DSpace/Manakin Repository

Ensino de língua espanhola para a criticidade: modos de fazer no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LACERDA, D. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0049530587919611 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAMOS, Fabiana.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Fábio Marques de.
dc.description.resumo Nesta dissertação, evidenciamos nossa preocupação com um ensino de línguas que contribua para a formação de aprendizes críticos e participativos. Pretendemos, dessa forma, verificar como o ensino de Língua Espanhola é proposto no 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande, tendo em vista os pilares educacionais previstos nas OCEM (BRASIL, 2006) para a formação crítica dos aprendizes. Como desdobramento deste, apresentamos dois objetivos específicos, quais sejam: (1) analisar as atividades do livro didático adotado para o 2ª ano do Ensino Médio e (2) buscar compreender a prática pedagógica da professora, tendo como base o LC. Para atendermos aos nossos objetivos, inicialmente, situamos nossa pesquisa no paradigma da pós-modernidade (BAUMAN, 2001; LAMPERT, 2007) e analisamos nosso corpus à luz de teorias que apontam caminhos para a ruptura de modelos tradicionais corroborando uma abordagem de ensino voltada para o social, para a cultura, para a cidadania, para a negociação de sentidos, para a expansão de perspectivas e construção de saberes. Assim, traremos à baila contribuições de Monte Mór (2012, 2013), Jordão (2013), Costa (2012), Menezes de Sousa (2010, 2011a; 2011b), Cervetti, Pardales e Damico (2001), Serrani (2005), Freitas (2004), Coracini (2000, 2003, 2014); que dialogam com os pilares educacionais previstos nas OCEM (BRASIL, 2006) em busca de uma formação crítica na educação básica. Realizamos um estudo de caso etnográfico envolvendo uma professora do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande. Empreendemos uma investigação de natureza qualitativa, interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2008), utilizando notas de campo, entrevista, transcrições de aulas e análise de documentos (LD, avaliação escrita, textos). A análise dos dados revela um o ensino preocupado em desenvolver a cidadania dos aprendizes ao expandir suas perspectivas mediante reflexões críticas em sala de aula. No entanto, há momentos em que tal prática se configura como tradicionalista na qual a busca por um ideal de completude perpassa o ensino de língua espanhola na comunidade estudada. Os resultados nos permitem refletir sobre a importância de uma formação profissional que atenda às demandas da sociedade pós- moderna, heterogênea e líquida para que o ensino de línguas forme aprendizes-cidadãos aptos a agirem mediante mudanças provocadas pela pós-modernidade que visam à desconstrução de preconceitos e de verdades absolutas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Ensino de língua espanhola para a criticidade: modos de fazer no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-26
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12202
dc.date.accessioned 2020-02-27T18:24:02Z
dc.date.available 2020-02-27
dc.date.available 2020-02-27T18:24:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Enseñanza de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Foreign language teaching pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Postmodernity pt_BR
dc.subject Posmodernidad pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Formación ciudadana pt_BR
dc.subject Citizen formation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Débora Cristhine Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de lengua española para la crítica: formas de hacerlo en la escuela secundaria. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, D. C. L. ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA CRITICIDADE: modos de fazer no ensino médio. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12202 pt_BR
dc.description.resumen En esta disertación, destacamos nuestra preocupación por la enseñanza de idiomas que contribuye a la formación de aprendices críticos y participativos. De esta forma, tenemos la intención de verificar cómo se propone la enseñanza del idioma español en el segundo año de la escuela secundaria en una escuela pública en Campina Grande, en vista de los pilares educativos previstos en el OCEM (BRASIL, 2006) para la capacitación crítica de los aprendices. Como resultado de esto, presentamos dos objetivos específicos, a saber: (1) analizar las actividades del libro de texto adoptado para el segundo año de la escuela secundaria y (2) tratar de comprender la práctica pedagógica del maestro, basada en la LC. Para cumplir con nuestros objetivos, inicialmente colocamos nuestra investigación dentro del paradigma de la posmodernidad (BAUMAN, 2001; LAMPERT, 2007) y analizamos nuestro corpus a la luz de las teorías que apuntan a formas de romper modelos tradicionales, corroborando un enfoque de enseñanza dirigido a lo social, por la cultura, por la ciudadanía, por la negociación de significados, por la expansión de perspectivas y construcción del conocimiento. Por lo tanto, presentaremos contribuciones de Monte Mór (2012, 2013), Jordão (2013), Costa (2012), Menezes de Sousa (2010, 2011a; 2011b), Cervetti, Pardales y Damico (2001), Serrani (2005), Freitas (2004), Coracini (2000, 2003, 2014); ese diálogo con los pilares educativos previstos en la OCEM (BRASIL, 2006) en busca de una formación crítica en educación básica. Realizamos un estudio de caso etnográfico con un maestro de secundaria de segundo año en una escuela pública en Campina Grande. Realizamos una investigación cualitativa e interpretativa (MOREIRA; CALEFFE, 2008), utilizando notas de campo, entrevistas, transcripciones de clase y análisis de documentos (LD, evaluación escrita, textos). El análisis de los datos revela una enseñanza relacionada con el desarrollo de la ciudadanía de los alumnos al ampliar sus perspectivas a través de reflexiones críticas en el aula. Sin embargo, hay momentos en que dicha práctica se configura como tradicionalista en la que la búsqueda de un ideal de integridad impregna la enseñanza del español en la comunidad estudiada. Los resultados nos permiten reflexionar sobre la importancia de la formación profesional que satisfaga las demandas de la sociedad posmoderna, heterogénea y líquida para que la enseñanza de idiomas pueda formar estudiantes-ciudadanos capaces de actuar a través de los cambios causados ​​por la posmodernidad que tienen como objetivo la deconstrucción prejuicios y verdades absolutas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta