dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5478552412286333 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, M. V. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA , José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
A dificuldade de orientar os alunos do 9º Ano a produzirem o artigo científico, com
intuito de socializar o processo de investigação científica pertencente ao Trabalho de
Conclusão do Fundamental, numa escola da rede pública do Estado de
Pernambuco, acarretou reflexões acerca da existência de fragilidades no letramento
acadêmico na formação inicial dos professores de língua materna, uma vez que o
artigo científico pertence ao domínio acadêmico científico. Com o intuito de
evidenciar a importância do letramento acadêmico na formação inicial e continuada
do professor de língua materna, compreendendo de que modo as práticas de
letramento acadêmico determinam a construção da identidade do professor de
Língua Portuguesa, elaborou-se o respectivo estudo que utilizou como proposta
metodológica a escrita autoetnográfica, cuja constituição permitiu à pesquisadora
atuar como investigadora e objeto de investigação a partir da utilização como corpus
da pesquisa as suas vivências acadêmicas, com ênfase na acadêmica universitária,
e assim, elaborar um caderno de atividades cuja proposta intenciona a promoção do
letramento acadêmico dos professores de Ensino Fundamental II, a partir da
produção do gênero discursivo artigo científico. O caminho investigativo percorrido
com a contribuição teórica dos Novos Estudos do Letramento favoreceu a
compreensão de que a predominância do modelo autônomo de letramento durante a
educação básica e o modelo de habilidades durante o ensino superior concorreram
para que as práticas pedagógicas adotadas pela docente investigada direcionassem
uma proposta vulnerável de ensino de língua materna em relação à orientação dos
seus alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental para produzir o gênero artigo
científico, ou a qualquer outro pertencente ao domínio acadêmico. Posto isto, a
formação em serviço ou continuada com o suporte da universidade representa uma
oportunidade para que os professores de língua materna do Ensino Fundamental II
desenvolvam práticas de letramento acadêmico a partir do desenvolvimento do
espírito investigativo das suas práticas de ensino de Língua Portuguesa aliado às
concepções teóricas pertinentes, e assim, insiram os seus discentes em práticas
socioculturais de uso da leitura e escrita, contribuindo com a promoção de práticas
de letramentos no âmbito escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-08-26 |
|
dc.description.abstract |
The difficulty in guiding 9th grade students to produce the scientific article, in order to
socialize the process of scientific investigation belonging to the Elementary School
Conclusion Work, in a public school in the state of Pernambuco, led to reflections on
the existence of weaknesses in the study. academic literacy in the initial formation of
native language teachers, since the scientific article belongs to the scientific
academic domain. In order to highlight the importance of academic literacy in the
initial and continuing education of the mother tongue teacher, understanding how the
practices of academic literacy determine the construction of the identity of the
Portuguese language teacher, the respective study was used. methodological
proposal the autoetnographic writing, whose constitution allowed the researcher to
act as a researcher and object of investigation from the use as research corpus of
her academic experiences, with emphasis on the university academic, and thus, to
elaborate a book of activities whose proposal intends the promotion. of the academic
literacy of elementary school teachers, from the production of the discursive genre
scientific article. The investigative path taken with the theoretical contribution of the
New Studies of Literacy favored the understanding that the predominance of the
autonomous model of literacy during basic education and the skills model during
higher education contributed to the pedagogical practices adopted by the
investigated teacher vulnerable proposal of mother tongue teaching in relation to the
orientation of its 9th grade students to produce the scientific article genre, or to any
other academic subject. Having said that, in-service or continuing education with the
support of the university represents an opportunity for elementary school teachers of
mother tongue II to develop academic literacy practices from the development of the
investigative spirit of their Portuguese language teaching practices combined with
relevant theoretical conceptions, and thus, insert their students in sociocultural
practices of reading and writing, contributing to the promotion of literacy practices in
the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11730 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-10T16:38:52Z |
|
dc.date.available |
2020-02-10 |
|
dc.date.available |
2020-02-10T16:38:52Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive genres |
pt_BR |
dc.subject |
Academic Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Aurilene Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Academic literacy: a proposal for continuing education for native language teachers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Aurilene Ferreira de. Letramento acadêmico: uma proposta para formação continuada dos professores de língua materna. 2019. 209f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019. |
pt_BR |