dc.creator.ID |
SILVA, J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Lígia Maria Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2 |
|
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta
constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário
desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta
modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de
crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo,
capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a
realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de
campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia
Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem
qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia
Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente
Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito
avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos
segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a
técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e
analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição
em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes,
apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam
em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os
princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de
forma superficial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Education of young people and adults in their educational universe faces
constant changes and challenges, while it is necessary to develop studies,
since it holds unequal actions this modality of teaching can not be seen
only as children's literacy, since that subject that is part of this modality is
an active being, capable of observing, as well as acting and interacting in
order to modify reality in which it is inserted. Present work deals with a
field study with a level of bibliographical research related to the themes
Solidarity Solidarity and Youth and Adult Education (YAE), with a
qualitative and quantitative approach, about how Solidarity Economy
principles are being applied on teaching of YAE, at Presidente Vargas
School, located in municipality of Sume-PB. It is also intended to evaluate
how students can innovate their curricula about this segments that involve
Solidary Economy. For that, questionnaire technique was used. A
questionnaire was applied with target public and curricula of Youth and
Adult Education of the institution in question were analyzed. Based on
analysis of data, can be observed that teachers, despite having knowledge
about the subject, do not contemplate it in their disciplines. It is clear
absence of contents that embrace principles of Solidarity Economy and
when this occurs are discussed in a superficial way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-19T17:34:56Z |
|
dc.date.available |
2020-02-19 |
|
dc.date.available |
2020-02-19T17:34:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo da EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and adult education |
pt_BR |
dc.subject |
EJA Curriculum |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jucileide Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 |
pt_BR |