Dépôt DSpace/Manakin

Leitura de contos de Paulina Chizianeem em sala de aula: uma experiência no ensino médio.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, M. C. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9704842568236734 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.referee2 SILVA, Marcelo Medeiros da.
dc.contributor.referee3 SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumo Nas quatro últimas décadas, várias políticas públicas de inclusão alteraram o sistema educacional brasileiro, a exemplo da Lei Federal nº 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de tornar obrigatório nas escolas da educação básica a implementação, em seus currículos, do ensino de História e Cultura Afro brasileira e Africana. A introdução da literatura africana de expressão portuguesa nas salas de aula brasileira é importante para estimular a noção de diversidade cultural nos sujeitos em formação ( NÓBREGA, 2014). Esta pesquisa envereda pelos limites dos estudos literários pós coloniais atrelados às reflexões acerca do ensino das literaturas africanas lusófonas. A partir de seu car áter interventivo, por se tratar de uma pesquisa ação, buscou se como principal objetivo: investigar a recepção da condição da mulher na literatura africana de língua portuguesa por alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, localizada em Juarez Távora PB, tendo como objeto de estudo os contos “As cicatrizes do amor” (1994) e “Mutola” (2013), de Paulina Chiziane. Os objetivos específicos são: 1) Analisar as marcas culturais e ideologias que caracterizam as vozes femininas nos contos de Paulina Chiziane; 2) Refletir sobre a fo rmação de leitores a partir da leitura dos referidos contos; 3) Investigar o espaço dado ao ensino de literatura/cultura africana em sala de aula. As estratégias de leitura defendidas por Solé (1998), antes, durante e após a leitura, orientaram a metodolo gia adotada na presente pesquisa. Para tanto, esta pesquisa baseou se nos estudos de Dalvi, Rezende e Jover Faleiros (2013), Zilberman (2003), Todorov (2010), Colomer (2007), Ferreira (1987; 1989), Afanso (2004), Chabal (1994), a Lei Federal nº 10.639/03, Decreto nº 4.886, Nobrega (2014), Hernandez (1987), Serrano (2010), Bonnici (2009), Robert (2010), Bhabha (2013), entre outros. Ao longo do experimento, percebeu se que a abordagem de um conto moçambicano pautada no viés metodológico escolhido pode proporc ionar ao leitor uma experiência estética relevante que favorece para com o rompimento da percepção estereotipada acerca da imagem da mulher negra, geralmente confinada ao silenciamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject.cnpq Tópicos Específicos de Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Leitura de contos de Paulina Chizianeem em sala de aula: uma experiência no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Over the past four decades, many public policies of inclusion changed the Brazilian educational system, for example, the Federal Law nº 10. 639 that modified the Law of Directives and Bases for National Education LDB, ai ming to establish a compulsory study of History, Afro Brazilian Culture and African Culture, implementing them in the elemental schools’ Curriculum. It is important to introduce in Brazilian classrooms the African literature of Portuguese expression, to st imulate the notion of cultural diversity in the subjects in formation (NÓBREGA, 2014). This research dwells in the borderlines of the post colonialliterary studies, tied to reflections related to teaching Lusophone African literature. Henceforth from its intervening feature, due for being a Research action, its main objective is: to investigate the reception of the women’s condition in the African literature from Portuguese language, by 3 rd year high school students from the Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto, located in Juarez Távora PB, having as subject of study the tales “As cicatrizes do amor” (1994) and “Mutola” (2013), by Paulina Chiziane. The specific objectives are: 1) To analyze the cultural and ideological marks that charact erize the feminine voices in Paulina Chiziane’s tales; 2) To reflect on the formation of readers from the reading of the mentioned tales; 3) To investigate the space given to Literature teaching and African culture in classroom. The reading strategies defe nded by Solé (1998), before, during, and after the reading, guided by the adopted methodology in this research. For it, this research bases on the studies of Dalvi, Rezende and Jover Faleiros (2013), Zilberman (2003), Todorov (2010), Colomer (2007), Ferrei ra (1987; 1989), Afanso (2004), Chabal (1994), the Federal Law nº 10.639/03, Decree nº 4.886, Nobrega (2014), Hernandez (1987), Serrano (2010), Bonnici (2009), Robert (2010), Bhabha (2013), among others. During the experiment, it was noticed that the appro ach of a Mozambican tale developed through the chosen methodological bias was able to provide to the reader a relevant aesthetic experience favorable to rupture the stereotyped perception over the black woman’s image, often seen confined in silence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12258
dc.date.accessioned 2020-03-02T15:22:26Z
dc.date.available 2020-03-02
dc.date.available 2020-03-02T15:22:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura Africana pt_BR
dc.subject African Literature pt_BR
dc.subject Representação Feminina pt_BR
dc.subject Representación Femenina pt_BR
dc.subject Female Representation pt_BR
dc.subject Submissão pt_BR
dc.subject Submission pt_BR
dc.subject Sumisión pt_BR
dc.subject Hábitos de Leitura pt_BR
dc.subject Hábitos de Lectura pt_BR
dc.subject Reading Habits pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese Language pt_BR
dc.subject Lengua Portuguesa pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Márcia Cassiana Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading short stories by Paulina Chiziane in the classroom: an experience in high school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, M. C. R. da. Leitura de contos de Paulina Chizianeem em sala de aula: uma experiência no ensino médio. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12258 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte