DSpace/Manakin Repository

A Escola Estadual de Bandarra e suas contribuições para o fortalecimento da identidade dos sujeitos do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DIAS, L. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1209154289394261 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo Neste item apresentaremos de maneira geral nossa pesquisa. Nosso trabalho foi realizado na E.E.E.F.M. de Bandarra, localizada no campo, do município de São João do Rio do Peixe – PB. A coleta de dados foi desenvolvida a partir de questionários aplicado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, além da professora de Geografia e a gestora escolar, também trabalhamos com a pesquisa bibliográfica utilizando autores e documentos que serviram de auxílio para o nosso estudo. Tivemos como objetivo compreender se a referida Escola, estando situada no campo promove o fortalecimento da identidade do sujeito do campo, a partir da educação realizada e, se colabora para a permanência desses sujeitos no campo. De acordo com o Ministério da Educação a educação disponibilizada ao sujeito que reside no campo deve ser trabalhada de acordo com a realidade vivenciada por esses sujeitos, para que a partir disso essas pessoas se desenvolvam melhor como cidadãos reflexivos da sociedade atual. A Educação do Campo vem sendo discutida em diversos trabalhos acadêmicos nos últimos anos, afim de fazer com que esta seja realizada de forma correta pelas escolas do campo, no entanto, muitas escolas não atendem todos os parâmetros requeridos pela Educação do Campo, apesar disso os esforços realizados por todas as escolas que recebem os alunos que residem no campo devem ser reconhecidos. A escola campo de nossa pesquisa realiza diversas atividades culturais e educativas que são de suma importância para o desenvolvimento de seus alunos e da comunidade na qual estão inseridos, tais atividades podem possuir grande influência para o desenvolvimento ou fortalecimento da identidade dos sujeitos que são atendidos pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra. O ensino de Geografia por sua vez é capaz de contribuir de diversas maneiras para a formação cidadã de crianças e jovens, por ser uma disciplina que aborda diversos temas tanto históricos quanto atuais da sociedade em que vivemos, além de trabalhar os aspectos físicos e ambientais de nosso planeta, sendo assim, o ensino de Geografia disponibilizado pela escola campo de nossa pesquisa, também possui uma grande parcela de importância no que se refere a construção da identidade dos estudantes que residem no campo. Nossa pesquisa foi realizada através de questionários pré-elaborados e aplicados aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola e questão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A Escola Estadual de Bandarra e suas contribuições para o fortalecimento da identidade dos sujeitos do campo. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract In this section we present our research in general. Our study was conducted at E.E.E.F.M. Bandarra, located in the countryside of São João do Rio do Peixe - PB. Data collection was developed from questionnaires applied to the students of the 3rd year of high school, as well as geography teacher and school management, we also work with the literature search using authors and documents that served as aid for our study. Our objective was to understand whether that school, being situated in the field promotes the strengthening of the identity of the subject of the field, from education carried out and, if contributes to the permanence of these subjects in the field. According to the Ministry of Education provided education to the subject lies in the field must be worked according to the reality experienced by these subjects so that from that these people develop better citizens as reflective of today's society. The field of education has been discussed in several academic papers in recent years, in order to cause it to be carried out properly by the schools of the field, however, many schools do not meet all the required parameters for Rural Education, nevertheless the efforts by all schools that receive students residing in the field should be recognized. Our research field school conducts various cultural and educational activities that are critical to the development of its students and the community to which they belong, such activities may have major influence on the development or strengthening of the identity of the subjects that are served by State school of Elementary and Secondary Education of Bandarra. The teaching of Geography in turn is able to contribute in various ways to civic education of children and youth, as a discipline that deals with various themes both historical and current society in which we live, and work on the physical and environmental aspects of our planet, therefore, the teaching of Geography available by field school in our research, also has a great deal of importance as regards the construction of the identity of the students residing in the field. Our research was carried out using pre-designed questionnaires and applied to students of the third year of high school and the school question. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11861
dc.date.accessioned 2020-02-13T11:21:03Z
dc.date.available 2020-02-13
dc.date.available 2020-02-13T11:21:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject E.E.E.F.M. de Bandarra pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject E.E.E.F.M. from Bandarra pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Leandro Vicente de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The State School of Bandarra and its contributions to the strengthening of the identity of the subjects of the field. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Leandro Vicente de. A Escola Estadual de Bandarra e suas contribuições para o fortalecimento da identidade dos sujeitos do campo. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta