DSpace/Manakin Repository

O diálogo crítico-colaborativo na formação de professores: ambivalências na representação da identidade docente na produção de materiais didáticos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, P. P. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5282569505112153 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
dc.contributor.referee2 LARRÉ, Júlia Maria Raposo Gonçalves de Melo.
dc.description.resumo Com a popularização da internet e das novas mídias digitais, não só tem mudado sensivelmente a forma com que os textos relacionam linguagens para a construção de significado, como também tem se transformado a própria noção do que é conhecer. Na era digital, precisamos dar conta de várias linguagens para compreender o mundo que nos cerca. Além disso, numa conjuntura de crescente individualismo, tem sido cada vez mais desafiador reconhecer o papel do outro na (trans)formação das nossas formas de entender o mundo. Acreditamos ser fundamental a reflexão sobre essas questões para a formação de professores críticos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco o impacto das representações de linguagem e identidade docente, que os professores em formação trazem consigo, para produção de materiais didáticos (MD) e as possibilidades de transformação dessas representações a partir do diálogo crítico-colaborativo (DCC). Partindo das reflexões acima, procuramos responder à pergunta: de que maneira o diálogo crítico-colaborativo contribui com a formação de professores? Entendendo o diálogo como instrumento para a reflexão e a transformação de perspectivas, investigamos a potencialidade do DCC para a formação de professores mais críticos, especialmente nos momentos de elaboração de materiais didáticos. Para alcançar este objetivo, propusemos os seguintes objetivos específicos: (a) identificar os elementos do DCC que sinalizem proposta de mudança na produção dos MD; (b) observar se e como o o DCC impacta os MD produzidos; e (c) analisar os impactos do DCC na formação dos sujeitos da pesquisa. Os procedimentos que utilizamos nesta pesquisa se apoiam no quadro de Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2010), um paradigma de intervenção com foco na colaboração, sem uma relação polarizada entre pesquisador e sujeitos ou objetos de pesquisa. Nesse quadro, entender e transformar compõem um ato único. Atuaram como sujeitos desta pesquisa cinco alunos da graduação em Letras da UFCG matriculados na disciplina Teorias e Práticas de Leitura. Esta pesquisa tem como objetos empíricos a transcrição de dois DCC, os MD produzidos pelos sujeitos e feedbacks dos sujeitos acerca da experiência. Em nossa análise, nos debruçamos sobre três questões que se fizeram mais marcantes em nosso corpus: as ambivalências entre colaboração e individualismo; o tradicional e o contemporâneo; a segurança e as incertezas. Dentre outros resultados, destacamos que a abertura para o diálogo, em nossa experiência, culminou em transformações não só nos MD, como também nas representações dos sujeitos da pesquisa acerca do que é ser professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Planejamento e Avaliação Educacional pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O diálogo crítico-colaborativo na formação de professores: ambivalências na representação da identidade docente na produção de materiais didáticos. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-20
dc.description.abstract With the popularization of the internet and the new digital media, not only the way texts relate languages to construct meaning has changed, but also the notion of what knowing is has been transformed. In the digital age, we need to account for various languages to understand the world around us. Moreover, in a context of growing individualism, it has been increasingly challenging to recognize the role of the other in (trans)forming our ways of understanding the world. We believe that it is fundamental to reflect on these issues for the education of critical teachers. In this sense, this research focuses on the impact of the representations of language and teacher identity, which teachers bring with them, to the designing of didactic materials (MD) and the possibilities of transforming these representations through the critical-collaborative dialogue (DCC). Taking into account the above reflections, we try to answer the question: how does critical-collaborative dialogue contribute to teachers’ education? Understanding the dialogue as an instrument for reflection and the transformation of perspectives, we investigated the potential of the DCC for the education of more critical teachers, especially in the moments of designing of didactic materials. To achieve this goal, we proposed the following specific objectives: (a) to identify the elements of the DCC that signal a proposal for a change in the production of the MD; (b) to observe whether and how the DCC impacts the MD produced; and (c) to analyze the impacts of DCC on the education of research subjects. The procedures we used in this research are based on the Collaborative Critical Research framework (MAGALHÃES, 2010), an intervention paradigm focused on collaboration, without a polarized relationship between researcher and subjects or research objects. In this framework, understanding and transforming make up a single act. Five subjects of the UFCG undergraduate degree enrolled in the discipline Theories and Practices of Reading, acted as subjects of this research. This research has as empirical objects the transcription of two DCC, the MD produced by the subjects and feedbacks of the subjects about the experience. In our analysis, we focus on three issues that have become most striking in our corpus: the ambivalences between collaboration and individualism; the traditional and the contemporary; security and uncertainties. Among other results, we emphasize that the openness to dialogue, in our experience, culminated in transformations not only in the MD, but also in the representations of the research subjects about what being a teacher means. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12296
dc.date.accessioned 2020-03-03T15:07:24Z
dc.date.available 2020-03-03
dc.date.available 2020-03-03T15:07:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Formación de Profesores pt_BR
dc.subject Diálogo Crítico-Caborativo pt_BR
dc.subject Critical-Collaborative Dialogue pt_BR
dc.subject Materiais Didáticos pt_BR
dc.subject Teaching Materials pt_BR
dc.subject Materiales de Enseñanza pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Philipe Pereira Borba de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Crtical-collaborative dialogue in teacher trsining: ambivalences in the representation of the teaching identity in the production of teaching materials. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, P. P. B. de. O diálogo crítico-colaborativo na formação de professores: ambivalências na representação da identidade docente na produção de materiais didáticos. 236 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12296 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta