DSpace/Manakin Repository

A construção do gênero biografia através dos multiletramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8279388371439730 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Mercia Cavalcanti da.
dc.description.resumo Neste trabalho apresentamos a pedagogia dos multiletramentos que consiste numa prática que envolve o uso das tecnologias e mídias digitais, como ferramentas no ensino-aprendizagem, mas, sobretudo traz para a sala de aula as diferentes culturas, valores, crenças e conhecimentos prévios que cada aluno possui. Nessa perspectiva queremos acrescentar às práticas do professor, um modo de trabalhar que vai além do trabalho exclusivo com o livro didático, possibilitando uma participação ativa dos alunos, além de considerar suas experiências, como é o caso do uso do celular como instrumento de estudo. O objetivo da pesquisa é refletir sobre as contribuições que os multiletramentos podem oferecer ao ensino de Língua Portuguesa, por meio do gênero textual biografia. Para isso, o trabalho está fundamentado principalmente nos aportes teóricos de: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) e Sousa (2019). Quanto à metodologia, se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo por procurar entender a importância dos multiletramentos nos processos de aprendizagem. O corpus para análise foi o capítulo um, da unidade sete, sobre o gênero biografia, trabalhado no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa, de Costa e Marchetti – 2018, que teve por finalidade entender como o gênero em questão é trabalhado. A partir dessa análise, apresentamos com intuito de contribuir, com a prática do professor, uma proposta de intervenção com o gênero biografia na perspectiva dos multiletramentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-06
dc.description.abstract In this research we present the pedagogy of the multiliteracies which consists in a practice that involves the use of technologies and digital media as tools in Teaching- Learning process, but above all brings to the classroom the different cultures, values, beliefs and previous knowledge that each student has. In this perspective we want to add to the teacher's practices, a way of working that goes beyond the exclusive work with the textbook, allowing the active participation of the students, besides considering their experiences, as is the case of the use of the mobile phone as a study tool. The objective of this research is to reflect on the contributions that multiliteracies can offer to the teaching of Portuguese Language, through the textual biography genre. For this, the work is based mainly on the theoretical contributions of: Tfouni (1995), Soares (2012), Marcuschi (2011), Rojo (2012), Carvalho (2010) and Sousa (2019). As for the methodology, it is a bibliographical research, descriptive and qualitative character trying to understand the importance of the multi-elements in the learning processes. The corpus for analysis was chapter one, of unit seven, about the biography genre, worked in the textbook Geração Alpha Língua Portuguesa, by Costa and Marchetti - 2018, which aimed to understand how the genre in question is worked. From this analysis, we present in order to contribute, with the teacher's practice, a proposal of intervention with the biography genre in the perspective of the multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11866
dc.date.accessioned 2020-02-13T11:44:44Z
dc.date.available 2020-02-13
dc.date.available 2020-02-13T11:44:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Biografia pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Biography pt_BR
dc.subject Multiliteration pt_BR
dc.subject Technology pt_BR
dc.subject Digital media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Emmanuele Gonçalves e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of the biography genre through multi-tools. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes
dc.identifier.citation SILVA, Emmanuele Gonçalves e. A construção do gênero biografia através dos multiletramentos. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta