DSpace/Manakin Repository

Estágio supervisionado em supervisão escolar.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DUARTE, Maria Elizabeth Gualberto.
dc.description.resumo Através da observação direta, por ocasião do estágio de Supervisão Escolar, captamos a ausência da comunicabilidade existente entre os alunos dessa escola, que com bastante dificuldades expressam-se na forma escrita e oral. Desenvolver o vocabulário por meio de leitura para a comunicação escrita e falada, contribuindo assim para que o mesmo transmita sua idéias, apresente sugestões e crie senso crítico. “O correio de Informação” consta de uma cartolina onde está contido um envelope, o qual os alunos colocam suas sugestões, críticas, informações e até mesmo elogios, coisas que os mesmos não falam pessoalmente por conta da timidez. Este trabalho foi por demais valiosos, uma vez que, as crianças inicialmente omitiam seu nome com receios de alguém criticasse suas sugestões, informações, elogios, etc. Mas depois conversamos bastante com os alunos, a partir daí não houve mais omissão dos nomes, como também aumentou o número de participantes do “Correio de Informação”, ficando bem claro que aconteceu uma mudança em termos de comunicação com todo pessoal da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.title Estágio supervisionado em supervisão escolar. pt_BR
dc.date.issued 1985-12-18
dc.description.abstract Through direct observation, on the occasion of the School Supervision internship, we perceive the absence of the existing communicability between the students of that school, who with great difficulties express themselves in written and oral form. Develop vocabulary through reading for written and spoken communication, thus contributing to the same to transmit your ideas, make suggestions and create a critical sense. “The information courier” consists of a card containing an envelope, which the students place their suggestions, criticisms, information and even praise for, things that they do not speak personally because of their shyness. This work was extremely valuable, since the children initially omitted their name for fear of someone criticizing their suggestions, information, praise, etc. But afterwards we talked a lot with the students, since then there was no more omission of names, as the number of participants in the “Correio de Informação” also increased, making it very clear that there was a change in terms of communication with all school personne pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11915
dc.date.accessioned 2020-02-14T10:50:08Z
dc.date.available 2020-02-14
dc.date.available 2020-02-14T10:50:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Ausência de comunicação
dc.subject Comunicação- escrita e falada
dc.subject Education
dc.subject School supervision
dc.subject Absence of communication
dc.subject Comunicação- escrita e falada
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque.
dc.creator SOUZA, Maria Eliete de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised internship in school supervision. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Maria Lúcia de Albuquerque; SOUZA, Maria Eliete de. Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1985. 50f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1985. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta