DSpace/Manakin Repository

Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROGA, C. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1416238977825508 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAMPLONA, Paulo Xavier.
dc.contributor.advisor1ID PAMPLONA, P. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4199550999504047 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 BEIRIGO, Raphael Moreira.
dc.contributor.advisor-co1ID BEIRIGO, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/0411434397354156 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITE, José Cleidimário Araújo.
dc.contributor.referee2 ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
dc.description.resumo O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob n' 853.763. O método utilizado para roleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos beneHlcios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agronomia pt_BR
dc.title Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2015-05-29
dc.description.abstract The goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high school located in the municipality of São Domingos-PB. lt's a study about descriptive character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08 auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 0 1 director and 02 secretarias. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% ofthe participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed ín Resolution 466/2012 of the Nacional Health Council, approved under n' 853.763. The method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was perfomled through simple Descriptive Statistics and grounded to the light ofthe relevant literature. The results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of rational use ofwater, the cosa ofmeals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the process ofcomposting and sustainability. The vegetable garden ofFered, for both the students and the teacher, a laboratory of searches and leaming with infomlation and practice, and it encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and makes students aware to have healthy eating habits. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11982
dc.date.accessioned 2020-02-17T12:51:46Z
dc.date.available 2020-02-17
dc.date.available 2020-02-17T12:51:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Hortaliças pt_BR
dc.subject Vegetables pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Implementation of an agroecological garden in a public school in the city of São Domingos-PB: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos-PB: estudo de caso. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta