DSpace/Manakin Repository

O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade Por meio da abordagem neurolinguística.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA FILHO, I. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6146819990483525 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, Luciana Parnaíba de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumo O ensino de Língua Inglesa enfrenta diversos desafios no Brasil relacionados a fatores históricos, econômicos e sociais. Nesse contexto, prioriza-se o uso de estratégias de ensino tecnicistas, que por utilizarem o método gramatical, deixam de lado o desenvolvimento da oralidade, tornando o processo de ensino e aprendizagem da segunda língua (L2) uma experiência frustrante para o aluno. A oralidade é importante no desenvolvimento dos aprendizes, pois ela promove motivação, interação e ajuda a desenvolver as quatro habilidades comunicativas. A Abordagem Neurolinguística (NLA), que tem como intuito a aprendizagem da língua por meio da prática da oralidade, primando pelo desenvolvimento de uma gramática interna ao proporcionar a interação entre os alunos de forma autêntica e contextualizada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor o uso do RPG (Role-Playing Game) para a prática da oralidade em aulas de línguas inglesa, enquanto um jogo que promove a interação e motivação para aprendizagem. Para isso, sugerimos a aplicação da NLA para trabalhar a oralidade em sala de aula, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua inglesa e observar o uso do RPG no ensino de línguas. Este trabalho se constitui em uma pesquisa de natureza descritiva e propositiva, de cunho bibliográfico, que propõe o uso do RPG por intermédio de uma Sequência Didática Interativa (SDI) que pode ser aplicada ao ensino médio, abordando como arcabouço teórico os seguintes pesquisadores Aslén (1984), Silva (2008), Netten e Germain (2012), Gonçalves (2010), Balbino et al (2019), Consolo (2000), Deitos (2013), Silva e Calvo (2013), Schmit (2008), Farkaš (2018), Phillips (1993), Oliveira (2013), dentre outros. Esperamos que, por meio da sequência didática proposta neste trabalho, os alunos possam desenvolver conhecimentos linguísticos e culturais sobre a língua e capacidades de interação e comunicação. Assim, acreditamos que essa pesquisa pode contribuir significativamente para o ensino de línguas no âmbito da oralidade, proporcionando a compreensão de sua importância para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade Por meio da abordagem neurolinguística. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-10
dc.description.abstract English language teaching faces several challenges in Brazil related to historical, economic and social factors. In this context, priority is given to the use of technical teaching strategies that, by using the grammatical method, neglect the development of orality, making the teaching and learning process of the second language (L2) a frustrating experience for the student. Orality is important in the development of learners, as it promotes motivation, interaction and helps develop the four communicative skills. The Neurolinguistic Approach (NLA), which aims to learn the language through the practice of orality, striving for the development of an internal grammar by to provide interaction between students in an authentic and contextualized way. In this sense, the aim of this paper is to propose the use of RPG (Role-Playing Game) for the practice of orality in English language classes, as a game that promote the interaction and motivation to learning. To this end, we suggest applying the NLA to work with orality in the classroom, discussing the importance of orality in English language classes and observing the use of RPG in language teaching. This work is a descriptive and propositive research of bibliographic nature, which proposes the use of RPG through an Interactive Didactic Sequence (SDI) that can be applied in high-school, approaching as theoretical framework the following researchers Aslén (1984), Silva (2008), Netten and Germain (2012), Gonçalves (2010), Balbino et al (2019), Solace (2000), Deitos (2013), Silva and Calvo (2013), Schmit (2008), Farkaš (2018), Phillips (1993), Oliveira (2013), among others. We hope that through the didactic sequence proposed in this work, students will be able to develop linguistic and cultural knowledge about language and interaction and communication skills. Thus, we believe that this research can contribute significantly to the teaching of languages regarding orality, providing an understanding of its importance for the process of teaching and learning the English language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11673
dc.date.accessioned 2020-02-10T10:10:37Z
dc.date.available 2020-02-10
dc.date.available 2020-02-10T10:10:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Neurolinguística pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject PRG - Role - Playing Game pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Neurolinguistics pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject PRG - Role - Playing Game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA FILHO, Izalfran Amaro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative RPG in the classroom: a proposal for teaching orality Through the neurolinguistic approach. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA FILHO, Izalfran Amaro da. O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade por meio da abordagem neurolinguística. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta