dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, D. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES , Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de analisar a peça Bagatelas (1916), de Susan Glaspell (1876 –
1948), na perspectiva feminista, com destaque para a questão da ironia e simbologia, como
artifícios utilizados pela autora para promover uma crítica ao modelo patriarcal ainda vigente
na sociedade americana no final do século XIX e início do século XX. Para tanto,
utilizaremos o suporte teórico de autores, tais como, Zolin (2005), Mill (2006), Gilbert e
Gubar (1996), Moreira (2003), Sander (2005), dentre outros. A obra mostra como a condição
feminina poderia ser denunciada por intermédio da literatura, a qual, por sua vez, tornou-se
também um caminho a ser percorrido por mulheres que tinham o desejo de serem
reconhecidas em um espaço ocupado apenas pelos homens. A história mostra que nestes dois
séculos, em especial, a ideologia patriarcal começa a cair por terra quando mulheres, por
intermédio de movimentos sociais, lutam por direitos civis para si, através da conscientização
da população e delas mesmas, de que poderiam ocupar o mesmo espaço dos homens. Neste
sentido, Bagatelas discute as relações de gênero presentes naquela sociedade, sobretudo ao
mostrar as Sras. Hale e Peters em posição secundária, na perspectiva masculina, por serem
mulheres vistas como desprovidas de conhecimentos, por seus respectivos esposos, enquanto
os tais tentam desvendar os motivos de um crime. Ironicamente, o que ocorre na peça é a
descoberta, pelas senhoras, de todas as razões que levaram Minnie a cometer o assassinato do
marido, e isto ocorre por meio de objetos domésticos aparentemente sem importância,
exatamente por serem próprios do universo feminino. A obra de Glaspell revela que, em uma
sociedade onde o que predomina é a lei dos homens, as mulheres são inferiorizadas,
silenciadas, submissas e oprimidas quando são relacionadas com o sexo oposto. Ainda assim,
seu texto é subversivo, visto que mostra as mulheres em revolta sutil, porém poderosas, contra
as ideologias patriarcais que as oprimem, notadamente pelo fato de que elas escondem todas
as evidências como forma de proteção para sua amiga, a heroína, Minnie. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Ironia e simbologia/feministas em Bagatelas, de Susan Glaspell. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-03 |
|
dc.description.abstract |
This research has the objective of analizing the play Trifles (1916), by Susan Glaspell, from a
feminist perspective, and it will highlight aspects of irony and symbology as tools used by the
writer to promote a critique of the patriarchal model that predominated in the American
society of the end of the 19th century and beginning of the 20th century. For such an
enterprise, we will have the theoretical support of writers, such as, Zolin (2005), Mill (2006),
Gilbert e Gubar (1996), Moreira (2003), Sander (2005), among others. The play shows how
the female condition could be denounced by literature, which became itself a road taken by
women that had desire to be acknowledged in such a male arena. History shows that in these
two centuries, specially, patriarchal ideology starts to fall down when women, through social
moviments, fight for civil rights for themselves through promoting awareness for their society
and for themselves, specially by defending they could occupy the same social spaces as men.
In this sense, Trifles discusses gender relations in that society, mainly by showing Mrs. Hale
and Peters in a secondary position, from the male perspective, for being women and as such,
seen by their husbands as in lack of enough knowledge, all this while they try to find out the
motives of a crime. Ironically, the play shows women finding out all the evidences that led
Minni to kill her husband, and that happens through non-important domestic objects, proper
of the female universe. Glaspell’s work shows that in a society in which predominates the law
of men, women are seen as inferior, silenced, submitted and oppressed by the opposite sex.
Yet, her text is subversive, since it shows women in subtil, but powerful revolt against
patriarchal ideologies that oppress them, specially due to the fact they hide all the evidences
to protect their friend, the heroine Minnie. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11670 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-10T09:56:39Z |
|
dc.date.available |
2020-02-10 |
|
dc.date.available |
2020-02-10T09:56:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Feministas |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Literary analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Feminists |
pt_BR |
dc.subject |
Gender relations |
pt_BR |
dc.subject |
Society |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Dayse de Fátima Fernandes Crispim. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Irony and symbology / feminists in Bagatelas, by Susan Glaspell. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Dayse de Fátima Fernandes Crispim. Ironia e simbologia/feministas em Bagatelas, de Susan Glaspell. 2019. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |