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Concepções de diversidade na base nacional comum curricular - anos iniciais do ensino fundamental.

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dc.creator.ID ALVES, E. F. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7993699614559372 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.contributor.advisor1ID SALUSTIANO, Dorivaldo Alves pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7402127637978502 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALBINO , Ângela Cristina Alves.
dc.contributor.referee2 MÉLO , Ana Dorziat Barbosa de.
dc.contributor.referee3 RAMOS, Fabiana.
dc.description.resumo A diversidade tem sido, atualmente, um tema discutido com muita frequência no âmbito acadêmico, escolar, político, social, midiático, fazendo parte, inclusive, das agendas governamentais no contexto nacional e internacional. Historicamente, ela tem sido negada sob o ponto de vista do currículo e das práticas educativas. (MOEHLECKE, 2009; DORZIAT, 2010; ABRAMOWICZ; RODRIGUES; CRUZ, 2011; GOMES, 2012; PIERUCCI, 2013; FERREIRA, 2013; FREIRE, 2013; ARROYO, 2014; BARROS, 2016; CANEN, 2016). Neste trabalho documental, discutimos as concepções de diversidade na BNCC, documento normativo que orientará as escolas na definição e/ou reelaboração de seus currículos e que se desdobrará em ações e políticas diversas, a exemplo da construção dos currículos locais, formação continuada dos docentes, distribuição de livros e materiais didáticos e avaliação externa. No intento de compreender o tema em foco, guiamo-nos pela seguinte questãoproblema: qual o lugar e os significados da diversidade na BNCC, anos iniciais do ensino fundamental? A fim de compreender esta questão-problema, estabelecemos como objetivo geral investigar as concepções de diversidade presentes na Base Nacional Comum Curricular, anos iniciais do ensino fundamental. Com base em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da análise documental (GATTI, 2006; MINAYO, 2008; MOREIRA; CALEFFE, 2008; CHIZOTTI, 2014; LUDKE; ANDRÉ, 2017) e mediante o emprego da técnica de análise de conteúdo (FRANCO, 2012; AMADO, 2013; BARDIN, 2016) aplicada ao texto da BNCC, foram estabelecidas três concepções de diversidade: 1) universalista - substanciada pela noção de igualdade, concebe a diversidade como expressão de um padrão universal de aprendizagem, comum a todos os alunos, independentemente de suas diferenças; 2) celebratória – baseada na existência de sujeitos diversos, considerados como categorias sociais, produtores de culturas específicas, supõe que os interesses de grupos sociais distintos podem ser conciliados, intercambiados por meio de atitudes de respeito, aceitação, acolhimento das diferenças, atribuindo sentidos valorativos, morais às práticas culturais, saberes e linguagens de grupos não hegemônicos; 3) crítico-discursiva – orientada pelo desvelamento de relações de poder e enfrentamento de atitudes de discriminação e estereótipos que os coletivos diversos sofrem na sociedade, reivindica currículos e práticas educativas voltadas às diferenças. Os dados demonstram uma predominância das concepções universalista e celebratória, evidenciando que a cultura do silenciamento da diversidade se mantém hegemônica nesta política curricular ao enfatizar a uniformidade, a padronização dos conhecimentos e sujeitos, secundarizando as diferenças culturais, étnicas, identitárias de vários coletivos de sujeitos, dentre eles: negros, quilombolas, índios, camponeses, mulheres, pobres, sem-terra, ribeirinhos, que reivindicam visibilidade e reconhecimentos em políticas curriculares. Em virtude de ser um documento multifacetado, que expressa a voz de diversos atores sociais envolvidos em sua produção, a BNCC também expressa, embora com pouca ênfase, uma concepção crítico-discursiva acerca da diversidade, reforçando a importância da participação política dos sujeitos sociais na luta pelo efetivo reconhecimento das diferenças. Considerando os lugares e significados atribuídos à diversidade no corpus analisado, concluímos que a BNCC constitui de um referencial curricular que prioriza os conhecimentos essenciais e universais, ao atribuir-lhes destaque em relação aos conhecimentos diversificados e enfatizar o ensino baseado em competências performativas de uma educação a serviço do capital. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Concepções de diversidade na base nacional comum curricular - anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-09-12
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12253
dc.date.accessioned 2020-03-02T11:55:10Z
dc.date.available 2020-03-02
dc.date.available 2020-03-02T11:55:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Concepções de Diversidade pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Políticas Curriculares pt_BR
dc.subject Sujeitos Sociais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Eliane Fernandes Gadelha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of diversity on a national basis common curriculum - initial years of teaching fundamental. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, E. F. G. Concepções de diversidade na base nacional comum curricular - anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12253 pt_BR


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