dc.creator.ID |
DELFINO, D. M. O. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9046141150931105 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA , Maria Deusa de. |
|
dc.description.resumo |
Esta proposta de trabalho, fruto das exigências do Estagio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia habilitação Supervisão Escolar da UPPB - Campus V Cajazeiras - PB, destina-se a Escola Estadual de 1º Grau Monsenhor João Milanês, localizada à praça D. Adauto, s/n nesta cidade. O trabalho ora proposto visa acompanhar implemento da Proposta Curricular da Secretaria da Educação, para a alfabetização. Esta série, no meu entender, constitui-se no alicerce de todo o processo ensino-aprendizagem, o que desperta em mim o desejo de conhecer na prática o trabalho realizado por professores e alunos na referida escola. Além desta apresentação, constará ainda neste trabalho, a justificativa, os objetivos, metodologia, cronograma e a bibliografia. Consideramos o período da alfabetização como fundamental para a vida escolar da criança. Isto por que a escola poderá constituir-se numa possibilidade real de aplicação, de forma sistematizada do mundo da criança, na medida em que esta escola seja construída de fato para ela. Ou poderá vir a ocorrer exatamente, seu contrário, quer dizer, as possibilidades de crescimento da criança poderão ser atrofiadas diferentemente da situação primeira caso não seja planejada para ela. A questão aqui colocada refere-se ao fato de que, quando se pensa em elaborar uma proposta curricular para a alfabetização, no caso, a Secretaria do Estado da Paraíba, imagina-se uma sociedade homogênea, onde todos pertencem a uma mesma classe social, portanto, uma escola padronizada para todos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1990-02 |
|
dc.description.abstract |
This work proposal, as a result of the requirements of the Supervised Internship of the Full Degree course in Pedagogy, School Supervision of the UPPB - Campus V Cajazeiras - PB, is intended for the 1st Grade State School Monsenhor João Milanês, located at Praça D. Adauto, s / n in this city. The work proposed here aims to accompany the implementation of the Curricular Proposal of the Secretariat of Education, for literacy. This series, in my opinion, constitutes the foundation of the whole teaching-learning process, which awakens in me the desire to know in practice the work done by teachers and students in that school. In addition to this presentation, this work will also include the justification, objectives, methodology, schedule and bibliography. We consider the period of literacy as fundamental to the child's school life. This is because the school may constitute a real possibility of application, in a systematized way of the child's world, insofar as this school is actually built for him. Or it may happen exactly, its opposite, that is, the child's growth possibilities may be stunted differently from the first situation if it is not planned for him. The question raised here refers to the fact that, when thinking about preparing a curriculum proposal for literacy, in this case, the Paraíba State Secretariat, we imagine a homogeneous society, where everyone belongs to the same social class, therefore, a standardized school for everyone. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12294 |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-03T13:45:59Z |
|
dc.date.available |
2020-03-03 |
|
dc.date.available |
2020-03-03T13:45:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Supervisão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão Social |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
School Supervision |
pt_BR |
dc.subject |
Curricular Proposal |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Children |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DELFINO, Delma Maria Oliveira Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Report of Supervised Internship Activities in School Supervision. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DELFINO, Delma Maria Oliveira Dias. Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar. 1990. 40f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990. |
pt_BR |