DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas e homofobia em escolas do Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACEDO, F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5629065327550281 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Gilmara da Silva.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, José Rogério de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.macedo
dc.description.resumo Os altos índices de violência de gênero no Brasil, em especial a violência originada da homofobia tem despertado o interesse em pesquisar o tema, sobretudo porque a faixa etária que mais sofre com esta violência está compreendida entre os 15 aos 19 anos. Desta forma, esta pesquisa escolheu a escola como locus primevo de coleta de dados, que teve como objetivo geral avaliar a existência da Violência de Gênero no ambiente escolar de três municípios do Cariri Paraibano. Além de Traçar um diagnóstico da situação de violência existente nas Escolas do Cariri Paraibano; Verificar a existência de Planos Escolares de combate a Homofobia nas escolas do Cariri Paraibano; Apontar se a atuação das Escolas do Cariri Paraibano com relação a Homofobia está de acordo com a legislação vigente no país; Identificar os principais problemas enfrentados pela Escola para implementar ações e políticas de combate a Homofobia; E, Identificar as estratégias utilizadas pelas escolas no enfrentamento a esta problemática, juntamente com os agentes sociais que compõem a escola (direção, professores e alunos), a partir de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa e utilização de técnicas de questionário, entrevista e Grupo Focal para coleta de dados que foram analisados a luz da Teoria das Representações Sociais conforme proposto por Moscovici (2013). Os dados indicaram o despreparo dos profissionais da educação em trabalhar a temática de gênero nas escolas, bem como revelaram o lado violento dos comportamentos padronizados e impostos dentro da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas e homofobia em escolas do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract The high rates of gender violence in Brazil, especially violence originated from homophobia, has aroused interest in researching the subject, especially because the age group that suffers most from this violence is between 15 and 19 years old. In this way, this research chose the school as original locus of data collection, whose general objective was to evaluate the existence of Gender Violence in the school environment of three municipalities at Cariri of Paraiba. In addition, to mapping a diagnosis of the situation of violence in the Schools at Cariri of Paraiba; To verify the existence of School Plans to combat Homophobia in the schools at Cariri of Paraiba; To indicate if the performance of the Schools at Cariri of Paraiba in relation to Homophobia is in accordance with the legislation in force in the country; Identify the main problems faced by the School to implement actions and policies to combat Homophobia; And to identify the strategies used by schools to address this problem, along with the social agents that make up the school (direction, teachers and students), based on an exploratory research with a qualitative approach and use of questionnaire techniques, interview and Focal Group for data collection that were analyzed in light of the Theory of Social Representations as proposed by Moscovici (2013). The data indicated the lack of preparation of education professionals to work on gender issues in schools, as well as revealing the violent side of standardized and imposed behavior within the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11842
dc.date.accessioned 2020-02-12T18:38:28Z
dc.date.available 2020-02-12
dc.date.available 2020-02-12T18:38:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.subject Violência de gênero pt_BR
dc.subject Temas transversais e educação pt_BR
dc.subject Escola e homossexualidade pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Homophobia pt_BR
dc.subject Gender-based violence pt_BR
dc.subject Cross-cutting themes and education pt_BR
dc.subject School and homosexuality pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACEDO, Fabiana Farias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices and homophobia in schools in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation MACEDO, Fabiana Farias de. Práticas pedagógicas e homofobia em escolas do Cariri Paraibano. 2019. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11842 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta