DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva para crianças com transtorno mentais em escolas da rede pública de educação da cidade de Sousa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9303633756654356 pt_BR
dc.contributor.advisor1 JUNQUEIRA, Helmara Giccelli Formiga Wanderley.
dc.contributor.advisor1ID JUNQUEIRA, H. G. F. W.
dc.contributor.referee1 TOMAZ, Marianna Andrade.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0681668636904247 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Juliana e Silva de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2874345339269386 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho visa percorrer acercar das imposições da inserção de crianças com patologias psicológicas nas escolas públicas regulares da cidade de Sousa no estado da Paraíba. Buscou-se analisar criticamente o cumprimento da plena educação analisando a efetivação das políticas nacionais de inclusão educacional de crianças portadoras de transtornos mentais, em consonância com a Lei 10.216/2001 e de acordo com as recomendações contidas na Declaração de Salamanca, de 1994. Diante do objetivo posto a pesquisa foi aplicada por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados, correspondendo a uma pesquisa de campo qualitativa de caráter exploratório, e as respostas analisadas mediante a vertente marxista critica dialética. As entrevistas foram realizadas em escolas da cidade de Sousa-PB, e Secretaria da Educação, voltada para profissionais com formação em pedagogia e psicologia. O trabalho é focalizado em analisar o compromisso do Estado com a educação inclusiva que por diversas vezes não oportuniza capacitação aos docentes, e os desafios enfrentados pelos profissionais que acabam reforçando o discurso de desresponsabilização estatal levados pela ideia de que o que já foi desenvolvido já resolveu o problema da inserção adequada destas crianças, analisou-se de forma crítica a inserção destas crianças, que por muitas vezes pela falta comprometimento por parte de sua família, de aparato de outros órgãos que lhes viabilize um tratamento acordado com a escola encontra muitas dificuldades no seu caminho, mas que a entre lutas e entraves há avanços na educação inclusiva da cidade de Sousa-PB. Na construção do mesmo foram utilizados leituras de grandes estudiosos da saúde mental como: Paulo Amarante, Franco Basaglia, Sandra Caponi, Isaias Pessoti, entre outros autores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title Educação inclusiva para crianças com transtorno mentais em escolas da rede pública de educação da cidade de Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-12
dc.description.abstract This work aims to go closer to the impositions of the insertion of children with psychological pathologies in the regular public schools of the city of Sousa in the state of Paraíba. The aim was to critically analyze the fulfillment of full education by analyzing the effectiveness of national policies for the educational inclusion of children with mental disorders, in accordance with Law 10.216 / 2001 and in accordance with the recommendations contained in the Declaration of Salamanca, 1994. of the research objective was applied through interviews with semistructured scripts, corresponding to a qualitative field research of an exploratory nature, and the answers analyzed through the dialectical critique of Marxism. The interviews were carried out in schools of the city of Sousa-PB, and Secretary of Education, aimed at professionals with training in pedagogy and psychology. The work is focused on analyzing the state's commitment to inclusive education, which on several occasions does not provide training for teachers, and the challenges faced by professionals who end up reinforcing the discourse of state responsibility given the idea that what has already been developed has already solved the problem of the adequate insertion of these children, a critical analysis was made of the insertion of these children, who often because of the lack of commitment on the part of their family, of the apparatus of other organs that allows them a treatment agreed with the school, finds many difficulties in the their path, but that between struggles and obstacles there are advances in the inclusive education of the city of Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12171
dc.date.accessioned 2020-02-21T16:54:52Z
dc.date.available 2020-02-21
dc.date.available 2020-02-21T16:54:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Patologias psicológicas pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Luta antimanicomial pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Psychological pathologies pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Antimanicomial struggle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Kamilla Gomes,
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education for children with mental disorders in public schools in the city of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Kamilla Gomes. Educação inclusiva para crianças com transtorno mentais em escolas da rede pública de educação da cidade de Sousa - PB. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, – Sousa/PB – Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta