dc.creator.ID |
SANTIAGO, M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5469503040583792 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RABBANI, Soheil Rahnemay. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RABBANI, S. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8087783521324545 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
RABBANI, Simin Jalali Rahnemay. |
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dc.contributor.advisor2ID |
RABBANI, S. J. R. |
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dc.contributor.referee1 |
CABRAL, Maria Izabel Cavalcanti. |
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dc.contributor.referee2 |
BARKOKERBAS JÚNIOR, Beba. |
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dc.description.resumo |
Neste trabalho apresenta-se uma análise multicriterial dos acidentes de
transito, considerado como um dos principais problemas da sociedade moderna,
principalmente nos países em desenvolvimento. O estudo tem como objetivo a
priorização de alternativos pianos de ação para a prevenção destas fatalidades no
Brasil, a curto e médio prazos. O Processo de Analise Hierárquica - AHP foi utilizado para verificar a prioridade das alternativas de investimento das vias e a alternativa nula, levando em consideração os atores envolvidos ou afetados pelo problema em questão e
seus interesses. A aplicação da metodologia exige a estruturação hierárquica do problema, tendo em cada um dos seus níveis os elementos considerados relevantes na
analise dos acidentes de transito. Neste caso, a hierarquia compôs-se de quatro
níveis. objetivo, atores, critérios e alternativas. Estes elementos foram
previamente identificados e definidos segundo seu grau de influencia no problema
em estudo. Os resultados da aplicação confirmam a viabilidade da metodologia para a
priorização de alternativas na prevenção de acidentes de trafego e promoção de
maior segurança nas vias. A avaliação dos resultados indica que o Governo e o
grupo de maior influencia na resolução de tais problemas, com prioridade relativa
de ( 0,27), seguido pelos motoristas (0,21), pedestres (0,18), policiais de transito
(0,14), legisladores (0,12) e empresas privadas (0,08). Para cada um destes
atores, os resultados indicaram também quais os critérios de maior importância.
Para o Governo os custos apresentaram-se com maior prioridade (0,40) e
manutenção das vias (0,31) para os motoristas. Para pedestres e policiais de
transito os critérios mais importantes foram segregação (0,39) e salario (0,39),
respectivamente. O critério currículo mínimo exigido dos motoristas com (0,64) foi
o mais relevante para o grupo legisladores e eliminação da competição ilegal com
(0,67) para as empresas privadas. Os resultados indicam ainda que o
investimento em educação, com prioridade relativa de (0,449 e a alternativa mais
importante, seguida pela fiscalização e policiamento (0,27), melhoramento das
vias (0,22) e alternativa nula (0,07). Com base nestes resultados, o estudo apresenta alguns manuais de ensino de transito para as escolas de 1° e 2° graus, distribuídos em três volumes e com o objetivo de formar nas crianças e adolescentes a consciência de sua importância como usuários do sistema de transportes. Estes manuais abordam
principalmente as regras para o comportamento seguro, com base nas
determinações do Novo Código nacional de Transito Brasileiro, em vigor desde 23
de Janeiro de 1998. Cada manual foi elaborado para faixas etárias especificas,
utilizando uma linguagem apropriada para facilitar a compreensão e despertar o
interesse dos alunos pelo tema em questão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
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dc.subject.cnpq |
Infra-Estrutura de Transportes |
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dc.title |
Priorização de alternativos planos de ação para a prevenção de acidentes de trânsito. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1998-09 |
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dc.description.abstract |
It's presented here a Multicriterial Analysis for traffic accidents that has
figured as one of the main modern society problems, especially in developing
countries. This study aims to obtain the best alternative of investment to reduce
the accident rate in Brazil, in a medium and long terms.
The Analytic Hierarchy Process - AHP was used to obtain the best solution
among the alternatives considered in the model: traffic education, fiscalization and
enforcement, road maintenance and null alternative, taking in account the goals
and interests in relation to the actors involved or affected by the problem. In order
to apply the methodology the problem must be structured by a hierarchy that
presents in each level the relevant elements in the traffic accidents analysis. Here,
the hierarchy has four levels: objective, actors, interests and alternatives. These
elements were previously identified and defined according to their influence in
traffic accidents.
The results of this methodology confirm its validity of the priority the
alternatives to promote road safety. These results indicate that Government is the
most influential group with relative priority of (0,27), followed by drivers (0,21),
pedestrians (0,18), traffic police (0,14), regulations (0,12) and public owners
(0,08). To each actor the results also indicate the most important objectives. To
Government, the most relevant was cost with a priority of (0,40) and road
improvement (0,31) was the best one to the drivers. To pedestrians and traffic
police, segregation (0,39) and salary ( 0,39) were the most relevant objectives,
respectively. To regulations, the specific curriculum was the most important
objective with a priority of (0,64) and public owners, to eliminate illegal competition
(0,67) was the best one. The final results indicate that to invest in traffic education
is the best alternative to reduce accidents rates, with a priority of (0,44), followed
by fiscalization and enforcement (0,27), road maintenance (0,22) and null
alternative (0,07).
Based on these results, traffic education guides were elaborated for
elementary schools, presented in three parts for children and adolescents. In an
appropriate language, these manuals include safety rules regulation having in
minds how to aware children and adolescents to behave as councils users of the transportation system. They are based on the Brazilian Traffic Code that was
effected since January 23 T h , 1998. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11766 |
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dc.date.accessioned |
2020-02-11T12:39:26Z |
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dc.date.available |
2020-02-11 |
|
dc.date.available |
2020-02-11T12:39:26Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Acidentes de Trânsito |
|
dc.subject |
Acidentes de Trânsito - Prevenção |
|
dc.subject |
Acidentes de Trânsito - .Análise Multicriterial |
|
dc.subject |
Prevenção de Acidentes de Trafego - Ações e Alternativas |
|
dc.subject |
Investimento em Educação de Trânsito |
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dc.subject |
Processo de Analise Hierarquica - AHP |
|
dc.subject |
Traffic-accidents |
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dc.subject |
Traffic Accidents - Prevention |
|
dc.subject |
Traffic Accidents -. Multicriterial Analysis |
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dc.subject |
Traffic Accident Prevention - Actions and Alternatives |
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dc.subject |
Investment in Traffic Education |
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dc.subject |
Hierarchical Analysis Process - AHP |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTIAGO, Marília Cavalcanti. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prioritization of alternative action plans for the prevention of traffic accidents. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTIAGO, Marília Cavalcanti. Priorização de alternativos planos de ação para a prevenção de acidentes de trânsito. 1998. 173f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11766 |
pt_BR |