DSpace/Manakin Repository

Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LINS, S. K. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9913222855744061 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.description.resumo Na atualidade, o estudo da temática formação e atuação do Coordenador/a Pedagógico/a: desafios e possibilidades, apresenta-se como uma questão que precisa ser amplamente discutida nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Licenciatura em Pedagogia, foram definidas novas exigências no processo formação e ampliação dos espaços de atuação desse profissional. Este estudo monográfico objetivou refletir as funções e atribuições do Coordenador/aPedagógico/a na organização do trabalho pedagógico na contemporaneidade, em parceria com os diversos segmentos educativos, visando assim, identificar os desafios vivenciados no contexto escolar. Esta pesquisa tem como aporte teórico os seguintes autores: Amaral; Campos eSilva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três (03) sujeitos: uma (01) diretora, Licenciada em Pedadogia uma (01) Coordenadora Pedagógica- Licenciada em Pedagogia e uma (01) Docente- Licenciada em Letras, que atuam em uma escola pública, ensino fundamental, nos anos iniciais, na cidade de Sousa-PB. Na análise dos dados foi utilizada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou que as mudanças ocorridas na educação, a partir das exigências impostas pelas políticas neoliberais, acarretaram uma sobrecarga de trabalho para estes profissionais, em decorrência das novas demandas e exigências atuais. Logo, o processo de formação e atuação desse profissional exige uma sólida formação teórica-prática, um trabalho pedagógico coletivo, participativo, democrático, além de uma política de formação inicial e contínua, pautada na pesquisa como princípio formativo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-27
dc.description.abstract Nowadays the theme, Pedagogical Coordinator‟s Training and Performance: challenges and chances study, presents it as a matter of wide discussion necessity of the license in Pedagogy course. As from the Law of Directives and Bases of National Education and the National Curricular Guidelines of the License in Pedagogy course, new requirements were settled in training and enlargement of the professional performance process. This monographic study has aimed to reflect the functions and attribution of the Pedagogical Coordinator in the organization of contemporary pedagogical work, in partnership with several educational segments aiming to identify the challenges experienced in school context. This research has the following authors as theoretical contribution: Amaral; Campos e Silva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). The methodology used fits into qualitative research category. The data was collected through semi structed interview conducted with three (3) subjects – a (1) principal, graduated in pedagogy; a (1) pedagogic coordinator, graduated in pedagogy and a (1) teacher graduated in Language Studies – that work in the early years of a public elementary school in Sousa, PB. Content Analysis (CA) method was used for analyzing data. The research indicated that the changes occurred in education starting from the demand imposed by liberal policies, resulted in work overload for these professionals, due to the new request and current demand. Therefore, the training and performance process of this professional requires a solid theoretical-practical, as well as a collective pedagogical, participative and democratic work, along with a policy of initial and continuous training, based in research as a formative principle. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11687
dc.date.accessioned 2020-02-10T11:27:07Z
dc.date.available 2020-02-10
dc.date.available 2020-02-10T11:27:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico - atuação pt_BR
dc.subject Formação profissional - coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Organização do trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Políticas neoliberais pt_BR
dc.subject Pedagogical Coordinator - Performance pt_BR
dc.subject Professional Training - Pedagogical Coordinator pt_BR
dc.subject Organization of Pedagogical Work pt_BR
dc.subject Neoliberal Policies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training and performance of the pedagogical coordinator: challenges and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira. Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades. 2019. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta