Repositorio Dspace/Manakin

Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ARAÚJO, A. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3445729151190735 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Ramonildes Alves.
dc.contributor.referee2 Paulo, Maria de Assunção Lima de.
dc.description.resumo O objetivo desta dissertação é estudar narrativas de estudantes envolvidos na modalidade de ensino a distância (EAD) no Estado da Paraíba, focalizando suas experiências de inclusão/exclusão escolar e social. Nossa perspectiva teórica se inspira: (1) no pensamento de Bourdieu e Champagne acerca da exclusão operacionalizada no campo escolar em seus diversos níveis, mais especificamente no ensino universitário; (2) nas definições de Goffman sobre processo de estigmatização, destacando sua categoria de excluídos potenciais; (3) e na dicotomia estabelecidos e outsiders de Elias e Scotson para pensar os processos e efeitos da estigmatização por eles também focalizados. Analisamos os mecanismos de diferenciação, empoderamento, hierarquização, exclusão e estigma e seus efeitos nas trajetórias de estudantes da referida modalidade. A metodologia da pesquisa incluiu a análise dos documentos em que se encontra formalizado o modelos de EAD da UFPB e a elicitação de narrativas das experiências de uma amostra intencional de estudantes, selecionada a partir da acessibilidade e disposição para participar do processo de coleta de dados. Dentre as conclusões do trabalho, destacamos as seguintes: (1) das trajetórias narradas nas histórias de vida demonstram o peso da origem social nas escolhas dos cursos superiores; (2) a hierarquização dos cursos e modalidade permanece forte e gera processos de estigmatização; e (3) o ingresso dos estudantes de classes populares às universidades não eliminam às desigualdades socioeducacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância. pt_BR
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.description.abstract The objective of this research is to study narratives of students involved in distance learning (EAD) in the state of Paraiba, Brazil, focusing on their experiences of school inclusion and social exclusion. Our theoretical perspective is inspired by: (1) Bourdieu and Champagne's thinking about the operationalized exclusion in the school field at its various levels, more specifically in university education; (2) Goffman's definitions of the process of stigmatization, highlighting its category of potential excluded; (3) and in the established dichotomy and outsiders of Elias and Scotson to think about the processes and effects of stigmatization they also focus on. We will analyze the mechanisms of differentiation, empowerment, hierarchy, exclusion and stigma and their effects on the trajectories of students of this modality. The research methodology included the analysis of the documents in which the EADS models of the UFPB are formalized and the elicitation of narratives of the experiences of an intencional sample of UFPB/EAD‟ students, selected from the accessibility and willingness to participate in the data collection process. Among the main conclusions of this work we point out the following ones: (1) the trajectories narrated in life histories demonstrate the weight of social origin in the choices of higher courses; (2) the hierarchy of courses and modality remains strong and generates stigmatization processes; and (3) the entry of students from popular classes to universities does not eliminate socio-educational inequalities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199
dc.date.accessioned 2018-07-19T12:52:07Z
dc.date.available 2018-07-19
dc.date.available 2018-07-19T12:52:07Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Exclusão no Interior das Instituições Escolares pt_BR
dc.subject Escolarização e Processos de Estigmatização pt_BR
dc.subject Ensino Universitário pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Exclusion Within School Institutions pt_BR
dc.subject Schooling and Stigmatization Processes pt_BR
dc.subject University Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Amanda Sonály Camelo Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, A. S. C. A. Novos excluídos do interior? uma análise de narrativas de estudantes de Pedagogia/UFPB, na modalidade de ensino a distância. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1199 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta