DSpace/Manakin Repository

Compreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SAMPAIO, G. M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5784621008004137 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.advisor1ID VIEIRA, M. F. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 pt_BR
dc.contributor.referee1 LULA JÚNIOR , Bernardo.
dc.contributor.referee2 COUTINHO, Solange Galvão.
dc.description.resumo Com a massiva leitura em telas de computador é necessário evitar desgastes físicos e mentais assim como interferências no processo de aquisição da informação. Para contribuir através da compreensibilidade de textos didáticos disponíveis na internet, é necessário o cuidado com aspectos gráficos relacionados a apresentação dos elementos na tela. Uma apresentação pobre destes elementos pode causar deficiência na legibilidade prejudicando a apreensão e memorização da informação. Este trabalho investiga dois destes aspectos: a entrelinha e duas fontes específicas – Verdana e Georgia. A investigação foi conduzida num experimento combinou a opinião do usuário com os testes de compreensibilidade. Este pesquisa propõe uma série de orientações para o design de textos contínuos, tomando como base os dados deste experimento, somados aos resultados encontrados na literatura consultada. As orientações dos aspectos gráficos tratam de: tamanho da fonte, tipo da fonte, comprimento da linha, entrelinha, alinhamento do texto e relação de cor entre fundo e caractere. As recomendações se aplicam a qualquer texto contínuo acima de 600 palavras, exibido em fontes Georgia ou Verdana, em monitores CRT, para aquisição de conhecimento como ambientes educação a distância, revistas ou livros on-line . Estas orientações são dirigidas aos usuários que não possui conhecimento específico sobre design gráfico, e que necessitam formatar os aspectos tipográficos de textos para serem exibidos na web, particularmente com intuitos educativos. Esta pesquisa atingiu seus objetivos ao propor recomendações que complementam os aspectos tipográficos não tratados na literatura, além de disponibilizar diretrizes para o projeto gráfico de textos contínuos exibidos em plataformas de ensino a distância. A contribuição advinda destes dados visa orientar os usuários que necessitam configurar textos contínuos para fins didáticos, científicos e informativos de modo geral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Compreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas. pt_BR
dc.date.issued 2002-02-26
dc.description.abstract With the mass reading on the computer screen, it is necessary to avoid physical and mental tiredeness as well as interferences in the process of acquiring information. To contribute towards the comprehensibility of didactical texts available through the internet it is necessary to care for graphical aspects related to the presentation of the elements on the screen. The poor presentation of theses elements can cause legibility defficiencies impairing the aprehension and memorisation of the information on display. This work presents the investigation of two of these aspects: line spacing and two specific font types: Verdana and Georgia. The investigation was conducted as an experiment combined with a survey on readears opinion on the text readability. As a result of this investigation it is proposed a set of guidelines for text design in which are based on the result of this research whereas others originate from a literature survey. The guidelines cover graphical aspects such as font size, font type, line lenght, line spacing, text alignment and color. The recommendations apply to any continuous text, with 600 words or above, displayed in Georgia or Verdana font types, on a CRT monitor in the Web, for knowledge acquisition purpuses such as distant learning, on-line magazines, on line books, etc. The guidelines are directed to non-expert designers when deciding on the presentation of continuous text to be presented on the Web, in particular for the purpose of knowledge acquisition such as didactical, and information retrieval in general. The work’s contribution was to experimentally suport the recommendations after investigating the relationship between the two aspects of typographical configuration of text with the ease of reading, in the specific context of acquisition on the web, supported by elearning plataforms. Similar experimental results were not found in the literature review. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12029
dc.date.accessioned 2020-02-18T09:56:33Z
dc.date.available 2020-02-18
dc.date.available 2020-02-18T09:56:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Interface Homem Máquina pt_BR
dc.subject Compreensibilidade pt_BR
dc.subject Ensino à Distância pt_BR
dc.subject Man-Machine Interface pt_BR
dc.subject Understandability pt_BR
dc.subject Distance Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SAMPAIO, Grace Maria Cavalcanti.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comprehensibility of continuous texts in graphical interfaces. pt_BR
dc.identifier.citation SAMPAIO, G. M. C. Compreensibilidade de textos contínuos em interfaces gráficas. 2002. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12029 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta