dc.creator.ID |
QUEIROGA, C. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1416238977825508 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAMPLONA, Paulo Xavier. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PAMPLONA, P. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4199550999504047 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
BEIRIGO, Raphael Moreira. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
BEIRIGO, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0411434397354156 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEITE, José Cleidimário Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino
médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo,
exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de
serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários.
Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes
que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A
pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução
466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado
para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de
Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados
dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da
água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o
processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos
como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a
prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento
pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Agronomia |
pt_BR |
dc.title |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-05-29 |
|
dc.description.abstract |
The goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high
school located in the municipality of São Domingos-PB. lt's a study about descriptive
character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08
auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 0 1 director and 02
secretarias. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% ofthe
participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and
Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed ín
Resolution 466/2012 of the Nacional Health Council, approved under n' 853.763. The
method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was perfomled
through simple Descriptive Statistics and grounded to the light ofthe relevant literature. The
results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of
rational use ofwater, the cosa ofmeals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the
process ofcomposting and sustainability. The vegetable garden ofFered, for both the students
and the teacher, a laboratory of searches and leaming with infomlation and practice, and it
encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and
makes students aware to have healthy eating habits. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-17T12:51:46Z |
|
dc.date.available |
2020-02-17 |
|
dc.date.available |
2020-02-17T12:51:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Hortaliças |
pt_BR |
dc.subject |
Vegetables |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implementation of an agroecological garden in a public school in the city of São Domingos-PB: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |