dc.creator.ID |
SILVA, G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3598485710645993 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
É primordial o conhecimento sobre a História da Língua Portuguesa no que se refere
ao ensinoaprendizagem da concepção da variação histórica apresentada em uma
língua. Este trabalho objetiva analisar de que forma o livro didático do 6° ano do
Ensino Fundamental II aborda a variação histórica da Língua Portuguesa. A partir
disso, evidenciar o processo histórico de formação da Língua Portuguesa e propor
abordagens didáticas sobre a História da Língua Portuguesa aplicáveis no Ensino
Fundamental II. Para tanto, utilizamos uma metodologia de cunho bibliográfico. A
pesquisa realizou-se a partir dos estudos de Coutinho (2011), Assis (2011) e Bagno
(2007). A partir da análise do Livro Didático, percebemos um enriquecimento de
conhecimentos advindo dos estudos da origem da língua latina, passando pela
chegada dos romanos à Península Ibérica. Esses estudos promovem uma discussão
acerca das variações linguísticas que surgiram ao longo do tempo nessa língua,
modificando-a. Diante disso, observa-se que se faz necessário a busca por outras
fontes para o ensinoapredizagem, uma vez que a abordagem apresentada pelo Livro
Didático é limitada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras- Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do Ensino Fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-11 |
|
dc.description.abstract |
Knowledge about the History of the Portuguese Language is essential in terms of
teaching and learning the concept of historical variation presented in a language.
This work aims to analyze how the textbook of the 6th year of Elementary School II
addresses the historical variation of the Portuguese language. From this, evidence
the historical process of formation of the Portuguese Language and propose didactic
approaches on the History of the Portuguese Language applicable in Elementary
School II. For this, we use a bibliographic methodology. The research was carried out
from the studies of Coutinho (2011), Assis (2011) and Bagno (2007). From the
analysis of the Didactic Book, we noticed an enrichment of knowledge arising from
studies of the origin of the Latin language, including the arrival of the Romans in the
Iberian Peninsula. These studies promote a discussion about the linguistic variations
that have appeared over time in that language, modifying it. Given this, it is observed
that it is necessary to search for other sources for teaching-learning, since the
approach presented by the Didactic Book is limited. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11860 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-13T11:16:04Z |
|
dc.date.available |
2020-02-13 |
|
dc.date.available |
2020-02-13T11:16:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa- história |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa- formação |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Variação histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language- history |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - training |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Historical variation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Giliard de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approaches to the historical variation of the Portuguese language in the textbook of Elementary Education II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Giliard de Sousa. Abordagens da variação histórica da língua portuguesa no livro didático do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |