dc.creator.ID |
SILVA, V. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9833841479266435 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes. |
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dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles. |
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dc.description.resumo |
Um dos efeitos da expansão urbana e a geração de resíduos de construção e
demolição (RCD). O destino final que se tem dado a esses resíduos tem provocado
grande preocupação devido aos impactos negativos que causam ao meio ambiente,
os quais, direta ou indiretamente, afetam a sociedade. No intuito de reduzir estes
impactos, a utilização desse material como agregado em obras de pavimentação
apresenta-se como uma alternativa viável. Diante do exposto, este trabalho objetiva
o comportamento mecânico do agregado reciclado proveniente de obras de reforma
realizadas na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - para emprego
em camadas de base e sub-base e em misturas asfálticas. Deste modo, as
propriedades físicas e mecânicas do agregado reciclado para uso em base e sub-base
de pavimento foram determinadas por meio dos seguintes testes: composição,
porcentagem de materiais indesejáveis, massa especifica, forma dos grãos,
compactação, influencia da compactação, índice de suporte Califórnia. Os ensaios
de misturas asfálticas compreenderam: ensaios fundamentais dos ligantes
(Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração). Quanto as
misturas, foram realizadas analises por meio de ensaios mecânicos, tais como:
Resistência a Tração por Compressão Diametral, Modulo de Resiliência e Ensaio de
Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de
compactação Marshall. Os resultados obtidos indicaram que, o resíduo, quando
compactado na energia intermediaria, pode ser usado como sub-base e quando
compactado na energia modificada tem grande potencial de uso em base. Como
agregado em misturas asfálticas, a mistura com 3,9% de RCD apresentou resultado
satisfatório. Portanto, é possível com base em estudos técnicos a construção de um
pavimento utilizando em toda sua estrutura agregado reciclado, e desta maneira
contribuir para o desenvolvimento sustentável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da aplicação de resíduos da construção e demolição da universidade federal de Campina Grande em pavimentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-07 |
|
dc.description.abstract |
One of the effects of urban expansion is the production of construction and
demolition waste (CDW). The way these wastes have been discarded has caused
great concern because of the negative impacts to the environment and, directly or
indirectly, to the society. In order to reduce these impacts, we believe that the use of
this material as aggregate in paving is a viable alternative. In this context, this study
aims at analyzing the mechanical behavior of recycled aggregate from the
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - in order to use it in base layers
and sub-base and asphalt mixtures. The research consists of laboratory tests to
analyze their physical and mechanical behavior. Thus, the physical and mechanical
properties of the recycled aggregate for use in sub-base and base surface were
determined by the following tests: composition, the percentage of detrimental
materials, density, shape of the grains and compaction influence of compression, the
California Bearing Ratio. The tests of asphalt mixtures included: fundamental tests of
the binders (Brookfields Viscosity, Softening Point and Penetration). The mixtures
were analyzed by means of mechanical tests such as Tensile Strength by Diametral
Compression Module, Resilience and Testing for Moisture Induced Damage, and all
samples submitted to the Marshall compaction process. The results showed us that,
when compacted in the intermediate energy the residue can be used as sub-base
and when compacted in the modified energy it can be used in as base. As aggregate
in asphalt mixtures, the mixture with 3,9% of showed satisfactory results. Thus, we
concluded it is possible to build pavement using throughout its structure recycled
aggregate thus contributing to sustainable development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11865 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-13T11:38:15Z |
|
dc.date.available |
2020-02-13 |
|
dc.date.available |
2020-02-13T11:38:15Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduo de Construção e Demolição |
|
dc.subject |
Camadas de Base |
|
dc.subject |
Sub-Base de Pavimento |
|
dc.subject |
Reciclagem de Resíduos |
|
dc.subject |
Pavimentação |
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dc.subject |
Desenvolvimento Sustentável |
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dc.subject |
Construction and Demolition Waste |
|
dc.subject |
Base Layers |
|
dc.subject |
Floor Sub-Base |
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dc.subject |
Waste Recycling |
|
dc.subject |
Paving |
|
dc.subject |
Sustainable Development |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Valkiria Calheiros da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the application of construction and demolition waste from the federal university of Campina Grande on pavements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Valkiria Calheiros da. Estudo da aplicação de resíduos da construção e demolição da universidade federal de Campina Grande em pavimentos. 2012.107f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11865 |
pt_BR |