DSpace/Manakin Repository

Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENESES, A. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2775614935869000 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.description.resumo No atual contexto das organizações é notória a crescente necessidade de investimentos em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E por meio das quais os colaboradores podem desenvolver novas competências e habilidades, bem como experimentar mudanças comportamentais que irão contribuir para a manutenção da sua própria empregabilidade e para o aumento da competitividade organizacional. Porém, os resultados de um treinamento nem sempre são visivelmente quantificáveis, daí a importância da utilização de instrumentos que permitam medir o impacto do treinamento no trabalho, podendo este ser observado através de duas dimensões: o impacto em profundidade e em amplitude. Com base no Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho – IMPACT desenvolvido por Abbad (1999), o presente estudo teve como objetivo descrever o impacto em amplitude do treinamento no trabalho na perspectiva de autoavaliação dos supervisores de uma empresa de Call Center localizada em Campina Grande - PB. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a uma amostra de 45 supervisores que participaram de um treinamento denominado Coaching oferecido pela empresa. Os resultados apontam que o impacto em amplitude deste treinamento, na percepção de autoavaliação dos participantes foi bastante positivo, apresentando baixa dispersão em todos os itens avaliados. Os participantes afirmaram que utilizam com frequência o que foi ensinado e aproveitam os ensinamentos para minimizar erros. Também observaram aumento de sua autoconfiança e motivação para o trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract In the current context of organizations is notoriously increasing need for investments in shares of Training, Development and Education – TD&E through which employees can develop new skills and abilities, and to experience behavioral changes that will contribute to maintenance of its own employability and increasing organizational competitiveness. However, the results of training are not always visibly measurable, hence the importance of using instruments to measure the impact of training on the job, this can be observed through two dimensions, the impact depth and amplitude. Based on Assessment Work Training Integrated Model – IMPACT developed by Abbad (1999), the current study aimed to describe the impact of the amplitude on the job training from the perspective of self-assessment of the supervisors of a company's Call Center located in Campina Grande - PB. To this end, was performed a descriptive research with quantitative approach, whose data were collected through questionnaires applied to a sample of 45 supervisors who participated in a training program called Coaching offered by the company. The results indicate that the impact of this training in amplitude in the perception of self-assessment of participants was very positive, with low dispersion in all items. Participants said they often use what was taught and enjoying the lessons to minimize errors. We also observed an increase in self-confidence and motivation to work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173
dc.date.accessioned 2020-02-24T15:55:03Z
dc.date.available 2020-02-24
dc.date.available 2020-02-24T15:55:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Treinamento pt_BR
dc.subject Coaching pt_BR
dc.subject Impacto pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Coaching pt_BR
dc.subject Impact pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENESES, Ailma Raposo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impact of coaching training at work: a study with employees of a call center company in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MENESES, Ailma Raposo de. Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta