dc.creator.ID |
CAMPOS, D. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2273786077004223 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIKI, A. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AGUIAR, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MELO, Lúcia Silva Albuquerque de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALBUQUERQUE, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7135220151360318 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo desta pesquisa foi identificar os elementos e forma dos espaços de educação
criativa a partir da ótica dos principais atores envolvidos no âmbito do ensino da
administração na educação universitária. Para isto o estudo se fundamenta em três principais
teóricas: cocriação de valor, espaços criativos de educação e inovação educativa. A
metodologia utilizada é qualitativa baseada num estudo de caso experimental em que
operacionaliza um processo de cocriação de valor utilizando a técnica de Focus Group com
uma amostragem intencional. Os integrantes da amostra foram professores, estudantes,
servidores e direção da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da
Universidade Federal de Campina Grande. Os resultados indicam um alinhamento com as
perspectivas teóricas de inovação educativa e espaços criativos, no que tange a inovação
institucional, especificamente estrutural e inovação didática. O modelo ideal de espaço
criativo de educação cocriado pelo grupo mantem semelhança com os espaços de co-working
e de estruturas organizacionais de empresas não tradicionais. Conclui-se que existe um
consenso entre professores e alunos de que o espaço de salas de aula utilizados na atualidade,
na grande maioria das universidades brasileiras, está ultrapassado e, é desestimulante para a
criatividade, tanto para educadores como para estudantes, necessitando serem repensados
urgentemente sob pena de serem um dos pontos gerados da evasão escolar. Finalmente, o
espaço criativo de educação foi associado com interação, tecnologias, funcionalidades,
gamificação e ócio criativo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Espaços de educação criativa na universidade: um processo de cocriação de valor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This research objective was to identify the elements and form of creative education spaces
from the perspective of the primary stakeholders in the context of university education of
management degree. The theoretical background is based on three main perspectives: value
creation, creative spaces of education and educational innovation. The methodology used is
qualitative. It is an experimental case study that conducted a process of value co-creation
using the Focus Group technique with an intentional sampling. The members of the sample
were teachers, students, staff and heads of the Faculty of Administration and Accounting at
the Federal University of Campina Grande. The results indicated alignment with the
theoretical perspectives of educational innovation and creative spaces, regarding institutional
innovation, in particular, structural and didactic change. Ideal creative space for education cocreated by the group maintains similarity to the co-working spaces and its philosophy, as well
as, organizational structures of non-traditional firms. The conclusions indicated a consensus
among teachers and students about the current classrooms used by the majority of Brazilian
universities, which are considered outdated. The Focus group alert that traditional spaces
discourage creativity for both educators and students, needing to be rethought urgently under
penalty of being one of the points generated by school dropout. Finally, the creative education
spaces were associated with the interaction, technologies, functionalities, gamification and
creative leisure. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12181 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-24T17:20:45Z |
|
dc.date.available |
2020-02-24 |
|
dc.date.available |
2020-02-24T17:20:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cocriação de valor |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço criativo de educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação educativa |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Focus Group |
pt_BR |
dc.subject |
Value co-creation |
pt_BR |
dc.subject |
Creative educational space |
pt_BR |
dc.subject |
University |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation educational |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPOS, Danieli Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creative education spaces at the university: a process of co-creation of value. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMPOS, Danieli Barbosa. Espaços de educação criativa na universidade: um processo de cocriação de valor. 2018. 54 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12181 |
pt_BR |