dc.creator.ID |
MENESES, A. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2775614935869000 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No atual contexto das organizações é notória a crescente necessidade de investimentos em
ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E por meio das quais os
colaboradores podem desenvolver novas competências e habilidades, bem como experimentar
mudanças comportamentais que irão contribuir para a manutenção da sua própria
empregabilidade e para o aumento da competitividade organizacional. Porém, os resultados de
um treinamento nem sempre são visivelmente quantificáveis, daí a importância da utilização
de instrumentos que permitam medir o impacto do treinamento no trabalho, podendo este ser
observado através de duas dimensões: o impacto em profundidade e em amplitude. Com base
no Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho – IMPACT desenvolvido por
Abbad (1999), o presente estudo teve como objetivo descrever o impacto em amplitude do
treinamento no trabalho na perspectiva de autoavaliação dos supervisores de uma empresa de
Call Center localizada em Campina Grande - PB. Para tanto, foi realizado uma pesquisa
descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de questionários
aplicados a uma amostra de 45 supervisores que participaram de um treinamento denominado
Coaching oferecido pela empresa. Os resultados apontam que o impacto em amplitude deste
treinamento, na percepção de autoavaliação dos participantes foi bastante positivo,
apresentando baixa dispersão em todos os itens avaliados. Os participantes afirmaram que
utilizam com frequência o que foi ensinado e aproveitam os ensinamentos para minimizar
erros. Também observaram aumento de sua autoconfiança e motivação para o trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
In the current context of organizations is notoriously increasing need for investments in shares
of Training, Development and Education – TD&E through which employees can develop new
skills and abilities, and to experience behavioral changes that will contribute to maintenance
of its own employability and increasing organizational competitiveness. However, the results
of training are not always visibly measurable, hence the importance of using instruments to
measure the impact of training on the job, this can be observed through two dimensions, the
impact depth and amplitude. Based on Assessment Work Training Integrated Model –
IMPACT developed by Abbad (1999), the current study aimed to describe the impact of the
amplitude on the job training from the perspective of self-assessment of the supervisors of a
company's Call Center located in Campina Grande - PB. To this end, was performed a
descriptive research with quantitative approach, whose data were collected through
questionnaires applied to a sample of 45 supervisors who participated in a training program
called Coaching offered by the company. The results indicate that the impact of this training
in amplitude in the perception of self-assessment of participants was very positive, with low
dispersion in all items. Participants said they often use what was taught and enjoying the
lessons to minimize errors. We also observed an increase in self-confidence and motivation to
work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-24T15:55:03Z |
|
dc.date.available |
2020-02-24 |
|
dc.date.available |
2020-02-24T15:55:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Treinamento |
pt_BR |
dc.subject |
Coaching |
pt_BR |
dc.subject |
Impacto |
pt_BR |
dc.subject |
Training |
pt_BR |
dc.subject |
Coaching |
pt_BR |
dc.subject |
Impact |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENESES, Ailma Raposo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Impact of coaching training at work: a study with employees of a call center company in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENESES, Ailma Raposo de. Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
pt_BR |