dc.creator.ID |
SOUSA, S. C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3551691790924654 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Elri Bandeira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA JÚNIOR , Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.description.resumo |
Uma das aspirações que se tem em relação à instituição escolar é sua participação
como promotora de leitores assíduos e reais, para tanto, é incluído na proposta de
trabalho do professor de língua portuguesa a utilização do texto literário. A importância
da literatura na formação do estudante não precisa ser discutida, no entanto, a
condição em que a leitura literária é oferecida merece uma contemplação. Por isso,
abordamos, a seguir, na perspectiva do fazer pedagógico do professor de língua
portuguesa do ensino fundamental II, especificamente a turma do 9º ano, algumas
reflexões relacionadas às práticas comuns do processo de leitura, por excelência a
literária. Traçamos um percurso breve sobre as condições reais para o surgimento do
sujeito leitor de literatura no espaço escolar, além de uma sumária verificação dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) quanto à valorização desse texto para a
concretização do leitor literário. Propomo-nos, também, discutir um capítulo do livro
didático, Perspectiva, adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr.
Thomaz Pires, situada em Sousa, no interior da Paraíba, referente à turma do nono
ano, mediante o pressuposto que o livro didático é uma referência forte aos
professores da Educação Básica, assim, examinamos a participação do texto literário
nesse veículo massificado e a sua contribuição no incentivo a essa leitura
especificamente. Por fim, apresentamos uma exposição que trata da formação do
professor em língua portuguesa para atuar nesse contexto. Na tentativa de minimizar
as problemáticas que circundam a formação do leitor literário, oferecemos algumas
oficinas, ações pedagógicas que poderão ser executadas em sala de aula, fugindo
assim da padronização do uso excessivo do livro didático. Para tanto, partimos de
estudos de teóricos como Antonie Compagnon, Regina Zilberman, Teresa Colomer,
Luciano Amaral Oliveira, Lígia Chiappini Leite, entre outros autores valiosos para a
realização desse trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
(Con)texto didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-07-14 |
|
dc.description.abstract |
One of the desire that it has in relation to the educational instituion´s participation as a
promoter of assiduous and real readers. Therefore, this is inclued in the Portuguese
language teacher as way of work to use the literary text. The importance of literature
in the formation fo the students don´t need attetion, but the condition that these
literatures are taught they must give attetion. Therefore, we did this work in
pedagogical practice the perspective of Portuguese-speaking elementar school
teacher II specifically the class of 9 th grade, some reflections related to the common
process of Reading practices, for literary excellence. We plan a short way about actual
conditions for the for the emergence of the subject literature player at school, as well
as a brief check of the National Curriculum Parameters (PCN's) as the appreciation of
the text to the achievement of the literary reader. We propose also discuss a chapter
of the textbook, Perspective, adopted by the State Elementary School Dr. Thomaz
Pires, located in Sousa inside the Paraíba, referring to the ninth grade class, upon the
assumption that the textbook It is a strong reference to the Basic Education teachers.
Thus, we examined the involvement of the literary text that massiveness vehicle and
its contribution in encouraging this reading specifically. Finally, we present an
exhibition which deals with teacher training in Portuguese to act in this context. In an
attempt to minimize the problems surrounding the formation of literary readers, we offer
some workshops, educational activities that can be performed in the classroom, thus
escaping the standardization of excessive use of textbooks and other common school
practices that do not promote or not promote literary reading achievements. The
starting point of theoretical studies as Antonie Compagnon (2009), Regina Zilberman
(2010), Louciano Amaral Oliveira (2010), Ligia Chiappini Leite (1983), among other
valuable authors to conduct this work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11733 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-10T17:02:26Z |
|
dc.date.available |
2020-02-10 |
|
dc.date.available |
2020-02-10T17:02:26Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Sheila Cristina Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
(Con) didactic text: aspects and reflections about literary reading in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Sheila Cristina Ferreira de. (Con)texto didático: aspectos e reflexões acerca da leitura literária em sala de aula. 2015. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2015. |
pt_BR |