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Gestão de uma empresa familiar do setor educacional: um estudo de caso.

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dc.creator.ID SOUSA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BALBINO, Débora Prazeres.
dc.contributor.advisor1ID BALBINO, D. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5339310049708008 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA, Vinicius Farias.
dc.contributor.referee1ID MOREIRA, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Wanderberg Alves.
dc.contributor.referee2ID BRANDÃO, W. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3475303519498490 pt_BR
dc.description.resumo As empresas familiares, iniciadas e/ou constituídas por pessoas de uma mesma família, representam uma parcela significativa do mercado no Brasil. Essas empresas geralmente começam a partir de um sonho empreendedor, e suas atividades tendem a ocorrer sem uma diferença precisa sobre o que diz respeito à empresa e o que diz respeito à família. A fim de entender melhor as especificidades desse segmento, e as suas características mais comuns, este trabalho se propõe a ser um estudo de caso sobre a Escola Santa Terezinha, uma empresa familiar, de pequeno porte, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. O objetivo, que por sua vez norteia a problemática da pesquisa, é identificar os desafios enfrentados pela escola Santa Terezinha, sob a perspectiva da gestão familiar, na percepção de seus gestores. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas com os gestores da empresa; e para a interpretação, a partir da transcrição dessas entrevistas, foi feita a análise de conteúdo das informações levantadas associando-as ao embasamento teórico realizado. Como resultados, foi possível observar diversos desafios da gestão, alguns associados à falhas nos processos gerenciais, principalmente quanto à falta de planejamento estratégico; outros decorrentes do envolvimento familiar; e outros ainda advindos da relação existente entre os diretores e suas divergências de comportamento e percepções sobre as atividades e decisões. Além destes, a empresa ainda sofre com algumas limitações impostas por características do setor, como é o caso da inadimplência, que são acentuadas pelo formato de gestão e relacionamento existente entre os gestores da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gestão de uma empresa familiar do setor educacional: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Family businesses, initiated and/or made by people from the same family, represent a significant market share in Brazil. These companies usually start from an entrepreneurial dream, and their activities tend to occur without a precise difference on what concerns the company and what is regarded to the family. In order to have a better understanding of the specificities of this segment, and it’s most common features, this paper aims to be a case of study about the Escola Santa Terezinha, a family business, of small proportions, located in the city of Campina Grande, Paraíba. The main objective, which turns to be the guide the problematic of the research, is to identify the challenges faced by Escola Santa Terezinha, from the perspective of family management, in the perception of its managers. As for the methodological aspects, it is a qualitative research, of descriptive character. For data collection, there were made interviews with the managers of the company; and for the interpretation, from the transcript of these interviews, it was made the content analysis of the information gathered as related to the theoretical foundation held. As results, it was possible to observe many management challenges, some associated with failures in management processes, particularly regarding the lack of strategic planning; others arising out of the family involvement; and others arising from the relationship between the directors and their behavioral differences and perceptions about the activities and decisions. In addition, the company also suffers from some limitations imposed by the characteristics of the sector, as is the case of default, which is accentuated by the management format and the relationship between the school managers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12019
dc.date.accessioned 2020-02-17T21:42:39Z
dc.date.available 2020-02-17
dc.date.available 2020-02-17T21:42:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Empresas familiares pt_BR
dc.subject Processos Gerenciais pt_BR
dc.subject Setor Educacional pt_BR
dc.subject Family Business pt_BR
dc.subject Business Processes pt_BR
dc.subject Educational Sector pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Micheline Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management of a family business in the educational sector: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Micheline Alves de. Gestão de uma empresa familiar do setor educacional: um estudo de caso. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12019 pt_BR


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