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Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, A. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5478552412286333 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.contributor.referee2 SOUZA , José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo A dificuldade de orientar os alunos do 9º Ano a produzirem o artigo científico, com intuito de socializar o processo de investigação científica pertencente ao Trabalho de Conclusão do Fundamental, numa escola da rede pública do Estado de Pernambuco, acarretou reflexões acerca da existência de fragilidades no letramento acadêmico na formação inicial dos professores de língua materna, uma vez que o artigo científico pertence ao domínio acadêmico científico. Com o intuito de evidenciar a importância do letramento acadêmico na formação inicial e continuada do professor de língua materna, compreendendo de que modo as práticas de letramento acadêmico determinam a construção da identidade do professor de Língua Portuguesa, elaborou-se o respectivo estudo que utilizou como proposta metodológica a escrita autoetnográfica, cuja constituição permitiu à pesquisadora atuar como investigadora e objeto de investigação a partir da utilização como corpus da pesquisa as suas vivências acadêmicas, com ênfase na acadêmica universitária, e assim, elaborar um caderno de atividades cuja proposta intenciona a promoção do letramento acadêmico dos professores de Ensino Fundamental II, a partir da produção do gênero discursivo artigo científico. O caminho investigativo percorrido com a contribuição teórica dos Novos Estudos do Letramento favoreceu a compreensão de que a predominância do modelo autônomo de letramento durante a educação básica e o modelo de habilidades durante o ensino superior concorreram para que as práticas pedagógicas adotadas pela docente investigada direcionassem uma proposta vulnerável de ensino de língua materna em relação à orientação dos seus alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental para produzir o gênero artigo científico, ou a qualquer outro pertencente ao domínio acadêmico. Posto isto, a formação em serviço ou continuada com o suporte da universidade representa uma oportunidade para que os professores de língua materna do Ensino Fundamental II desenvolvam práticas de letramento acadêmico a partir do desenvolvimento do espírito investigativo das suas práticas de ensino de Língua Portuguesa aliado às concepções teóricas pertinentes, e assim, insiram os seus discentes em práticas socioculturais de uso da leitura e escrita, contribuindo com a promoção de práticas de letramentos no âmbito escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2019-08-26
dc.description.abstract The difficulty in guiding 9th grade students to produce the scientific article, in order to socialize the process of scientific investigation belonging to the Elementary School Conclusion Work, in a public school in the state of Pernambuco, led to reflections on the existence of weaknesses in the study. academic literacy in the initial formation of native language teachers, since the scientific article belongs to the scientific academic domain. In order to highlight the importance of academic literacy in the initial and continuing education of the mother tongue teacher, understanding how the practices of academic literacy determine the construction of the identity of the Portuguese language teacher, the respective study was used. methodological proposal the autoetnographic writing, whose constitution allowed the researcher to act as a researcher and object of investigation from the use as research corpus of her academic experiences, with emphasis on the university academic, and thus, to elaborate a book of activities whose proposal intends the promotion. of the academic literacy of elementary school teachers, from the production of the discursive genre scientific article. The investigative path taken with the theoretical contribution of the New Studies of Literacy favored the understanding that the predominance of the autonomous model of literacy during basic education and the skills model during higher education contributed to the pedagogical practices adopted by the investigated teacher vulnerable proposal of mother tongue teaching in relation to the orientation of its 9th grade students to produce the scientific article genre, or to any other academic subject. Having said that, in-service or continuing education with the support of the university represents an opportunity for elementary school teachers of mother tongue II to develop academic literacy practices from the development of the investigative spirit of their Portuguese language teaching practices combined with relevant theoretical conceptions, and thus, insert their students in sociocultural practices of reading and writing, contributing to the promotion of literacy practices in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11730
dc.date.accessioned 2020-02-10T16:38:52Z
dc.date.available 2020-02-10
dc.date.available 2020-02-10T16:38:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua materna pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Letramento acadêmico pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Mother tongue pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Discursive genres pt_BR
dc.subject Academic Literacy pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Aurilene Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Academic literacy: a proposal for continuing education for native language teachers. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Aurilene Ferreira de. Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna. 2019. 209f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. pt_BR


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