DSpace/Manakin Repository

Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8075219229606935 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Lígia Maria Ribeiro.
dc.contributor.referee2 SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva2
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos, em seu universo educacional enfrenta constantes mudanças e desafios, ao passo em que se faz necessário desenvolver estudos, uma vez que detentora de acoes impares esta modalidade de ensino não pode ser vista apenas como alfabetização de crianças, visto que o sujeito que faz parte desta modalidade e um ser ativo, capaz de observar, bem como de agir e interagir a fim de modificar a realidade na qual esta inserido O presente trabalho trata de um estudo de campo com nível de pesquisa bibliográfica referente aos temas Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com abordagem qualitativa e quantitativa, acerca de como os princípios da Economia Solidaria estão sendo aplicados no Ensino da EJA, na Escola Presidente Vargas, situada no município de Sumé-PB. Tem-se, ainda, como intuito avaliar de que forma os docentes podem inovar seus currículos acerca dos segmentos que envolvem a Economia Solidaria. Para tanto, utilizou-se a técnica de questionário. Foi aplicado um questionário com o publico alvo e analisaram-se os currículos da Educação de Jovens e Adultos da instituição em questão. Com base na analise dos dados percebeu-se que os docentes, apesar de possuírem conhecimentos sobre a temática, não a contemplam em suas disciplinas. Fica clara a ausência dos conteúdos que abarcam os princípios da Economia Solidaria e, quando isso ocorre, são discutidos de forma superficial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Education of young people and adults in their educational universe faces constant changes and challenges, while it is necessary to develop studies, since it holds unequal actions this modality of teaching can not be seen only as children's literacy, since that subject that is part of this modality is an active being, capable of observing, as well as acting and interacting in order to modify reality in which it is inserted. Present work deals with a field study with a level of bibliographical research related to the themes Solidarity Solidarity and Youth and Adult Education (YAE), with a qualitative and quantitative approach, about how Solidarity Economy principles are being applied on teaching of YAE, at Presidente Vargas School, located in municipality of Sume-PB. It is also intended to evaluate how students can innovate their curricula about this segments that involve Solidary Economy. For that, questionnaire technique was used. A questionnaire was applied with target public and curricula of Youth and Adult Education of the institution in question were analyzed. Based on analysis of data, can be observed that teachers, despite having knowledge about the subject, do not contemplate it in their disciplines. It is clear absence of contents that embrace principles of Solidarity Economy and when this occurs are discussed in a superficial way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126
dc.date.accessioned 2020-02-19T17:34:56Z
dc.date.available 2020-02-19
dc.date.available 2020-02-19T17:34:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Currículo da EJA pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject EJA Curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jucileide Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the insertion of the principles of solidarity economy in youth and adult education (EJA) at Escola Presidente Vargas in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jucileide Alves de Araújo. Análise da inserção dos princípios da economia solidária na educação de jovens e adultos (EJA) na Escola Presidente Vargas em Sumé- PB. 2017. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12126 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta