dc.creator.ID |
TORRES, B. C. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8831315216474995 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOREIRA, Vinícius Farias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo tem o objetivo de analisar, sob a ótica de clientes segurados e corretores, como a lealdade
e seus antecedentes influenciam o marketing de relacionamento no segmento de reparos automotivos.
A definição dos antecedentes da lealdade teve como base o modelo teórico das Intenções
Comportamentais de Reichelt (2012), sendo eles: Valor Percebido e Satisfação. Já para categoria de
lealdade utilizou-se a métrica Net Promoter Score (NPS). Trata-se de um estudo de caso em uma
oficina de lanternagem e pinturas na cidade de Campina Grande – PB, com uso de abordagem mista
de pesquisa. Na abordagem qualitativa foram conduzidas entrevistas, análise de documentos e
observação participante. Já na abordagem quantitativa, forma aplicados questionários junto a 131
clientes segurados e 27 corretores de seguros automotivos. Os dados do caso levam a percepção de
que a lealdade influencia diretamente no marketing de relacionamento e que sua utilização no caso
analisado gerou resultados mais positivos para desenvolver a lealdade dos corretores do que a dos
clientes segurados, em função da ausência de ferramentas que auxiliem no controle dessas vertentes.
Por fim, destaca-se a relevância de um relacionamento em que os benefícios mútuos são mais
evidentes e a importância de inserir a percepção de todos elos envolvidos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Influência da lealdade e seus antecedentes no Marketing de Relacionamento: o caso de uma oficina de lanternagem e pinturas automotivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This article aims to analyze, from a perspective of clients and brokers, how a company and its
antecedents influence relationship marketing in the segment of automotive repairs. The basis of
the research results was based on Reichelt's theoretical model of Behavioral Intentions (2012),
which are: Perceived Value and Satisfaction. Already for the category of loyalty was used to Net
Promoter Score (NPS). This is a case study in a workshop of paintings and lighting in the city of
Campina Grande - PB, using a mixed approach of research. Qualitative interviews, document
analysis and participant observation were conducted. The questionnaire is already made up of 131
insurance clients and 27 automotive insurance brokers. The event data leads to the perception that
the influence is not directly related to marketing and that its use is not analyzed if there are more positive results to develop the loyalty of the brokers than to certain type of information. control of
those aspects. Finally, the relevance of a relationship in which the benefits are most evident and
the importance of inserting the perception of all involved is highlighted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12177 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-24T16:43:04Z |
|
dc.date.available |
2020-02-24 |
|
dc.date.available |
2020-02-24T16:43:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing de relacionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Lealdade |
pt_BR |
dc.subject |
Valor percebido |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Loyalty |
pt_BR |
dc.subject |
Perceived value |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TORRES, Bianca Caroline Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of loyalty and its background in Relationship Marketing: the case of a body shop and automotive paints. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TORRES, Bianca Caroline Oliveira. Influência da lealdade e seus antecedentes no Marketing de Relacionamento: o caso de uma oficina de lanternagem e pinturas automotivas. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12177 |
pt_BR |