DSpace/Manakin Repository

Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FRANÇA, L. S. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3560610575438818 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Darcon
dc.contributor.referee1ID SOUSA, D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Cláudia Gomes
dc.contributor.referee2ID FARIAS, C. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 pt_BR
dc.description.resumo As empresas atualmente estão inseridas em um ambiente intensamente competitivo, onde são exigidas cada vez mais reações rápidas, produtividade e inovação para que possam sobreviver no mercado. A administração de processos culturais não é uma tarefa simples, pois é composta de muitos elementos subjetivos. Porém, nota-se que a cultura organizacional aliada à orientação para o cliente se torna uma condição de extrema importância para as organizações que desejam obter vantagem competitiva. Deste modo, o estudo teve como objetivo analisar até que ponto a orientação para o cliente, e o desempenho estão presentes em uma determinada cultura organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de produtos agropecuários e processamento de resíduos de Campina Grande. A unidade de análise foi composta de seis funcionários do setor administrativo da empresa, realizadas através de um questionário, como forma de coleta de dados. Os resultados analisados mostraram que a empresa possui alguns elementos de orientação para o cliente, porém de forma insatisfatória para quem busca possui tal aspecto como um diferencial competitivo. Constatou-se também que a empresa vem apresentando desempenho inferior em relação a seus concorrentes, junto com problemas internos que podem a colocar em uma situação de vulnerabilidade em relação ao mercado. Concluiu-se de modo geral que a empresa enfrenta um quadro preocupante, pois está inserida em um mercado competitivo, vem demonstrando resultados piores que os concorrentes e não apresenta todos os elementos de orientação para o cliente que serviriam como uma grande fonte de vantagem competitiva, que a ajudaria a superar este cenário adverso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Companies are, currently, engaged in an intensely competitive environment, where are required increasingly faster reactions, productivity and innovation so that they can survive in the market. Administration of cultural processes is not a simple task, because it is made up of many subjective elements. However, it is clear that the organizational culture combined with client orientation becomes a condition of extreme importance for organizations that wish to gain competitive advantage. Thus, the study aims to analyze the extent to which the client orientation, and performance are present in a particular organizational culture. The method used was an exploratory and descriptive research in an agricultural products industry and waste processing of Campina Grande. The analysis unit consisted of six employees of the administrative sector of the company, carried out through a questionnaire, as a means of data collection. The analyzed results showed that the company has some elements of guidance to the client, however unsatisfactorily for a company that aims to have this aspect as a competitive differentiator. It was also found that the company has shown lower performance relative to its competitors, along with internal problems that can put it in a vulnerable situation in relation to the market. It was concluded generally that the company faces a worrying situation because it operates in a competitive market, has demonstrated worse results than competitors and does not have all the elements of client orientation that would serve as a major source of competitive advantage, that would help to overcome this adverse scenario. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016
dc.date.accessioned 2020-02-17T20:54:12Z
dc.date.available 2020-02-2017
dc.date.available 2020-02-17T20:54:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cultura organizacional. pt_BR
dc.subject Orientação para o cliente pt_BR
dc.subject desempenho pt_BR
dc.subject Organizational Culture pt_BR
dc.subject Client orientation pt_BR
dc.subject performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRANÇA, Luan Santos Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of cultural traits of customer orientation in an industry of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation FRANÇA, Luan Santos Pereira de. Análise dos traços culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12016 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta