dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.description.resumo |
A educação pode ser um meio para combater as mais variadas formas de preconceito,
demonstrando que o mesmo se torna fruto de ignorância e manipulação ideológica (BAGNO,
2007). Os conhecimentos adquiridos fazem dos alunos, sujeitos pensantes, mais críticos e
capazes de interagir no mundo e com as pessoas. Tais saberes são veiculados em sala de aula,
em grande medida, por intermédio do livro didático, veículo que faz a mediação entre os
alunos e o currículo. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar de
que forma a variação linguística é abordada no livro didático de língua portuguesa do 6° ano
do Ensino Fundamental II. É um tema instigante, haja vista sua dimensão no âmbito do ensino
de língua portuguesa na atualidade. A escolha pelo tema deve-se ao fato desse ser um assunto
que possibilita aos profissionais da educação a oportunidade de refletir acerca do ensino e a
aprendizagem direcionada para a mediação de conteúdos que levem em consideração a
diversidade da língua em suas mais variadas aplicações, haja vista, o contexto de atuação dos
falantes. É um assunto que possui relevância social no sentido de explorar questões
pertinentes a aquisição da linguagem em seu uso prático. A metodologia usada na construção
desse texto foi a revisão de literatura, de natureza qualitativa, descritiva e analítica, usando a
pesquisa bibliográfica como base para colher os dados em obras de autores como Bagno
(2007), Tardif (2009), Freire (2007), dentre outros. A problemática que serviu de eixo
condutor para esse texto foi saber como é trabalhado o preconceito linguístico no livro
didático do 6° ano do Ensino Fundamental II. Em sede de conclusão ficou claro, a partir de tal
estudo, que os conteúdos trazidos pelo referido compêndio enriquecem o debate sobre
preconceito linguístico e leva em consideração a diversidade de línguas e multiplicidade de
contextos sociais que são palcos para uso da linguagem. Há uma conscientização da variada
maneira de falar em virtude da múltipla amplitude do país e consequente variante linguística
para veiculação dos conteúdos da referida obra em análise, que traz diversos assuntos
pertinentes à diversidade linguística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras-Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-11 |
|
dc.description.abstract |
Education can be a means to combat the most varied forms of prejudice, demonstrating that it
becomes the result of ignorance and ideological manipulation (BAGNO, 2007). The acquired
knowledge makes students, thinking subjects, more critical and able to interact in the world
and with people. These sabers are broadcast in the classroom, to a large extent, through the
textbook, a vehicle that mediates between students and the curriculum. In this sense, the
present work has the general objective of analyzing how the linguistic variation is approached
in the 6th year elementary school Portuguese language textbook. It is an exciting topic, given
its dimension in the context of teaching the Portuguese language today. The choice of the
theme must be made according to a subject that allows education professionals an opportunity
to reflect on teaching and learn directed to mediation of contents that take into account the
diversity of languages of the language in its most varied applications, considering , the
context of the performance of the speakers. It is a subject that has social significance without
exploring issues related to language acquisition in its practical use. A methodology used in
the construction of this text was a literature review, qualitative, descriptive and analytical in
nature, using a bibliographic search as a basis to collect data from works by authors such as
Bagno (2007), Tardif (2009), Freire (2007), among others. A problem that served as a guiding
axis for this text was to know how it is worked or linguistic prejudice in the textbook of the
6th year of Elementary School II. The thirst for conclusion was clear, from a study, that the
contents brought by the referred enrichment or debate about linguistic prejudice and take into
account the diversity of languages and the multiplicity of social contexts that are stages for the
use of language. There is an awareness of the varied way of speaking due to the breadth of the
country and the consequent linguistic variation for the dissemination of content from the
exploration of works under analysis, which brings up several relevant issues for linguistic
diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11910 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-14T09:34:58Z |
|
dc.date.available |
2020-02-14 |
|
dc.date.available |
2020-02-14T09:34:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOUVEIA, Mayara Guilherme. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the approaches on linguistic prejudice in the Portuguese language book of the 6th year of elementary school II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOUVEIA, Mayara Guilherme. Uma análise das abordagens sobre o preconceito linguístico no livro de língua portuguesa do 6 º ano do ensino fundamental II. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |