DSpace/Manakin Repository

O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das tradições musicais brasileiras.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID CEBALLOS, V. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 MOREIRA NETO, Mariana.
dc.description.resumo A música popular ao longo do século XX passou por grandes debates e transformações ao passo que toda a estrutura do Brasil estava imersa em várias conturbações sócio- politico-econômicas. O nosso estudo busca compreender o processo das releituras e da modernização do Samba a MPB (aqui definido como conceito e não um estilo ou ritmo). Tal problema será trabalhado a partir das produções de Antônio Carlos Jobim, pois acreditamos que a trajetória e carreira deste compositor pode nos ajudar a refletir sobre as dissidências e múltiplas faces que permeiam o meio do Samba, passando pela Bossa Nova chegando á consolidação do termo Música Popular Brasileira a partir da década de 1970. As análises terão base nas canções de Tom Jobim (tanto anteriores quanto contemporâneas a bossa nova) enquanto fontes, servindo de fio condutor para nossa narrativa e argumentação. Metodologicamente nos pautaremos nas propostas de Marcos Napolitano (2002), para considerar “texto” e “contexto” e traças os paralelos e possibilidades de interpretação das canções, não só dentro do cenário musical, mas na amplitude e transversalidade da cultura e da arte dentro dos vários âmbitos da sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das tradições musicais brasileiras. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-11
dc.description.abstract Popular music throughout the twentieth century suffered major debates and transformations while the whole structure of Brazil was immersed in various socio- political-economic turmoil. Our study seeks to understand the process of rereading and modernizing from Samba to MPB (here defined as a concept and not a style or rhythm). This problem will be addressed through the productions of Antonio Carlos Jobim, because we believe that him trajectory and career of him as a composer can help us to reflect on the dissent and multiple faces that permeate the middle of Samba, passing through Bossa Nova and consolidating the term Brazilian Popular Music from the 1970. The analyzes will be based on Tom Jobim's songs (both prior and contemporary to bossa nova) as sources, serving as a guiding thread for our narrative and argument. Methodologically we will be guided by the proposals of Marcos Napolitano (2002), to consider “text” and “context” and trace the parallels and possibilities of interpretation of the songs, not only within the musical scenario, but in the breadth and transversality of culture and art within from various areas of society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11709
dc.date.accessioned 2020-02-10T14:20:44Z
dc.date.available 2020-02-10
dc.date.available 2020-02-10T14:20:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tom Jobim pt_BR
dc.subject Bossa Nova pt_BR
dc.subject Música Popular Brasileira - MPB pt_BR
dc.subject Musicalidade brasileira pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Brazilian Popular Music - MPB pt_BR
dc.subject Brazilian musicality pt_BR
dc.subject Modernity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Douglas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The rise of bossa nova: Tom Jobim and the re-reading of Brazilian musical traditions. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Douglas. O surgimento da bossa nova: Tom Jobim e a releitura das Tradições musicais brasileiras. 2019. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta