DSpace/Manakin Repository

A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, Daniel Francisco pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1700510143452289 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROZ, Amarino Oliveira de.
dc.contributor.referee2 ALVES, José Helder Pinheiro.
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo observar a recepção da embolada na sala de aula através de uma experiência de leitura no 9º ano do ensino fundamental. Durante a vivência verificamos como se deu a recepção dos alunos utilizando os aspectos performáticos, sonoros e rítmicos da embolada através de uma metodologia de leitura que partiu das categorias de vocalidade e performance. Dos referenciais teóricos que nortearam a pesquisa, destacamos as reflexões da Estética da Recepção com Jauss (1979), (1994) e Iser (1999) quando discutem o papel do leitor na relação com a obra, os horizontes de expectativas, os três pontos fundamentais da fruição estética (produção, recepção e comunicação) e os lugares vazios. Como estratégias para a leitura na sala de aula lançamos mão de Zumthor (2014), Kefalás (2012) e Oliveira (2009), (2010) e (2018) sobre leitura, recepção e performance. Tratando sobre o viés da oralidade nos amparamos em Cascudo (2006) e Zumthor (1993) e (2010). Quanto às orientações teórico-metodológicas nos auxiliamos em Bordine e Aguiar (1988) e Cosson (2011). No que se refere à embolada, tomamos como base os estudos de Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) e Ayala (1999) e (2009). A embolada, além da abordagem cômica e dos recursos sonoros e rítmicos, como as figuras de som e o ritmo, auxiliado pelo pandeiro, apresenta uma estrutura narrativa que chega inclusive a ser transcrita e transformada em folhetos (cocos de cordel). Nos momentos de leitura em sala de aula constatamos que à experiência com a embolada pode se tornar significativa ao possibilitar o envolvimento através do jogo com as palavras. A recepção dos alunos foi possível a partir da leitura performática realizada por eles e mediada pelo professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. pt_BR
dc.date.issued 2018-08
dc.description.abstract This research had as objective to observe the reception of the embolada in the classroom through a reading experience in the 9th year of elementary school. During the experiment, we verified how was the reception of the students using the performative, sonorous and rhythmic aspects of the embolada through a methodology of reading that started from the categories of vocality and performance. From the theoretical references that guided the research, we highlight the reflections of the Reception Aesthetics with Jauss (1979), (1994) and Iser (1999) when discussing the role of the reader in relation to the work, the horizons of expectations, the three fundamental points of aesthetic fruition (production, reception and communication) and the empty places. As strategies for reading in the classroom we use Zumthor (2014), Kefalás (2012) and Oliveira (2009), (2010) e (2018) on reading, reception and performance. Addressing the bias of orality we rely on in Cascudo (2006) and Zumthor (1993) (2010). As for the theoretical-methodological orientations, we had Bordine and Aguiar (1988) and Cosson (2011). As for the embolada, we take as base the studies of Queiroz (2002), Sobrinho (2003), Travassos (2010) and Ayala (1999) e (2009). The embolada, besides the comic approach and the sonorous and rhythmic, resources like the figures of sound and the rhythm, aided by the tambourine, it presents a narrative structure that even is transcribed and transformed into leaflets (cocos de cordel). In the moments of reading in the classroom we found that the experience with the embolada can become significant to enable the involvement through the game with the words. The reception of the students was possible from the performative reading performed by them and mediated by the teacher. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201
dc.date.accessioned 2020-02-27T18:11:21Z
dc.date.available 2020-02-27
dc.date.available 2020-02-27T18:11:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de Leitores pt_BR
dc.subject Training of Raders pt_BR
dc.subject Entrenamiento de Lectores pt_BR
dc.subject Embolada na Sala de Aula pt_BR
dc.subject Embolizado en el Aula pt_BR
dc.subject Embolized in the Classroom pt_BR
dc.subject Poética Oral pt_BR
dc.subject Oral Petics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Daniel Francisco da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Embolada in the classroom: reception, vocality and performance. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, D. F. da. A embolada na sala de aula: recepção, vocalidade e performance. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12201 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta