DSpace/Manakin Repository

Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do Ensino Fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3598485710645993 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo É primordial o conhecimento sobre a História da Língua Portuguesa no que se refere ao ensinoaprendizagem da concepção da variação histórica apresentada em uma língua. Este trabalho objetiva analisar de que forma o livro didático do 6° ano do Ensino Fundamental II aborda a variação histórica da Língua Portuguesa. A partir disso, evidenciar o processo histórico de formação da Língua Portuguesa e propor abordagens didáticas sobre a História da Língua Portuguesa aplicáveis no Ensino Fundamental II. Para tanto, utilizamos uma metodologia de cunho bibliográfico. A pesquisa realizou-se a partir dos estudos de Coutinho (2011), Assis (2011) e Bagno (2007). A partir da análise do Livro Didático, percebemos um enriquecimento de conhecimentos advindo dos estudos da origem da língua latina, passando pela chegada dos romanos à Península Ibérica. Esses estudos promovem uma discussão acerca das variações linguísticas que surgiram ao longo do tempo nessa língua, modificando-a. Diante disso, observa-se que se faz necessário a busca por outras fontes para o ensinoapredizagem, uma vez que a abordagem apresentada pelo Livro Didático é limitada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-11
dc.description.abstract Knowledge about the History of the Portuguese Language is essential in terms of teaching and learning the concept of historical variation presented in a language. This work aims to analyze how the textbook of the 6th year of Elementary School II addresses the historical variation of the Portuguese language. From this, evidence the historical process of formation of the Portuguese Language and propose didactic approaches on the History of the Portuguese Language applicable in Elementary School II. For this, we use a bibliographic methodology. The research was carried out from the studies of Coutinho (2011), Assis (2011) and Bagno (2007). From the analysis of the Didactic Book, we noticed an enrichment of knowledge arising from studies of the origin of the Latin language, including the arrival of the Romans in the Iberian Peninsula. These studies promote a discussion about the linguistic variations that have appeared over time in that language, modifying it. Given this, it is observed that it is necessary to search for other sources for teaching-learning, since the approach presented by the Didactic Book is limited. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860
dc.date.accessioned 2020-02-13T11:16:04Z
dc.date.available 2020-02-13
dc.date.available 2020-02-13T11:16:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa- história pt_BR
dc.subject Língua portuguesa- formação pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Variação histórica pt_BR
dc.subject Portuguese language- history pt_BR
dc.subject Portuguese language - training pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Historical variation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Giliard de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approaches to the historical variation of the Portuguese language in the textbook of Elementary Education II. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Giliard de Sousa. Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta