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O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube.

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dc.creator.ID BAZANTE, A.M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso das mídias sociais no marketing esportivo no Treze Futebol Clube pela pespectiva do gestor e dos torcedores. A partir da revisão da literatura referente aos tópicos de marketing digital, mídiais sociais, marketing esportivo e redes sociais realizou-se uma pesquisa de abordagem (qualitativa e quantitativa). A fase qualitativa envolveu a realização de entrevista junto ao gestor de mídias sociais do Treze Futebol Clube. A etapa quantitativa do estudo compreendeu a aplicação de um survey com 105 torcedores do clube. Os resultados obtidos indicam que o clube faz uso das mídias sociais de forma deliberada para aproximar o torcedor do clube e cerar vendas de ingressos, canecas e demais produtos. Do ponto de vista do torcedor, a maioria dos torcedores que utiliza as redes sociais do clube frequenta os jogos. O público é majoritariamente jovem e frequentemente compra os produtos do clube. O estudo sugere que o uso de mídias sociais por parte dos clubes de futebol pode contribuir para a geração de receita e engajamento do torcedor, por exemplo, o estudo do Corinthians Futebol Clube no Marketing esportivo: repensando a gestão de um clube de futebol no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This research had the objective of analyzing the use of social media by Thirteen Soccer Club by the perspective of the manager and the fans. From the literature review on the topics of digital marketing, social media, sports marketing and social networks, a qualitative and quantitative approach was carried out. The qualitative phase involved an interview with the social media manager of Thirteen Football Club. The quantitative stage of the study comprised the application of a survey of 105 club supporters. The results indicate that the club makes use of social media deliberately to bring the fan closer to the club and to seal sales of tickets, mugs and other products. From the consumer's point of view, the majority of fans using the club's social networks attend games. The public is mostly young and often buys the club's products. The study suggests that the use of social media by football clubs can contribute to customer revenue and engagement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157
dc.date.accessioned 2020-02-20T16:47:39Z
dc.date.available 2020-02-20
dc.date.available 2020-02-20T16:47:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Treze Futebol Clube pt_BR
dc.subject Marketing esportivo pt_BR
dc.subject Mídiais sociais pt_BR
dc.subject Thirteen Football Club pt_BR
dc.subject Sports marketing pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BAZANTE, Arthur Monteiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Use of Social Media in Sports Marketing: A Study at Thirteen Football Club. pt_BR
dc.identifier.citation BAZANTE, Arthur Monteiro. O Uso das Mídias Sociais no Marketing Esportivo: Um Estudo no Treze Futebol Clube. 25 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12157 pt_BR


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