DSpace/Manakin Repository

As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Mercia Cavalcanti da.
dc.description.resumo Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras-Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-06
dc.description.abstract This paper discusses the textlinguistics contributions focusing the text as an important and essential instrument in teaching-learning. Here, we present the retextualization as a process to be used for the writing, even when the texts are oral. This research aims to discuss the process of retextualization and how it can help the writing development as well as the student's text production. The theoretical contribute is based in the authors Costa Val (1999), Fávero and Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) and Hess (2006). For this we realized a bibliographic research with qualitative approach, where books, papers, monographs and theses were analyzed. As a result we report an instance of orality retextualization to writing, of documentary genre to daily genre, for the purpose of contribute to the teaching-learning of 8th grade students, regarding the activities development with text and oral or written genres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
dc.date.accessioned 2020-02-14T09:22:02Z
dc.date.available 2020-02-14
dc.date.available 2020-02-14T09:22:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Gêneros Textuais pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa- ensino pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of the retextualization process in the textual production of the documentary genre for the daily. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta