DSpace/Manakin Repository

O conceito e a proposta de ensino de leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desvelando processos de transposição didática externa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9076503576867603 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, DENISE LINO DE pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Lúcia Fernanda Pinheiro.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, José Helder.
dc.contributor.referee3 RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.
dc.description.resumo Esta dissertação visa colaborar com os estudos sobre leitura e transposição didática, analisando como tem sido a didatização desse objeto de conhecimento em um currículo que vai nortear as escolas públicas e particulares de todo o país, que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, com a finalidade de responder às questões de pesquisa: Como o objeto leitura é apresentado no âmbito da concepção enunciativo-discursiva da linguagem assumida pela BNCC do Ensino Fundamental (EF) - Anos Finais? e Que proposta de ensino de leitura literária está presente no campo artístico-literário da BNCC? O presente estudo objetiva analisar o objeto leitura na BNCC do EF - Anos Finais, tendo em vista a perspectiva teórica assumida pelo documento e transposição didática quanto ao critério programabilidade. Para tanto, nos propusemos a identificar como o objeto leitura é apresentado na perspectiva teórica subjacente à BNCC do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano); descrever a proposta de ensino de leitura da BNCC para o campo artístico-literário; e inferir o perfil de leitor que a BNCC do EF pretende formar. A metodologia de investigação utilizada foi de base qualitativo-interpretativista, pois esta é aberta à interdisciplinaridade (Signorini, 1998). Esta pesquisa é do tipo documental, já que tem como objeto de investigação o documento (SÁ-SILVA et. al, 2009, p. 5), que é considerado como um instrumento cultural, produzido socialmente, que, ao ser analisado, irá fornecer dados que podem contribuir para a compreensão do momento histórico no qual foi produzido (CELLARD, 2012). O corpus é constituído pelas partes da BNCC referentes a Linguagens e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e pelos quadros objetos de conhecimento e habilidades do eixo Leitura do Campo Artístico-Literário. Por entender que a Linguística Aplicada possibilita um enfoque interdisciplinar, esta pesquisa enquadra-se nessa área e terá como fundamentos teóricos concepções de leitura (BAKHTIN, 1992; CAFIERO, 2005; FUZA, 2010; GARCEZ, 2000; GOUGH, 1972; KLEIMAN, 1989, 1992, 2004; LEFFA, 1996; KATO, 1985, 1987; MARCUSCHI, 2008, 2011; ROJO; 2000, 2002; TERZI, 1995; SMITH, 1997); concepções de leitura literária (AMARILHA, 2010, AMARILHA E SALDANHA, 2016; AGUIAR, 2007; BORDINI E AGUIAR, 1998; CANDIDO, 2002; COLOMER, 2007; COMPAGNON, 2001; ISER, 1999; KASPARI et. al, 2016; SILVA, 2005; YUNES, 2010) e estudos sobre transposição didática (ALBUQUERQUE, 2006; CHEVALLARD, 1991; PETITJEAN, 2008, HALTÉ, 2006; MARANDINO, 2004), especificamente, transposição didática externa. Os dados indiciam que, na perspectiva teórica assumida pelo documento, leitura é uma atividade complexa, interativa, social e discursiva. A proposta para o ensino de leitura literária se dá através da programabilidade de gêneros diversificados e em complexidade sempre crescente que visam a formação de um leitor fruidor, analista, crítico e participativo das práticas de leitura de impressos e de gêneros digitais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Currículo pt_BR
dc.title O conceito e a proposta de ensino de leitura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): desvelando processos de transposição didática externa. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-24
dc.description.abstract This dissertation aims to collaborate with the studies on reading and didactic transposition, analyzing the didatization of this object of knowledge in a curriculum that will guide public and private schools throughout the country, which is the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Thus, in order to answer the research questions: How is the reading object presented within the enunciative-discursive conception of the language assumed by the BNCC in the final years of Elementary Education? And, what proposal does the teaching of literary reading put forward in the artistic-literary field of the BNCC? The present study aims to analyze the reading object in the BNCC in the final years of Elementary Education, considering the theoretical perspective assumed by the document and the didactic transposition regarding the criterion known as programmability. To do so, we set out to identify how the reading is presented in the perspective underlying the BNCC in the final years of Elementary Education (6th to 9th grade); to describe the proposal of reading instruction by the BNCC for the artistic-literary field, and to infer the reader profile that the BNCC for Elementary Education intends to form. The research methodology used was qualitative-interpretative, since it is open to interdisciplinarity (Signorini, 1998). This research is of a documentary type, since it has as an object of investigation the document (SÁ-SILVA et al, 2009, p.5), which is considered as a cultural instrument socially produced that, when analyzed, will provide data that can contribute to the understanding of the historical moment in which it was produced (CELLARD, 2012). The corpus is made up of the BNCC's parts concerning the Portuguese Language in the Elementary School Years (6th to 9th grade) and the frameworks pertaining the objects of knowledge and skills regarding Reading in the Artistic-Literary Field. In order to understand that Applied Linguistics makes possible an interdisciplinary approach, this research fits in this area and will have as theoretical foundations some concepts of reading (BAKHTIN, 1992; CAFIERO, 2005; FUZA, 2010; GARCEZ, 2000; GOUGH, 1972; KLEIMAN, 1989, 1992, 2004; LEFFA, 1996; KATO, 1985, 1987; MARCUSCHI, 2008, 2011; ROJO; 2000, 2002; TERZI, 1995; SMITH, 1997), and the literature on literary reading (AMARILHA, 2010, AMARILHA E SALDANHA, 2016; AGUIAR, 2007; BORDINI E AGUIAR, 1998; CANDIDO, 2002; COLOMER, 2007; COMPAGNON, 2001; ISER, 1999; KASPARI et. al, 2016; SILVA, 2005; YUNES, 2010), and the study of the pedagogical transposition of teaching and learning (ALBUQUERQUE, 2006; CHEVALLARD, 1991; PETITJEAN, 2008, HALTÉ, 2006; MARANDINO, 2004). The data indicate that, in the theoretical perspective assumed by the document, reading is a complex, interactive, social and discursive activity. The proposal for the teaching of literary reading is put forward by the programmability of diverse genres and through the ever-increasing complexity that aims at the formation of a reader, who is an analyst, a critic and a participant of the practices of reading printed and digital genres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12272
dc.date.accessioned 2020-03-02T17:48:20Z
dc.date.available 2020-03-02
dc.date.available 2020-03-02T17:48:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Portuguese language - study and teaching pt_BR
dc.subject Lengua portuguesa - estudio y enseñanza pt_BR
dc.subject Leitura - proposta de ensino pt_BR
dc.subject Lectura - propuesta docente pt_BR
dc.subject Reading - teaching proposal pt_BR
dc.subject Lingua materna - ensino de português pt_BR
dc.subject Mother tongue - teaching Portuguese pt_BR
dc.subject Lengua materna - enseñanza de portugués pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEIXOTO, Mayara Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The concept and the proposal for teaching reading in the Base Nacional Curricular Comum BASE (BNCC): unveiling external didactic transposition processes. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation PEIXOTO, M. C. O CONCEITO E A PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): desvelando processos de transposição didática externa. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12272 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta