advinda com o Golpe de Estado. As questões do período
reverberam na vida do cineasta e são fundamentais para compreendermos uma trajetória que
desembocaria no campo da produção documentária. Diante do exposto, partiremos da
trajetória de Eduardo Coutinho para compreendermos as tensões políticas no campo cultural e
analisaremos três obras, Cabra Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – duas Semanas no
Morro (1987) e Boca de Lixo (1992), que apontam transformações na cinematografia do
diretor e dimensionam o campo social de seus filmes de não ficção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Do centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-04 |
|
dc.description.abstract |
This research is focused on the filmography of documentary cinema and the path of Brazilian
filmmaker Eduardo Coutinho, and, the trajectory that extends from the Popular Center of
Culture to professional rise in the field of documentary cinema in the decade of 1980, and at
this phase we emphasize the social dimension of his films, in what we understand to be the
relationship of the filmmaker's nonfiction films with people socially marginalized, pointing
out structural changes in the filmic language of his productions. In this sense, the research
scales the political and social tensions that permeate the field of cultural artistic production
during the civil-military dictatorship, relating the divergences of the artistic class in the
period, and, as these were institutions of support of the regime, such as Rede Globo de
Televisão, in the period of consolidation of the Cultural Industry in the country, the result of
modernization starting with the Coup d'Éta. The issues of the period reverberate in the life of
the filmmaker and are fundamental to understand a trajectory that would impact the field of
documentary production. Furthermore, we will start from the trajectory of Eduardo Coutinho
to understand the political tensions in the cultural field and analyze three works, Cabra
Marcado para Morrer (1984), Santa Marta – Duas Semanas no Morro (1987) and Boca de
Lixo (1992), which point out transformations in the director's cinematography and show the
social field of his nonfiction films. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11651 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-07T15:35:58Z |
|
dc.date.available |
2020-02-07 |
|
dc.date.available |
2020-02-07T15:35:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura Civil - Militar |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema documentário |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Coutinho, Eduardo - cineasta |
pt_BR |
dc.subject |
Civil - Military Dictatorship |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary cinema |
pt_BR |
dc.subject |
National Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Coutinho, Eduardo - filmmaker |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the popular center of culture to documentary cinema: Eduardo Coutinho and the peripheral being in history (1962-1992). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Wesley Soares da Costa. Do centro popular de cultura ao cinema documentário: Eduardo Coutinho e o ser periférico na história (1962-1992). 2019. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |