dc.creator.ID |
SILVA FILHO, I. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6146819990483525 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.referee2 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.description.resumo |
O ensino de Língua Inglesa enfrenta diversos desafios no Brasil relacionados a fatores
históricos, econômicos e sociais. Nesse contexto, prioriza-se o uso de estratégias de ensino
tecnicistas, que por utilizarem o método gramatical, deixam de lado o desenvolvimento da
oralidade, tornando o processo de ensino e aprendizagem da segunda língua (L2) uma
experiência frustrante para o aluno. A oralidade é importante no desenvolvimento dos
aprendizes, pois ela promove motivação, interação e ajuda a desenvolver as quatro habilidades
comunicativas. A Abordagem Neurolinguística (NLA), que tem como intuito a aprendizagem
da língua por meio da prática da oralidade, primando pelo desenvolvimento de uma gramática
interna ao proporcionar a interação entre os alunos de forma autêntica e contextualizada. Nesse
sentido, o objetivo deste trabalho é propor o uso do RPG (Role-Playing Game) para a prática
da oralidade em aulas de línguas inglesa, enquanto um jogo que promove a interação e
motivação para aprendizagem. Para isso, sugerimos a aplicação da NLA para trabalhar a
oralidade em sala de aula, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua inglesa e
observar o uso do RPG no ensino de línguas. Este trabalho se constitui em uma pesquisa de
natureza descritiva e propositiva, de cunho bibliográfico, que propõe o uso do RPG por
intermédio de uma Sequência Didática Interativa (SDI) que pode ser aplicada ao ensino médio,
abordando como arcabouço teórico os seguintes pesquisadores Aslén (1984), Silva (2008),
Netten e Germain (2012), Gonçalves (2010), Balbino et al (2019), Consolo (2000), Deitos
(2013), Silva e Calvo (2013), Schmit (2008), Farkaš (2018), Phillips (1993), Oliveira (2013),
dentre outros. Esperamos que, por meio da sequência didática proposta neste trabalho, os alunos
possam desenvolver conhecimentos linguísticos e culturais sobre a língua e capacidades de
interação e comunicação. Assim, acreditamos que essa pesquisa pode contribuir
significativamente para o ensino de línguas no âmbito da oralidade, proporcionando a
compreensão de sua importância para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade Por meio da abordagem neurolinguística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-10 |
|
dc.description.abstract |
English language teaching faces several challenges in Brazil related to historical, economic and
social factors. In this context, priority is given to the use of technical teaching strategies that,
by using the grammatical method, neglect the development of orality, making the teaching and
learning process of the second language (L2) a frustrating experience for the student. Orality is
important in the development of learners, as it promotes motivation, interaction and helps
develop the four communicative skills. The Neurolinguistic Approach (NLA), which aims to
learn the language through the practice of orality, striving for the development of an internal
grammar by to provide interaction between students in an authentic and contextualized way. In
this sense, the aim of this paper is to propose the use of RPG (Role-Playing Game) for the
practice of orality in English language classes, as a game that promote the interaction and
motivation to learning. To this end, we suggest applying the NLA to work with orality in the
classroom, discussing the importance of orality in English language classes and observing the
use of RPG in language teaching. This work is a descriptive and propositive research of
bibliographic nature, which proposes the use of RPG through an Interactive Didactic Sequence
(SDI) that can be applied in high-school, approaching as theoretical framework the following
researchers Aslén (1984), Silva (2008), Netten and Germain (2012), Gonçalves (2010), Balbino
et al (2019), Solace (2000), Deitos (2013), Silva and Calvo (2013), Schmit (2008), Farkaš
(2018), Phillips (1993), Oliveira (2013), among others. We hope that through the didactic
sequence proposed in this work, students will be able to develop linguistic and cultural
knowledge about language and interaction and communication skills. Thus, we believe that this
research can contribute significantly to the teaching of languages regarding orality, providing
an understanding of its importance for the process of teaching and learning the English
language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11673 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-10T10:10:37Z |
|
dc.date.available |
2020-02-10 |
|
dc.date.available |
2020-02-10T10:10:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Neurolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
PRG - Role - Playing Game |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Neurolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Orality |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
PRG - Role - Playing Game |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA FILHO, Izalfran Amaro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
RPG in the classroom: a proposal for teaching orality Through the neurolinguistic approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA FILHO, Izalfran Amaro da. O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade por meio da abordagem neurolinguística. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |