dc.creator.ID |
NASCIMENTO, M. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3592324532763309 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
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dc.contributor.referee2 |
LIMA, Jaerly Dias Rolim de. |
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dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo geral construir uma proposta de intervenção
aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental com base em histórias contadas pelo
povo transpostas para o teatro. As ações pensadas para se atingir essa meta, foram:
construir o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva, com ênfase no Percurso
Gerativo da Significação; selecionar entre os contos populares já levantados, o
corpus de base para a retextualização em script de teatro como forma de propor
nova enunciação; elaborar uma proposta de OFICINA DE TEATRO: DOS CONTOS
POPULARES À REPRESENTAÇÃO aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. A
metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. O universo
de pesquisa foram 06 (seis) contos lidos entre os contos já levantados e registrados,
extraídos do livro “Conto popular e comunidade narrativa” de Francisco Assis de
Sousa Lima (1985), e coletados no Cariri cearense. Dentre os contos lidos,
selecionamos como corpus para a reescrita em Script como proposta de
representação em teatro, o conto “As viagens de São Pedro à terra” enunciado por
Dália Nunes de Brito. Como produto técnico, a pesquisa gerou a oficina proposta
pelo terceiro objetivo específico. Como resultados desta investigação, pontuamos: a
forma em prosa do conto como registro da oralidade que foi modificada para script; o
conto As viagens de São Pedro à terra apresenta três sujeitos, figurativizados pelos
atores: Deus, São Pedro e povo, cujo espaço geográfico da narrativa versa entre o
céu e a terra, num tempo incerto que traz as marcas linguísticas verbais indicando
presente e passado. A tensão da narrativa que destacamos foi: obediência versus
desobediência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras-Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-06 |
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dc.description.abstract |
This research aims to build an intervention proposal applicable to the 9th grade of
Elementary School based on stories told by the people transposed to the theater.
The actions designed to achieve this goal were: to build the theoretical framework of
Discursive Semiotics, with emphasis on the Route Generative Sense; select among
the popular tales already raised, the base corpus for the retextualization in theater
script as a way of proposing a new enunciation; draw up a proposal for THEATER
WORKSHOP: FROM POPULAR TALES TO REPRESENTATION applicable to the
9th grade of Middle School. The methodology adopted was the bibliographical,
qualitative and applied research. The research universe consisted of 06 (six) tales
read among the tales already raised and recorded, extracted from the book “Conto
Popular e Comunidade Narrativa” by Francisco Assis de Sousa Lima (1985), and
collected in the region of Cariri, in the state of Ceará. Among the stories read, we
selected as corpus for the rewriting in Script as a proposal of representation in
theater, the tale “As viagens de São Pedro à terra” enunciated by Dália Nunes de
Brito. As a technical product, the research generated the workshop proposed by the
third specific objective. As a result of this investigation, we point out: the prose form
of the tale as a record of orality that was changed to script; the tale As viagens de
São Pedro à terra presents three subjects, figuratively portrayed by the actors: God,
St. Peter and the people, whose geographical narrative space is between heaven
and earth, in an uncertain time that bears the verbal linguistic marks indicating
present and past. The narrative tension we highlighted was: obedience versus
disobedience. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11912 |
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dc.date.accessioned |
2020-02-14T09:58:48Z |
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dc.date.available |
2020-02-14 |
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dc.date.available |
2020-02-14T09:58:48Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiótica discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Conto popular |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive semiotics |
pt_BR |
dc.subject |
Folk tale |
pt_BR |
dc.subject |
Theater |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Márcia Maria do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From storytelling to representation: orality in focus as proposal applicable to the 9th year. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Márcia Maria do. Da contação de história à representação: a oralidade em foco como proposta aplicável ao 9º ano. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |